EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Douglas Silva reassume a liderança do ranking no Corona Cero Dream Tour Floripa

O pernambucano derrotou Mateus Herdy e quer o bicampeonato brasileiro nas etapas que fecham a temporada da Confederação Brasileira de Surf na Praia Mole

O pernambucano Douglas Silva fez o segundo maior somatório do ano para derrotar o catarinense Mateus Herdy e quer o bicampeonato consecutivo da Confederação Brasileira de Surf. Seus três principais concorrentes não passaram para as oitavas de final do Corona Cero Dream Tour Floripa apresentado por Ministério do Esporte, na sexta-feira de ventos fortes e muita chuva na Ilha de Santa Catarina. Apesar das condições adversas, a Praia Mole apresentou boas ondas para realizar 21 baterias que definiram as oitavas de final masculinas e femininas.

O confronto mais esperado da sexta-feira, era o do atual campeão brasileiro Douglas Silva com o catarinense Mateus Herdy, que no dia anterior acertou um aéreo incrível que valeu nota 10 e estabeleceu um novo recorde de 17,83 pontos na temporada 2025 do CBSurf Dream TourHerdycompetia em casa e venceu esta etapa na Praia Mole em 2023. Mas, Dodô, como Douglas Silva é conhecido, entrou determinado na bateria.

O vento nordeste favorecia os voos nas direitas e foi esse o caminho que ambos escolheram. Mateus Herdy largou na frente com nota 6,50. Já Douglas Silvapegou uma onda melhor e achou a rampa para voar alto, fazer o giro completo no ar com grande amplitude e aterrissar com segurança. O full rotation de backside do pernambucano arrancou nota 9,17 dos juízes. Logo Herdy entra no jogo acertando um aéreo alley-oop de frontside que recebeu 7,27.

Só que Douglas Silva achou outra direita muito boa, que armou o paredão para mandar duas pancadas verticais de backside, a primeira debaixo do lip e a segunda explodindo a junção. A nota saiu 8,50 e o pernambucano atingiu o segundo maior somatório do ano no CBSurf Dream Tour. Os seus 17,67 pontos só ficaram abaixo dos 17,83 do Mateus Herdy na quinta-feira, quando conseguiu a segunda nota 10 da temporada também com um full rotation.

     “Bateria com o Mateus, eu sabia que ia ser bem difícil, mas to aqui só pra fazer meu trabalho. Eu respeito todo mundo, assim como todo mundo me respeita, mas eu quero sair daqui com esse título de bicampeão brasileiro”, sentenciou Douglas Silva. “Eu treinei bastante pra isso e eu sabia que ia ser uma bateria difícil, então dei o meu melhor e acredito que, foi sim, uma grande bateria. Foi mais um passo dado, tem mais pela frente e, se Deus quiser, em nome de Jesus, vou sair aqui da Praia Mole com o título de bicampeão brasileiro”.

A QUEDA DO LÍDER E DO TERCEIRO DO RANKING NA SEXTA-FEIRA

     Na bateria seguinte, o baiano Yage Araujo, que liderava o ranking, acabou perdendo para o campeão catarinense Lucas Haag, convidado da Federação Catarinense de Surf para participar do Corona Cero Dream Tour Floripa. Com a derrota, Douglas Silvaretomou a primeira posição no ranking, que vai defender contra o jovem paulista Ryan Kainalo nas oitavas de final. Antes, o número 3 do ranking, Luel Felipe, já havia sido eliminado pelo carioca Lucas Silveira, no primeiro confronto masculino da quinta-feira na Praia Mole.

     “Está bem interessante isso, porque tem atletas mais fortes, como eu, o Mateus (Herdy), alguns outros que não correram as primeiras etapas, e a gente pegou os primeiros do ranking”, destacou Lucas Silveira. “Isso dá uma bagunçada boa no ranking. A bateria com o Luel (Felipe) foi bem complicada, o vento entrou quando ela começou, então o mar mudou e tive que me adaptar. O Luel pareceu um pouco perdido no mar também, mas na metade da bateria, consegui trocar notas. Teve um layback bom no final e estou feliz de avançar”.

CAMPEÃO CATARINENSE BATENDO O LÍDER PELA SEGUNDA VEZ

     Outro surfista que estava com zero no ranking, era Lucas Haag, que na terça-feira festejou vitória nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), nas mesmas ondas da Praia Mole. Ele já tinha mandado o próprio Yage Araujo para a repescagem. O baiano então aproveitou a segunda chance e os dois voltaram a se enfrentar na terceira fase. E, novamente, Lucas Haagpegou boas ondas e acertou as manobras para vencer por 11,17 a 6,60 pontos.

     “Estou muito feliz de avançar essa bateria. Eu sabia que ia ser muito difícil com o atual líder, o Yage Araujo”, disse Lucas Haag. “Fico triste por ele ter ficado pelo caminho. Ele é um cara muito gente boa, acompanho há muito tempo, é meu amigo, mas é isso, estou aqui pra dar meu melhor, representar a galera que me apoia e torce por mim. O mar tá muito difícil, mas consegui encontrar duas junções pra direita e foi o que me garantiu na próxima fase”.

