Gabriela Bryan (HAW), natural de Kauaʻi, Havaí, venceu o Lexus Pipe Challenger apresentado por Billabong de 2026, a 6ª etapa da Challenger Series 2025/2026. Ela se junta ao também vencedor do evento , Callum Robson (AUS). Bryan superou um grupo de surfistas de alto nível, começando na Rodada de 32 e avançando pelas Quartas de Final, Semifinais e, finalmente, conquistando sua primeira vitória na Challenger Series no famoso recife de Pipeline, com ondas sólidas de 1,2 a 1,8 metros.
A disputa pela classificação esquentou com eliminações antecipadas de peso e um novo Top 7, além da classificação oficial de Sally Fitzgibbons (AUS) para o Championship Tour (CT) de 2026.
Gabriela Bryan (HAW), número 3 do ranking mundial de 2025, reafirmou sua excelente forma com uma campanha brilhante no Finals Day, adicionando sua primeira vitória em um Challenger Series ao seu currículo, com o legado de Andy Irons como pano de fundo para a conquista. A surfista de 23 anos já possui quatro vitórias no Circuito Mundial e agora se consolida como uma forte candidata ao título mundial após uma temporada dominante em 2025. Agora, a atleta de Kauaʻi se prepara para o início da temporada de 2026 do Circuito Mundial no Rip Curl Pro Bells Beach, que acontece de 1º a 11 de abril.
“É ótimo começar o ano com uma vitória depois de tanto tempo parado. Voltar a vestir a camisa, sentir o nervosismo e tudo o que vem junto com a competição”, disse Bryan. “Isso me motiva muito para o resto do ano. É um longo ano pela frente e estamos apenas começando, mas não há maneira melhor de começar do que com uma vitória, especialmente em Pipeline. Foi uma final muito talentosa, para dizer o mínimo. Pipeline não é o ideal, mas você nunca sabe o que vai encontrar, então cada bateria aqui, com vento terral, ondulação, vento forte ou se estiver perfeito, vale a pena. Anat [Lelior] provavelmente está bem posicionada para se classificar, mas eu sei que eu, Erin [Brooks] e Molly [Picklum] estamos fazendo tudo o que podemos para conseguir mais tempo aqui, então é ótimo conseguir a vitória.”
“É muito especial sentir esse espírito do Andy [Irons] e eu adoro representar Kauaʻi e de onde eu venho. É incrível ter a Lyndie [Irons] aqui. Meu primeiro concurso foi o Irons Brothers. Eu tenho uma foto minha de quando eu era pequena com o Andy e é muito legal. Nós viemos da mesma cidade natal e eu estou seguindo meus sonhos, e tenho inspirações incríveis para admirar.”
A final feminina contou com alguns dos talentos mais promissores do esporte, incluindo a atual campeã mundial Molly Picklum (AUS), a candidata ao título mundial de 2025 Gabriela Bryan (HAW), a estreante do ano de 2025 Erin Brooks (CAN) e a agora número 9 no ranking da Challenger Series, Anat Lelior (ISR). A potência do backhand de Picklum garantiu a primeira nota relevante, 7,00 (de um total de 10), antes que suas adversárias começassem a encontrar poucas oportunidades. Mas tudo mudou quando Bryan se encaixou em uma parede de Pipeline para igualar a potência de Picklum e elevar o nível com 7,10 (de um total de 10). Brooks se manteve próxima com 5,67, mas Bryan igualou Brooks com seus próprios 5,67 nos minutos finais, consolidando sua liderança na bateria e mantendo-a firme para uma vitória brilhante.
Erin Brooks, eleita a Novata do Ano de 2025 pela CT, conquista o segundo lugar no Marquee.
Erin Brooks (CAN) juntou-se à equipe do CT em 2025 e chamou a atenção de todos durante sua temporada de estreia, terminando como Revelação do Ano do CT. A jovem de 18 anos, Brooks, deu um show de backhand em Backdoor, conquistando o melhor desempenho feminino do evento com 9,43 pontos e um total de 16,26 (de um total possível de 20) em sua bateria das quartas de final, após vencer sua bateria da fase de 32 avos de final para começar sua campanha no Finals Day. Brooks agora busca repetir o título de Revelação do Ano em 2026.
“Muito obrigado por nos apoiarem durante todo o evento. Foi incrível”, disse Brooks. “Foram tantos dias ótimos e tantas ondas incríveis. Estou muito feliz por fazer parte disso.”
Uma das grandes promessas do esporte, Molly Picklum (AUS), entrou no Lexus Pipe Challenger buscando mais tempo com a camisa amarela e conseguiu, com um terceiro lugar. A surfista de 23 anos mostrou-se em ótima forma do início ao fim, após estabelecer o padrão para as mulheres no primeiro dia, e manteve o ritmo com uma atuação dominante nas quartas de final, com um total de 16,06 pontos. Picklum então conquistou outra vitória nas semifinais ao lado de Anat Lelior(ISRA), garantindo sua vaga na final. Picklum se junta a Bryan e Brooks na largada da temporada do Circuito Mundial em Bells Beach.
