A World Surf League (WSL) anunciou ontem que a Challenger Series (CS) deste ano adicionará dois eventos à temporada 2025-26 

A WSL agora terá mais dois eventos nesta temporada para ajudar a definir os classificados para o Championship Tour (CT) de 2026. Pipeline será adicionado ao calendário como o penúltimo evento, enquanto Newcastle retornará como o sétimo e último evento da temporada.

Com as mudanças recentemente anunciadas no calendário e formato do Championship Tour, a temporada da Challenger Series agora ocorrerá de junho de 2025 a março de 2026, com os dois últimos eventos sendo realizados em Pipeline, em janeiro, e em Newcastle, em março. Será a primeira vez desde 2022 que uma onda na costa norte de Oahu, no Havaí, contará para os pontos da Challenger Series, e a primeira vez desde 2020 que Pipeline contribuirá para a classificação de um surfista para o CT.

Pipeline é uma das ondas mais importantes do surfe, senão a mais importante, e palco de alguns dos maiores momentos da cultura e do esporte. Sua inclusão na programação da Challenger Series dará à próxima leva de surfistas do CT um gostinho da competição em uma das ondas mais perfeitas e intensas do planeta, garantindo que cada grupo de classificados esteja preparado para a intensidade do Tour.

“A WSL está super animada em anunciar que Pipeline e Newcastle serão as duas últimas paradas da Challenger Series nesta temporada”, disse Travis Logie, Gerente Sênior do Circuito da WSL. “Pipeline é o campo de provas definitivo e uma das ondas mais perfeitas e desafiadoras do planeta. Para a próxima safra de surfistas de CT, ter a oportunidade de competir lá é um grande passo para a Challenger Series, sem mencionar a incrível emoção para nossos fãs de curtir dois grandes eventos em Pipe em apenas alguns meses. Terminar a temporada e decidir nossos classificatórios de CT no icônico Newcastle SURFEST é incrível. É um evento com muita história do surfe, e a cidade inteira o apoia, então ver nossos surfistas de CS realizarem seus sonhos diante de milhares de fãs em Merewether será um momento incrível.”

Em 2026, o icônico Newcastle SURFEST celebrará seu 40º aniversário, consolidando o evento como uma das competições profissionais de surfe mais antigas do mundo. Nascido em uma das cidades mais apaixonadas e talentosas do surfe australiano, o Newcastle SURFEST já foi vencido pelos maiores nomes do esporte, incluindo Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Tom Curren, Layne Beachley, Mick Fanning, Frieda Zamba e Mark Occhilupo, para citar alguns. Com tanta história para celebrar, será um local perfeito para decidir os classificados para o Championship Tour de 2026.

Cronograma da WSL Challenger Series 2025-26:

  • Newcastle, Nova Gales do Sul, Austrália: 2 a 8 de junho de 2025
  • Ballito, KwaZulu-Natal, África do Sul: 30 de junho a 6 de julho de 2025
  • Huntington Beach, Califórnia, EUA: 29 de julho a 3 de agosto de 2025 (período do festival US Open: 26 de julho a 3 de agosto)
  • Ericeira, Portugal: 29 de setembro a 5 de outubro de 2025
  • Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 11 a 19 de outubro de 2025
  • Pipeline, Havaí, EUA: 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026
  • Newcastle, Nova Gales do Sul, Austrália: 8 a 15 de março de 2026

Ao final da temporada, os 10 melhores homens e sete mulheres do ranking da Challenger Series garantirão uma vaga no CT de 2026. Os cinco melhores resultados, de um total de sete possíveis, contam para a classificação de cada competidor no final da temporada.

À medida que os calendários do Challenger e do CT passam a ter novos visuais e temporadas, como uma única edição, para a temporada 2025-26, o Burton Automotive Newcastle SURFEST contará duas vezes na mesma temporada, com Merewether sediando os eventos de abertura e encerramento da Challenger Series deste ano.

A Série Qualificatória regional (QS) continuará como uma série anual em cada uma das sete regiões da WSL, com um número específico de surfistas de cada região se formando do topo do ranking da QS para a Série Challenger a cada ano.