CINCO SURFISTAS AINDA DISPUTAM A LIDERANÇA DO RANKING BRASILEIRO

     O campeão catarinense Lucas Haag acabou concretizando o retorno de Douglas Silva para a liderança do ranking. O atual campeão brasileiro começou a defender o título com vitória em casa, na final contra Yage Araujo na Praia do Borete, em Ipojuca (PE). O baiano assumiu a ponta na segunda etapa em Ubatuba (SP), vencida por outro pernambucano de Ipojuca, Luel Felipe. No fim do dia, o cearense Rafael Venuto, quarto do ranking, também foi barrado na disputa pela última vaga nas oitavas de final, por Daniel Templar, de Saquarema (RJ),.

Com a vitória espetacular sobre Mateus HerdyDouglas Silva já atingiu 15.600 pontos no ranking. Com os resultados da sexta-feira, apenas quatro surfistas podem ultrapassar esse somatório nesta primeira das duas etapas do Corona Cero Dream Tour Floripa. Para isso, o paulista Marcos Correatem que chegar na final, enquanto para o também paulista Daniel Adisaka, o potiguar Mateus Sena e o cearense Michael Rodrigues, que mora em Florianópolis há muitos anos, já necessitam dos 10.000 pontos da vitória na Praia Mole.

BATERIAS DAS OITAVAS DE FINAL DOS QUE BRIGAM PELA PONTA DO RANKING

     Michael Rodrigues está vindo embalado do título conquistado na etapa final da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf, no último domingo na Guarda do Embaú, em Palhoça. Ele e Daniel Adisaka já terão um confronto direto na terceira oitava de final. Quem sobreviver, vai enfrentar nas quartas de final o vencedor do duelo seguinte, do líder Douglas Silva com o paulista Ryan Kainalo.

Os outros dois concorrentes pela liderança do ranking, estão na chave de baixo do Corona Cero Dream Tour FloripaMateus Sena vai fazer uma disputa caseira com outro potiguar de Natal na sexta bateria, Deyvson Santos. E na sétima, está o paulista Marcos Correa com outro surfista do Rio Grande do Norte, o campeão brasileiro Israel Junior de Baía Formosa, cidade que revelou o campeão olímpico Italo Ferreira.

OITAVAS DE FINAL FEMININAS ABREM O SÁBADO COM UM CLÁSSICO DO BRASIL

     Na categoria feminina, um clássico do surf brasileiro vai abrir o sábado do Corona Cero Dream Tour Floripa, entre a cearense hexacampeã brasileira Silvana Lima e a primeira campeã da história do Dream Tour em 2023, Tainá Hinckel. As duas já representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e se enfrentaram 6 vezes em baterias do Dream Tour. O placar está em 4 a 2 para a catarinense e Taináganhou as duas que disputaram nas oitavas de final.

Tainá Hinckel também derrotou Silvana Lima nas semifinais do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival no último domingo e venceu esta última etapa da Taça Brasil 2025 em casa. Silvana acabou saindo da briga pelo título brasileiro da Taça Brasil e agora é uma das duas únicas surfistas que podem tirar a liderança da catarinense Laura Raupp na disputa pelo principal título da Confederação Brasileira de Surf.

LAURA RAUPP VOLTA A DEFENDER A LIDERANÇA CONTRA SOPHIA MEDINA

     A outra é a também cearense Juliana dos Santos, atual campeã brasileira do CBSurf Dream Tour, que conquistou o título da Taça Brasil 2025, encerrada no domingo em Palhoça. Juju vai enfrentar a catarinense Maya Carpinelli no quarto duelo das oitavas de final. E Laura Raupp entra no quinto com a paulista Sophia Medina, campeã no único Dream Tour na Praia Mole em 2023. Laura já a mandou para a repescagem e Sophia se recuperou, derrotando a pernambucana campeã brasileira Monik Santos, na manhã da sexta-feira na Praia Mole.

“Ontem foi meio duro, porque eu tinha a bateria na minha mão e acabei errando. Foi difícil pra mim digerir e hoje vim aqui de novo vestir a lycra com a cabeça erguida, porque Deus tem me sustentado”, disse Sophia Medina. “Eu errei, então fico me punindo, mas confio muito em Deus e naquilo que Ele já tem preparado. Em 2023 foi muito legal receber o convite e sair daqui com a vitória. Eu nem esperava e agora venho de novo honrada com o convite, mas com pezinho no chão, um passo de cada vez e agora é focar daqui pra frente”.

  “De surfista para surfista” é o lema da Confederação Brasileira de Surf, que realiza o Dream Tour 2025 com promoção da Dream Factory. Estas duas últimas etapas têm apresentação do Ministério do Esporte e Lei Federal de Incentivo ao Esporte, patrocínio master de Corona Cero e patrocínio de Gerdau, Prefeitura de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de Santa Catarina pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte) e apoio de Ocean Pact, Super Koch, Banco Topázio, GND Incorporadora, Ocular Laser Brasil e Unimed Florianópolis, parceria da Fu-Wax, Mais Internet, MB Marketing & Eventos, suporte da Federação Catarinense de Surf, Associação de Surf da Praia Mole e parceria de mídia do Sportv, NSC Esporte e Atlântida.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário