Samuel Pupo (BRA) e Yolanda Hopkins (POR) venceram o Banco do Brasil Saquarema Pro Apresentado por Corona Cero , Etapa nº 5 da World Surf League (WSL) 2025 Challenger Series em desafiadoras ondas de dois a três pés e condições onshore.
Pupo conquistou sua segunda vitória no Saquarema Pro para catapultá-lo para a corrida de qualificação, enquanto Hopkins conquistou sua primeira vitória no Challenger Series em forma brilhante. Importantes segundos lugares para Eli Hanneman (HAW) e Annette Gonzalez Etxabarri(EUK) os colocaram na corrida de qualificação do Championship Tour (CT) de 2026, com Hanneman subindo para o nº 1 e Etxabarri saltando para o nº 6.
O vencedor do Saquarema Pro de 2023 e ex-competidor do Championship Tour (CT) , Samuel Pupo(BRA), carregou o apoio brasileiro até o pódio mais uma vez. Esta marca a primeira final de Pupo na temporada de 2025 e a quarta vitória da carreira na Challenger Series, levando-o para a segunda posição no ranking, atrás do vice-campeão do evento, Eli Hanneman (HAW), que sobe para a primeira posição com seu resultado.
“Obrigado a todos pelo apoio. Não acredito que venci aqui de novo. Este é um evento muito louco para mim”, disse Pupo. “Não consegui grandes pontuações, mas continuei avançando nas eliminatórias, e a final foi a mesma de novo. Senti que Deus estava lá por mim em todas as eliminatórias e tive fé de que daria certo todas as vezes, e deu. Você vence aqui uma vez e quando volta é uma boa lembrança, mas aí você pensa: será que consigo fazer de novo? Não parece real. Chegar até a final e vencer de novo é inacreditável.”
Um confronto entre ex-atletas do CT e uma revanche da semifinal de 2023, a tão aguardada final de Pupo e Hanneman começou cedo com Pupo, que marcou 5,00 (de um total de 10). Pupo se manteve ativo e marcou 5,17 após a primeira oportunidade de Hanneman não ter acontecido. Hanneman mostrou paciência nas condições difíceis, mas não conseguiu aproveitar algumas oportunidades importantes. Nos momentos finais, o oceano proporcionou uma última oportunidade, com Hanneman entregando sua melhor onda da bateria. No entanto, não foi o suficiente para atender aos requisitos, e Pupo saiu vitorioso mais uma vez.
Pupo chegou à sua segunda final do Saquarema Pro após eliminar Jordan Lawler (AUS) na primeira semifinal masculina. Lawler conquistou seu melhor resultado este ano, marcando sua primeira participação na semifinal desde a vitória na Gold Coast em 2024. O atleta local de Narrabeen subiu para a 13ª posição no ranking e está a uma curta distância da classificação para o CT.
Hanneman registrou algumas das maiores pontuações em ondas individuais e totais de baterias do evento, incluindo excelentes 8,50 e 15,67 (de um total de 20 possíveis) em sua bateria das oitavas de final no início desta semana. O surfista de 22 anos de Maui garantiu sua segunda participação consecutiva nas semifinais em 2025 e superou Oscar Berry (AUS) para conquistar sua primeira final da Challenger Series desde que venceu o US Open of Surfing em 2023.
“Eu amo isso aqui. Amo essa onda, essa cultura e as pessoas”, disse Hanneman após sua vitória na semifinal. “Estou super grato e me sinto tomado por essa gratidão agora. Tenho me sentido muito bem durante toda a viagem. Desde agosto, eu dizia a mim mesmo que venceria um desses dois eventos para trazer essa energia. Fiquei em terceiro na última e agora estou na final. Esta manhã, deixei tudo isso de lado e estava apenas orando a Deus: que a Tua vontade seja feita, e por isso estou muito contente com o que acontece.”
Após se classificar para o CT de 2026 como a primeira mulher portuguesa a tempo inteiro, graças a uma vitória nas quartas de final, Yolanda Hopkins (POR) conquistou o topo do pódio com a sua primeira vitória na Challenger Series. Esta foi a primeira final da Challenger Series de Hopkins, ao lado da também finalista Annette Gonzalez Etxabarri (EUK).
“Este evento, nos últimos dois anos, tem sido muito especial. Me classifiquei há alguns dias e vencer a competição no mesmo palco é incrível”, disse Hopkins. “Eu estava me mantendo calmo. As ondas estavam muito complicadas e sabia que precisava fazer algumas manobras muito boas para enfrentar a Annette. Ela surfou muito bem o evento todo. Mas hoje foi um pouco diferente, surfando na maré baixa, não tive dificuldades com as ondas da maré alta. Consegui encontrar aquelas cavidades no meu backside que eu realmente gosto e consegui fazer algumas manobras. Estou super empolgado e tem sido uma experiência incrível.”
Hopkins atacou com a primeira onda de substância, com um 5.83, abrindo uma ligeira vantagem sobre Etxabarri. Após um erro de prioridade da surfista basca, Hopkins encontrou uma sólida reserva e se impôs na liderança. Ela se manteve ocupada com a prioridade até a segunda metade da final e encontrou uma joia para registrar a melhor pontuação do dia em uma única onda, 7.33, deixando Etxabarri precisando de um 9.56 para alcançá-la. Etxabarri conseguiu encontrar uma pontuação que a colocou de volta na disputa, embora ainda precisasse de um número quase excelente, mas o tempo estava contra ela quando o relógio expirou e coroou Hopkins como a vencedora do evento.
Uma exibição brilhante do início ao fim de Etxabarri levou a competidora do País Basco à sua primeira final da Challenger Series. A jovem de 18 anos se destacou na competição, superando sua irmã mais velha , Janire Gonzalez Etxabarri (EUK), em uma semifinal especial antes de enfrentar Hopkins. O segundo lugar fez Etxabarri subir 15 posições no ranking, onde agora ocupa a 6ª posição antes do intervalo da competição antes de Pipeline.
“Estou superfeliz por estar na final. Foi uma final muito boa contra a Yolanda, uma final totalmente europeia, e estou muito orgulhoso dela”, disse Etxabarri. “Estou muito orgulhoso por termos vindo do QS [europeu] e por termos conseguido mostrar o nosso surfe.”
Classificação embaralhada recalibra corrida de qualificação rumo ao pipeline
Após uma semana intensa de competição, o ranking passou por uma reformulação significativa. Os primeiros classificados do CT foram definidos e novos favoritos assumiram o comando. Hanneman e Hopkins agora lideram a disputa na primeira posição, com nomes como Pupo , Oscar Berry (AUS), Etxabarri , Winter Vincent (AUS) e India Robinson (AUS) acima da linha de classificação. A temporada da Challenger Series agora se prepara para uma pausa antes do retorno à famosa Costa Norte de O’ahu. Os aspirantes à classificação terão que enfrentar o campo de provas de Pipeline de 28 de janeiro a 8 de fevereiro para o Lexus Pipe Challenger.
Banco do Brasil Saquarema Pro Apresentado pelo Corona Cero Feminino Resultado Final:
1- Yolanda Hopkins (POR) 13h16
2- Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 10h20
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado pelo Corona Cero Masculino Resultado Final:
1- Samuel Pupo (BRA) 10.17
2- Eli Hanneman (HAW) 9,50

