Grandes confrontos interrompem a disputa pelo título mundial rumo ao dia das finais no Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown

A onda de paralelepípedos de Lower Trestles continuou a render hoje na Etapa nº 8 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), o Lexus Trestles Pro, apresentado pela Outerknown . Condições impecáveis de 1,2 a 1,8 metros proporcionaram momentos incríveis de confrontos de alto desempenho, com o segundo dia de competição testemunhando a conclusão da Rodada Eliminatória masculina antes da conclusão da Rodada Eliminatória feminina, das Oitavas de Final masculinas e das duas primeiras baterias das Quartas de Final femininas. As implicações para o Título Mundial se revelaram com surpresas que abalaram os rankings masculino e feminino.

A competição será cancelada na quinta-feira, 12 de junho, e na sexta-feira, 13 de junho. A próxima chamada será no sábado, 14 de junho, às 7h45 PDT para um possível início do dia das finais.

O melhor desempenho do evento até o momento foi cortesia de Jack Robinson (AUS), em uma aula magistral de manobras aéreas e potência, registrando um total de 17,07 (de um total de 20 possíveis) na bateria. A batalha dos principais surfistas do CT testemunhou Leonardo Fioravanti (ITA) abrindo caminho para um excelente 8,50 (de um total de 10 possíveis) antes de Robinson encontrar sua forma para superar Fioravanti com um impressionante 8,87. Então, com uma liderança impressionante já construída, Robinson desferiu um blowtail impressionante antes de encontrar múltiplas manobras para finalizar a onda e registrar um 8,20. O surfista de 27 anos garantiu uma importante vitória sobre Fioravanti, que o levou às quartas de final pela primeira vez desde sua vitória no Rip Curl Pro Bells Beach, apresentado por Bonsoy.

“Eu sabia que seria uma boa, uma disputa realmente eletrizante. Crescemos juntos e temos feito isso desde então. É sempre uma boa batalha e eles sempre trazem os melhores”, disse Robinson. “Vejo os rankings aparecerem na tela e não presto atenção. É mais sobre me concentrar no evento e me divertir aqui. Estou apenas lutando por isso, estamos naquele momento do ano em que temos eventos importantes e simplesmente seguimos em frente.”

Em uma bateria indicada ao prêmio Heat of the Year, o atual número 2 do mundo, Italo Ferreira (BRA), enfrentou o novato Joel Vaughan(AUS) em um confronto onda a onda com ambos os competidores mostrando suas proezas aéreas. O 7.83 de Ferreira deu o pontapé inicial na bateria antes de Vaughan responder com uma combinação de hacks poderosos que levaram a um air-reverse fora do eixo para postar um excelente 8.57. Mas, o campeão mundial de 2019, Ferreira, não se cansou e voltou ao ar antes de um cutback escaldante que o preparou para finalizar com outro air-reverse para retomar a liderança com um 8.37. Nos momentos finais, Vaughan se viu em uma última oportunidade e chutou um enorme aéreo direto antes de finalizar a onda para marcar um 8.30 e vencer a bateria. O jovem de 21 anos obteve um total de 16.87 na bateria para avançar sobre Ferreira.

“Sei que o Italo é um ótimo competidor e nunca dá para prever o que vai fazer, então pensei que poderia arriscar bastante, e sim, uma ótima performance”, disse Vaughan. “Eu tinha caído em um straight air algumas vezes antes e estava um pouco chateado, então só queria conseguir. Eu meio que errei a pegada e balancei um pouco, mas consegui, dei a volta e fiz outra curva. Acho que, como peguei a onda e remei de volta, foi só instinto e dei uma boa chance.”

Imediatamente após essa incrível demonstração, o eterno candidato ao título mundial de San Clemente, Griffin Colapinto (EUA), enfrentou o campeão mundial de 2022 e 2023, Filipe Toledo(BRA), em outro confronto impecável. Toledo não é nenhum estranho a Lower Trestles, tendo conquistado seus dois títulos mundiais aqui. A largada rápida do surfista de 30 anos acumulou um total de 15,50 na bateria sobre Colapinto. Mais tarde, Colapinto encontrou uma resposta com 7,90 e se colocou de volta na bateria. Ele fez outra tentativa com uma combinação de um air-reverse com múltiplas manobras na face que ficaram 0,04 abaixo do necessário. Um final dramático testemunhou Toledo se lançar para os flats em uma rotação completa massiva, enquanto Colapinto encontrou a onda atrás dele com apenas trinta segundos restantes. Colapinto, de 26 anos, realizou uma série de três grandes curvas na face da onda para finalizar a bateria e marcou 8,93 para avançar sobre Toledo e avançar para as quartas de final. A torcida de San Clemente se empolgou com Colapinto para sua 100ª vitória na bateria do CT.

“Eu diria que é um bom presságio, a 100ª vitória na bateria contra o Filipe [Toledo], vou levar isso o dia todo”, disse Colapinto. “Não sei, eu meio que tive um TEPT da final do ano passado. Fiquei na praia e as coisas não saíram como eu queria. Então, por algum motivo, senti que, por causa disso, eu não ia conseguir. Foi difícil dizer porque eu não vi a onda do Filipe e não tinha certeza de qual seria minha pontuação. Foi surreal conseguir a pontuação. Todo o esforço, todo o trabalho duro que levou àquele momento é lindo com todos os meus amigos e familiares.”

O apoio de San Clemente continuou forte, com mais uma surpresa, cortesia do herói local Cole Houshmand (EUA), que derrotou o número 1 do mundo, Jordy Smith (RSA), com sua forehand fenomenal. Houshmand conquistou uma vantagem impressionante sobre Smith logo no início, registrando 6,17 antes de aprimorar sua força característica e registrar excelentes 8,70 contra os 8,00 de Smith. Houshmand, de 24 anos, então desferiu mais um golpe no veterano de CT e registrou 7,73, consolidando sua vaga nas quartas de final.

“Jordy [Smith] me pegou em El Salvador, e estávamos empatados em 1 a 1, então pensei: quem vencer essa partida está no topo. Cresci assistindo e admiro Jordy [Smith]”, disse Houshmand. Eu os assistia quando era criança. A oportunidade de surfar e vê-los no meu quintal, como se fosse o número 1 do mundo, é a essência do Tour. Estou apenas vivendo o meu sonho. Comecei a vir aqui para assistir antes mesmo de começar a surfar. Agora, estar nele é como se você aspirasse a estar nele e então você meio que o perde de vista, mas é por isso que você trabalha tão duro. Eu me esforcei muito a vida toda para isso. É muito emocionante. Você vê aquelas fotos e agora está vivendo o sonho. Se eu pudesse dar um conselho a qualquer um dos groms, é: invista em si mesmo. Eu me dediquei totalmente a mim mesmo e com o apoio de patrocinadores, amigos, família e pais. Corra atrás dos seus sonhos.

Uma brilhante atuação da wild card local Sawyer Lindblad (EUA) elevou a escala para um excelente 8,00 com seu característico ataque de backhand, interrompendo a recente sequência de vitórias no Dia das Finais da atual número 4 do mundo, Isabella Nichols (AUS). Lindblad escapou por pouco do corte de meio de temporada, mas retornará ao topo do ranking mundial em tempo integral em 2026 com o torneio feminino expandido, buscando arrasar ainda mais em casa rumo às quartas de final.

Crosby Colapinto (EUA) quase se juntou aos outros competidores de San Clemente no dia da final após registrar 9,33 sobre Kanoa Igarashi(JPN), mas o último esforço de Igarashi elevou a balança para 8,93 e eliminou Colapinto.

O atual número 6 do mundo, Ethan Ewing (AUS), deixou suas intenções claras em Lowers com mais uma excelente atuação contra o líder de San Diego , Jake Marshall (EUA). O atual número 3 do mundo, Yago Dora (BRA), e João Chianca (BRA) proporcionaram uma batalha totalmente brasileira. Dora conquistou uma vitória expressiva em sua campanha pelo título mundial e avançou para as quartas de final. Após derrotar o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater (EUA) na fase eliminatória, a lesão de Barron Mamiya (HAW) o impediu de competir nas oitavas de final, e Connor O’Leary (AUS) avançou para as quartas de final.

Primeiras semifinalistas femininas surgem após rodada eliminatória e batalhas das quartas de final

A atual campeã mundial e fenômeno de Oceanside, Caity Simmers(EUA), enfrentou a também destaque da Rodada Eliminatória , Erin Brooks (CAN). A pontuação de 8,83 de Brooks (de um total de 10 possíveis) em seu confronto na Rodada Eliminatória contra Tyler Wright (AUS) a preparou para mais sucesso rumo às quartas de final. Um início lento deixou Simmers com uma pequena vantagem antes de Brooks encontrar a oportunidade de atacar e assumir a liderança nos minutos finais. Simmers então mostrou sua forma decisiva e marcou 6,83 para garantir a vitória na bateria e retornar à Final em Lower Trestles.

“É Lower Trestles. É tão perfeito e sempre divertido. É uma das ondas mais divertidas do mundo para mim”, disse Simmers. “É muito especial estar aqui e poder inspirar as pessoas. Pode ser muita pressão, mas eu digo a mim mesmo que é tudo por um bom motivo e tento fazer o que eu faria e seguir meu coração.”

