EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Maricá promove Fórum de Imunização e reforça compromisso com a ampliação da cobertura vacinal

Evento reuniu profissionais, especialistas e acadêmicos para debater estratégias, desafios e avanços nas políticas públicas de vacinação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (06/11) o 1º Fórum de Imunização de Maricá, reunindo profissionais da rede municipal, convidados e acadêmicos da área no auditório da Codemar. O encontro faz parte de uma série de oito fóruns temáticos em saúde promovidos pelo município, voltados ao fortalecimento das práticas de cuidado e à troca de experiências entre especialistas.

Com palestras, mesas de debate e atividades interativas, o evento abordou temas como a hesitação vacinal, os desafios da cobertura imunizatória e o papel das vacinas na promoção da saúde coletiva.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a relevância da iniciativa para a qualificação dos serviços.

“O Fórum de Imunização reforça o compromisso de Maricá com uma saúde pública de qualidade e baseada em práticas de referência. Ao reunir profissionais, estudantes e gestores, fortalecemos o trabalho em rede e ampliamos nossa capacidade de garantir uma cidade cada vez mais protegida”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou a importância da integração entre diferentes setores.

“Trazer convidados com tanta expertise e promover essa troca de experiências contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas e do cuidado com a população”, disse.

Entre os palestrantes, a enfermeira e sanitarista Fátima Moura, da Secretaria de Estado de Saúde, apresentou o tema “Importância da Vacinação como instrumento fundamental de promoção da saúde e de controle das doenças imunopreveníveis”.

“Imunização é uma das maiores conquistas do povo brasileiro. Quando o cidadão está protegido, reduzimos o impacto no sistema de saúde e fortalecemos o desenvolvimento social e econômico”, destacou.

A coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Nadja Greffe, também participou com a palestra “Imunização no Brasil – causas de hesitação vacinal”.

“Este é um evento científico essencial, que capacita os profissionais para disseminar informações sobre vacinação e fortalecer a confiança da população na imunização”, pontuou.

Em 2025, o município deu um importante passo com a inauguração do Centro de Vacinação Integrada (CVI), localizado na Avenida Roberto Silveira, 46, no Centro. O espaço ampliou o acesso à imunização, com destaque para a sala exclusiva de vacinação destinada a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) — uma referência na região.

Com ações extramuros, campanhas e mobilizações, Maricá registrou um aumento de 41% nas doses aplicadas no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 142.217 vacinas aplicadas entre janeiro e junho de 2025, ante 100.633 em 2024.

O coordenador do Programa de Imunização de Maricá, André Barreto, destacou que os debates e trocas do fórum fortalecem a rede municipal.

“Os temas discutidos vão agregar à atuação dos profissionais e ampliar a integração com outras cidades e com o Estado. É um avanço importante para nossa saúde pública”, afirmou.

Para os participantes, o encontro também foi um momento de aprendizado e valorização do trabalho.

“É essencial ter essa oportunidade de ampliar o conhecimento e compartilhar experiências. Um evento enriquecedor para a nossa cidade”, avaliou Josemere Nascimento, técnica de enfermagem e responsável pela sala de imunização.

A enfermeira do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)Amanda Dias, completou ressaltando o impacto do fórum.

“O conhecimento técnico aliado à boa comunicação entre profissionais fortalece a proteção da população e a eficiência da rede pública”, concluiu.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário