Os melhores surfistas juniores do mundo chegaram a La Union, prontos para o início da ação no Campeonato Mundial Júnior de Surfe da WSL Filipinas 2025, apresentado por Purefoods e Magnolia . Com 24 homens e 24 mulheres, o seleto grupo internacional está preparado para a batalha em The Point, na Praia de Urbiztondo, em San Juan. A competição começa amanhã, 11 de janeiro, e vai até 18 de janeiro de 2026. A primeira chamada será amanhã, domingo, 11 de janeiro, às 7h30 (GMT+8), com possível início às 8h05.
Os dois melhores homens e as duas melhores mulheres de cada uma das sete regiões globais da WSL juntam-se a 10 convidados por gênero, todos eles destaques da Challenger Series ou da Qualifying Series (QS). Essa ampla gama de surfistas, todos com 20 anos ou menos, busca conquistar o prestigioso título de Campeão Mundial Júnior da WSL de 2025. Além de inscreverem seus nomes na história, os vencedores também garantirão uma vaga na Challenger Series de 2026, proporcionando-lhes a oportunidade de se classificarem para o Championship Tour (CT) de 2027.
Com duas participações consecutivas nas finais da Challenger Series em 2024, incluindo uma vitória no Ballito Pro, Bella Kenworthy (EUA) garantiu sua estreia na CT em 2025. A americana demonstrou sua abordagem agressiva ao longo de sua temporada de estreia, incluindo uma das melhores baterias do ano em El Salvador, o que é um bom presságio para sua campanha no ponto de partida similar em La Union. Com anos de experiência em seu pico local, Lower Trestles, em San Clemente, Califórnia, além da maior experiência competitiva entre todos os competidores, Kenworthy representará um grande desafio nas Filipinas.
“Estou muito animado por estar aqui”, disse Kenworthy. “Este lugar é super especial. A onda é super divertida. Tive uma longa pausa, então estou animado para voltar a competir e ver como vai ser.”
Em ótima forma após se recuperar de lesão, Lukas Skinner mira o título mundial júnior.
Um dos juniores mais promissores, Lukas Skinner (GBR) competirá pelo título mundial júnior da WSL pela primeira vez. Em 2025, o jovem de 17 anos retornou de uma grave lesão na perna para conquistar seu segundo título consecutivo do Boardmasters, tornando-se o primeiro surfista britânico em 22 anos a vencer o tradicional QS em casa, com sua vitória em 2024. Bicampeão do Rip Curl International GromSearch e duas vezes vice-campeão mundial júnior da ISA, o surf explosivo e fluido de Skinner se adapta perfeitamente às longas direitas de La Union e pode levá-lo à maior vitória de sua carreira até o momento.
“Estamos aqui nas Filipinas para o Campeonato Mundial Júnior e estou super animado para competir”, disse Skinner. “Essa onda é muito divertida. As pessoas são incríveis. Estou muito animado para mostrar meu surfe em um palco tão importante. Este é o maior evento em que já participei, então estou muito empolgado e me sentindo muito preparado.”
Laura Raupp busca ampliar o legado brasileiro no Mundial Júnior.
Atualmente em meio a uma bem-sucedida terceira temporada completa no Challenger Series, a brasileira Laura Raupp (BRA) está a apenas duas posições da zona de classificação, com dois torneios restantes. Tricampeã mundial júnior da WSL, a jovem de 19 anos também mantém uma forte presença no ranking sul-americano do QS, tendo chegado a quatro finais e conquistado dois títulos nesta temporada. Após a histórica vitória de sua compatriota Luana Silva (BRA) em 2024, o potente e progressivo golpe de direita de Raupp em La Unión busca dar continuidade ao legado brasileiro.
“Estou muito animada por estar aqui novamente”, disse Raupp. “Estou muito feliz por esta oportunidade que a WSL me deu com este Wildcard. Quero fazer um ótimo trabalho na minha bateria.”
Troy Espejon (PHL) é um dos quatro jogadores filipinos convidados, juntamente com seu irmão mais velho , Toby Espejon (PHL), Mara Lopez (PHL) e Cathleya Casals (PHL). Representando a ilha de Siargao ao lado de seu irmão e de Lopez, Espejon, de 19 anos, está animado para competir em seu primeiro Campeonato Mundial Júnior da WSL em casa, nas Filipinas.
“Estou feliz por representar as Filipinas”, disse Espejon. “Quero me dedicar ainda mais ao surfe para inspirar a próxima geração nas Filipinas.”
Esses surfistas competirão ao lado da campeã mundial júnior de 2023 , Sierra Kerr (AUS), e da vice-campeã mundial júnior de 2024, Winter Vincent (AUS), dos destaques da Challenger Series de 2025 , Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) e Arena Rodriguez (PER), bem como de estrelas em ascensão como Dane Henry (AUS), Lucas Cassity (MEX) e Dylan Wilcoxen (INA).
Confrontos da primeira rodada feminina:
HEAT 1: Laura Raupp (BRA) x Anastasia Venter (RSA) x Stella Green (AUS)
HEAT 2: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) x Zoey Kaina (EUA) x Skai Suitt (HAW)
HEAT 3: Arena Rodriguez Vargas (PER) x Maria Salgado (POR) x Cathleya Casals (PHL)
ELIMINATÓRIA 4: Bella Kenworthy (EUA) vs. Catalina Zariquiey (PER) vs. Mara Lopez (PHL)
HEAT 5: Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) x Sumomo Sato (JPN) x Luara Mandelli (BRA)
HEAT 6: Mirai Ikeda (JPN) x Anon Matsuoka (JPN) x Carla Morera de la Vall (ESP)
7ª BATERIA: Talia Swindal (EUA) vs. Vaihitimahana Inso (HAV) vs. Emily Jenkinson (África do Sul)
HEAT 8: Reid Van Wagoner (EUA) x Sierra Kerr (AUS) x Isla Huppatz (AUS)
Confrontos da primeira rodada masculina:
BATERIA 1: Oliver Zietz (HOL) vs. Willem Watson (AUS) vs. Lukas Skinner (GBR)
HEAT 2: Keoni Lasa (EUK) x Nadav Attar (ISR) x Hugh Vaughan (AUS)
BATERIA 3: Lennix Smith (AUS) vs. Conor Donegan Santos (ESP) vs. Toby Espejon (PHL)
ELIMINATÓRIA 4: Winter Vincent (AUS) vs. Riki Sato (JPN) vs. Troy Espejon (PHL)
HEAT 5: Lucas Cassity (MEX) x Ryan Kainalo (BRA) x Dylan Wilcoxen (INA)
HEAT 6: Connor Slijpen (RSA) x Ikko Watanabe (JPN) x Gabriel Klaussner (BRA)
HEAT 7: Dane Henry (AUS) x Alfonso Suarez (ESP) x Ben Esterhuyse (RSA)
ELIMINATÓRIA 8: Rickson Falcao (BRA) vs. Will Deane (EUA) vs. Kingston Panebianco (HAV)