“É sempre tão bom estar de volta aqui. Que maneira incrível de começar a temporada, vindo para o Havaí. Sou muito bem recebido, então sou muito grato por estar aqui. Pipeline é uma onda incrível. Às vezes ela cai bastante, mas adoro vir aqui para me testar e garantir que estou aprimorando minhas habilidades antes do Tour. Ainda temos tempo, então estamos chegando lá.”
Hoje, Anat Lelior (ISR) mostrou que agora é uma das favoritas à qualificação, com uma presença na final em Pipeline. A notável trajetória de Lelior na temporada 2025/2026 inclui uma semifinal e agora um quarto lugar, o que a coloca na 9ª posição no ranking da Challenger Series, rumo ao último evento do ano e à realização do seu sonho de se classificar.
“Obrigado a todos que estão assistindo. Foi um sonho realizado compartilhar esta final com essas mulheres incríveis, e eu não esperava por isso. Eu só conhecia a Kelly Slater quando tinha 13 anos, por causa de ‘Tá Dando Onda’ (risos). Não esperava chegar aqui e ficar tão perto da classificação. Meu objetivo neste ano era ficar entre as 15 melhores. Sou muito grato e quero que todos entendam o quão sortudos somos por estarmos aqui. Obrigado aos meus patrocinadores, minha namorada, minha rede de apoio, meu treinador, a todos.”
A próxima e última etapa da temporada 2025/2026 do Challenger Series acontece no Newcastle SURFEST, em Newcastle, Nova Gales do Sul, Austrália, de 9 a 15 de março, para definir os classificados restantes para o CT. Hoje, um ícone do CT, Sally Fitzgibbons (AUS), garantiu oficialmente sua vaga entre as melhores do mundo em 2026 após completar sua bateria da Rodada de 32 no Lexus Pipe Challenger. Uma grande vitória no Newcastle SURFEST, no início da temporada, a impulsionou rumo ao seu objetivo de retornar ao CT, seguida imediatamente por um terceiro lugar (empatada) em Ballito.
Resultados da Final Feminina do Lexus Pipe Challenger apresentado pela Billabong:
1 – Gabriela Bryan (HAW) 12,70
2 – Erin Brooks (CAN) 10,47
3 – Molly Picklum (AUS) 9,43
4 – Anat Lelior (ISR) 3.13
Resultados da semifinal feminina do Lexus Pipe Challenger apresentado por Billabong:
BATERIA 1: Molly Picklum (AUS) 9,37 DERROTOU Anat Lelior (ISR) 8,80, Tya Zebrowski (FRA) 6,70, Bettylou Sakura Johnson (HAW) 4,80
TEMPO 2: Erin Brooks (CAN) 9,50 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 7,17, Alyssa Spencer (EUA) 5,24, Francisca Veselko (POR) 4,07
Resultados das quartas de final femininas do Lexus Pipe Challenger apresentado por Billabong:
BATERIA 1: Anat Lelior (ISR) 8,83 DERROTOU Molly Picklum (AUS) 7,23, Nadia Erostarbe (EUK) 5,64, Moana Jones Wong (HAW) 2,60
TEMPO 2: Tya Zebrowski (FRA) 12h00 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 7,10, Isabella Nichols (AUS) 6,86, Laura Raupp (BRA) 5,83
HEAT 3: Gabriela Bryan (HAW) 9,57 DEF. Francisca Veselko (POR) 9,50, Sophie McCulloch (AUS) 5,70, Sierra Kerr (AUS) 3,37
BATERIA 4: Erin Brooks (CAN) vs. Eweleiula Wong (HAW) vs. Caitlin Simmers (EUA) vs. Alyssa Spencer (EUA)
Resultados da Rodada de 32 da categoria feminina do Lexus Pipe Challenger apresentado por Billabong:
BATERIA 1: Molly Picklum (AUS) 16.06 DERROTOU Laura Raupp (BRA) 8.83, Leilani McGonagle (CRC) 6.17, Chesney Guinotte (HAW) 2.97
TEMPO 2: Anat Lelior (ISR) 9,83 DEF. Tya Zebrowski (FRA) 9,67, Yolanda Hopkins (POR) 8,67, Vahine Fierro (FRA) 4,93
HEAT 3: Isabella Nichols (AUS) 12,10 DEF. Nadia Erostarbe (EUK) 6,43, Arena Rodriguez (PER) 1,83, Sanoa Dempfle-Olin (CAN) 0,57
HEAT 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 13,50 DEF. Moana Jones Wong (HAW) 13,17, Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 10,33, Vaihitimahana Inso (HAW) 4,77
HEAT 5: Gabriela Bryan (HAW) 10.07 DEF. Eweleiula Wong (HAW) 4,00, Amuro Tsuzuki (JPN) 3,40, Zoe McDougall (HAW) 0,90
HEAT 6: Sophie McCulloch (AUS) 10,20 DEF. Alyssa Spencer (EUA) 9,00, Luana Silva (BRA) 7,73, Sally Fitzgibbons (AUS) 6,50
TEMPO 7: Erin Brooks (CAN) 7,33 DEF. Francisca Veselko (POR) 5,50, Teresa Bonvalot (POR) 3,97, Anon Matsuoka (JPN) 1,03
HEAT 8: Caitlin Simmers (EUA) 10,73 DEF. Sierra Kerr (AUS) 5,77, Índia Robinson (AUS) 5,40, Sophia Medina (BRA) 2,47
