Um dia de competição intenso aconteceu hoje no World Surf League (WSL) TUDOR Nazaré Big Wave Challenge , com alguns dos melhores surfistas de ondas gigantes do mundo enfrentando ondas de 14 a 18 metros na icônica Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. Milhares de fãs de surfe lotaram as falésias do nascer ao pôr do sol, criando uma arena como nenhuma outra. A dupla formada por Nic von Rupp(POR) e Clement Roseyro (FRA) conquistou o prêmio de Melhor Performance por Equipes, enquanto Justine Dupont (FRA) levou o prêmio de Melhor Performance Feminina e Lucas Chianca (BRA) o de Melhor Performance Masculina.
Uma demonstração incrível de comprometimento, conhecimento local e experiência nas ondas de Nazaré permitiu que os heróis locais Nic von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA) mantivessem o título de Melhor Performance em Equipe. Eles estavam em perfeita sintonia com o oceano, escolhendo as melhores ondas do dia para uma performance dominante.
“Foi um dia insano, uma loucura”, disse Roseyro. “O Nic pegou algumas bombas, eu peguei algumas bombas, mas todos estão a salvo. É um dia feliz!”
Roseyro rebocou Von Rupp para uma onda enorme, e o surfista português surfou uma das melhores ondas do dia, conquistando uma excelente nota de 16,66 (de um total possível de 20).
“Clement é um surfista incrível”, disse Von Rupp. “Ele é um jovem talento que surgiu há apenas dois anos, mas já está entre os melhores dos melhores. Veja a quantidade de pessoas aqui, Nazaré está vivendo seus melhores momentos, não só com a torcida, com o evento, com a competição e os surfistas incríveis como Lucas Chianca e Pedro Scooby, mas também com surfistas que nem estão participando deste evento. Estou muito orgulhoso de estar aqui, e vencer novamente é a cereja do bolo.”
O multicampeão Lucas ‘Chumbo’ Chianca (BRA) apresentou uma das performances mais determinadas do dia, encarando com garra duas das maiores ondas, mas também sofrendo dois dos maiores caldos do dia. Após cair na primeira onda, Chianca se recuperou e logo estava de volta em outra. Ele tentou se ejetar, mas caiu novamente e sofreu mais um caldo.
“Com certeza foi um momento difícil”, disse Chianca. “Foi uma das quedas mais feias da minha vida. Quero agradecer ao Sebastian Steudtner por me levantar bem na frente das pedras, ele salvou minha vida hoje. O dia começou muito complicado, mas demos o nosso melhor. O Pedro ‘Scooby’ Vianna(BRA) me colocou em algumas bombas, e eu coloquei outras nele também. Obrigado a Nazaré pelo show e à WSL por tornar isso possível.”
Após a vitória na edição anterior, em fevereiro, Justine Dupont (FRA) conquistou seu segundo prêmio de Melhor Performance Feminina. Morando em Nazaré com a família, Dupont surfou as ondas gigantes com estilo, chegando com sucesso ao outside, onde seu parceiro de tow-in, Eric Rebiere (FRA), a resgatou em segurança.
“Foi um dia louco, e estou muito feliz com a vitória”, disse Dupont. “Só quero agradecer ao Eric, ele é o melhor piloto que existe, e claro, ao Fred. Obrigado à equipe de segurança e a Nazaré por um dia divertido.”
Devido ao atraso no início causado pelo nevoeiro e a novos atrasos provocados por uma falha de energia no promontório, a equipe da WSL Tours & Competitions decidiu que não havia tempo suficiente para concluir a segunda rodada com segurança e boas condições de visibilidade. Portanto, os resultados finais do evento foram baseados na primeira rodada, que foi realizada com as melhores ondas do campeonato.
“Aproveitamos a oportunidade para realizar este evento em uma das maiores ondulações, e os atletas corresponderam ao desafio, competindo nas melhores ondas do dia. Foi um dia de performances incríveis”, disse Francisco Spinola, Presidente da WSL para a região EMEA. “Tivemos que encerrar o evento após a primeira rodada devido a dificuldades técnicas e à falta de luz natural, mas é imprescindível não comprometer a integridade da competição e tomar a melhor decisão para a segurança dos surfistas. A vitória mais importante é quando os surfistas retornam à área dos atletas sãos e salvos, e foi exatamente isso que aconteceu, em condições extremamente adversas. Foi um dia épico de surfe e parabéns a todos os nossos competidores.”
Resultados do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge 2025/2026:
HEAT 1: Lucas Chianca (BRA) 23,60 DEF. Pedro Scooby (BRA) 21h80, Benjamin Sanchis (FRA) 16h04, Jerome Sahyoun (MAR) 11h90, Michelle des Bouillons (BRA) 17h50, Ian Cosenza (BRA)
TEMPO 2: Nic von Rupp (POR) 23,46 DEF. Clement Roseyro (FRA) 21,99, Rafael Tapia (CHL) 10,00, Pierre Rollet (FRA) 11,16, Justine Dupont (FRA) 19,87, Eric Rebiere (FRA)
HEAT 3: James Carew (AUS) 18,74 DEF. Rodrigo Koxa (BRA) 18,13, Andrew Cotton (GBR) 16,30, Vitor Faria (BRA) 12,57, Laura Crane (GBR) 11,93, Antonio Laureano (POR)