A atual número 3 do mundo, Molly Picklum (AUS), manteve o ritmo após sua vitória na Rodada de Abertura e enfrentou a veterana Lakey Peterson (EUA) de CT e Lower Trestles. O tempo de 6,17 de Picklum se manteve como padrão antes de uma troca aos 10 minutos mostrar um momento crucial, com Peterson marcando 6,30 para retomar a vantagem. Mas o tempo de 6,33 de Picklum a manteve na liderança e evitou um susto precoce de eliminação em sua disputa pelo título mundial.

“Senti como se estivesse assistindo o dia todo e me inspirando muito com os meninos, e eles estavam arrasando. Definitivamente, senti que pegaríamos mais ondas, mas sei que em Lowers a coisa pode ficar lenta”, disse Picklum. “Infelizmente, tivemos uma longa calmaria no meio e depois nada perto do final para realmente lutar. Mas, obviamente, estou feliz por ter pegado as melhores ondas. Eu ficaria muito feliz em vencer a Caity. É muito divertido quando somos eu e ela, e é sempre mais divertido quando há ondas. Sei do que ela é capaz e sei do que eu sou capaz, e realmente acho que tenho uma chance contra ela.”

Também rumo às quartas de final estará a campeã mundial de 2023, Caroline Marks (EUA), que se manteve firme na fase eliminatória. A jovem de 23 anos exibiu seu ataque de backhand de classe mundial, registrando 7,83 pontos sobre a campeã mundial júnior de 2024, Luana Silva (BRA).

Agora, a número 1 do mundo Gabriela Bryan (HAW) e a curinga Sawyer Lindblad (EUA) aguardam a disputa das quartas de final, eliminatória 3, antes de Marks se preparar para enfrentar Bettylou Sakura Johnson (HAW) em boa forma.

A competição será encerrada na quinta-feira, 12 de junho, e na sexta-feira, 13 de junho. A próxima chamada será no sábado, 14 de junho, às 7h45, com possível início às 8h PDT para o dia das finais.

Resultados da rodada eliminatória restante do Lexus Trestles Pro Masculino (Eliminatórias 6 a 8):

6ª TEMPORADA: Connor O’Leary (JPN) 13,90 DEF. Alan Cleland (MEX) 8,77

HEAT 7: Leonardo Fioravanti (ITA) 12,57 DEF. Seth Moniz (HAW) 12h50

HEAT 8: Crosby Colapinto (EUA) 12,90 DEF. Marco Mignot (FRA) 11.77

Resultados das oitavas de final masculinas do Lexus Trestles Pro:

HEAT 1: Joel Vaughan (AUS) 16,87 DEF. Ítalo Ferreira (BRA) 16h20

HEAT 2: Griffin Colapinto (EUA) 16,83 DEF. Filipe Toledo (BRA) 16h30

TEMPO 3: Yago Dora (BRA) 11,66 DEF. João Chianca (BRA) 9h33

4ª Eliminatória: Ethan Ewing (AUS) 14,67 DEF. Jake Marshall (EUA) 12,70

5ª TEMPORADA: Cole Houshmand (EUA) 16,43 DEF. Jordy Smith (RSA) 14,23

HEAT 6: Jack Robinson (AUS) 17.07 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 14h

HEAT 7: Kanoa Igarashi (JPN) 15,93 DEF. Crosby Colapinto (EUA) 15h00

HEAT 8: Connor O’Leary (JPN) DEF. Barron Mamiya (HAW)

Próximos confrontos das quartas de final masculinas do Lexus Trestles Pro:

HEAT 1: Joel Vaughan (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)

HEAT 2: Yago Dora (BRA) vs. Ethan Ewing (AUS)

3ª LUTA: Cole Houshmand (EUA) x Jack Robinson (AUS)

HEAT 4: Kanoa Igarashi (JPN) x Connor O’Leary (JPN)

Resultados da Rodada Eliminatória Feminina do Lexus Trestles Pro:

1ª TEMPORADA: Caitlin Simmers (EUA) 14,87 DEF. Kirra Pinkerton (EUA) 13,96

2ª TEMPORADA: Erin Brooks (CAN) 16,33 DEF. Tyler Wright (AUS) 6,84

3ª LUTA: Sawyer Lindblad (EUA) 14,17 DEF. Isabella Nichols (AUS) 13,20

HEAT 4: Caroline Marks (EUA) 15,20 DEF. Luana Silva (BRA) 13h44

Resultados das quartas de final do Lexus Trestles Pro Feminino (Eliminatórias 1-2):

1ª LUTA: Caitlin Simmers (EUA) 12,10 DEF. Erin Brooks (CAN) 11,66

2ª TEMPORADA: Molly Picklum (AUS) 12,50 DEF. Lakey Peterson (EUA) 11,47

Confrontos restantes das quartas de final femininas do Lexus Trestles Pro (eliminatórias 3-4):

HEAT 3: Gabriela Bryan (HAW) x Sawyer Lindblad (EUA)

Eliminatória 4: Caroline Marks (EUA) x Bettylou Sakura Johnson (HAW)