A World Surf League (WSL) retorna às costas da África do Sul para o Corona Cero Open J-Bay , etapa n.º 10 do Championship Tour (CT), com uma janela de competição de 11 a 20 de julho de 2025.
Como a penúltima parada do CT da temporada regular, é um evento crucial para os melhores do mundo que querem garantir uma vaga na Final 5 para as Finais da Lexus WSL em Fiji em setembro.
Após incríveis 18 anos no Championship Tour, o herói do surfe sul-africano Jordy Smith está desfrutando de uma das melhores temporadas de sua carreira. Após duas vitórias no CT e atualmente ocupando o primeiro lugar no ranking mundial, o objetivo de Smith é se posicionar da melhor forma possível para as Finais da Lexus WSL. Bicampeão em Jeffreys Bay, ele será um dos favoritos em Supertubes para sua terceira vitória no CT diante de familiares e amigos.
“Todos sabemos que J-Bay tem uma das melhores ondas do mundo”, disse Smith. “O mais importante para mim é que é um lugar para me reconectar com velhos amigos com quem cresci a vida toda. Há muito menos pressão sobre mim mesmo. Passo toda a minha offseason lá, tenho uma casa na praia, então é um lugar muito confortável para mim, e posso surfar com facilidade. Chegar com a Camisa Amarela é épico. É uma prova do trabalho duro e dos sacrifícios ao longo dos anos, e continuamos surfando para ver como o resto do ano se desenrola.”
Penúltima parada da temporada regular, o Corona Cero Open J-Bay tem o potencial de partir corações ou reacender os sonhos de título mundial, à medida que a disputa pelo WSL Final 5 se intensifica. Após vencer o Rio Pro, Griffin Colapinto (EUA) subiu três posições no ranking e disputará a vaga no Final 5, enquanto o ex-vencedor do J-Bay, Ethan Ewing (AUS), mantém a quinta colocação.
Molly Picklum (AUS) vestirá a Camisa Amarela em J-Bay após sua vitória no Rio Pro. Picklum terminou em segundo lugar em J-Bay em 2023, atrás de Lakey Peterson (EUA), e provou ser uma ameaça formidável nos Supertubos. A campeã mundial de 2023, Caroline Marks (EUA), participou de três finais em J-Bay e está perto da fase de corte das 5 finais.
Mais três sul-africanos estarão na escalação do Corona Cero Open J-Bay, além de Jordy Smith. O ex-jogador do CT e local de J-Bay, Matthew McGillivray, foi convocado pela Tours & Competition, enquanto os principais competidores da Challenger Series , Sarah Baum e Luke Thompson,receberam as vagas de wildcard regional. Baum já havia conquistado uma vaga nas quartas de final como wildcard em 2023 e venceu o J-Bay Classic Specialty em 2024.
“Significa muito para mim receber o wildcard”, disse Baum. “Eu surfo nesses eventos da Challenger Series para chegar a esse palco mundial e mostrar meu surfe. Conseguir um 5º lugar em 2023, surfando contra Carissa Moore e Lakey Petersen, foi incrível. Espero poder causar alvoroço novamente este ano.”
Desde que foi anunciada como parceira oficial global de cervejas com 0,0% de álcool da WSL em março de 2025, a Corona Cero trouxe uma nova energia ao Championship Tour. No ano que marca 100 anos da conexão da Corona com a praia, a evolução da marca em J-Bay reflete um compromisso contínuo com maneiras mais conscientes de relaxar e celebrar — sem comprometer a experiência. O Corona Cero Open J-Bay não é apenas uma continuação desse legado, mas também uma celebração de como a cultura praiana, o surfe e a vida consciente estão se unindo na cidade costeira mais icônica da África do Sul.
“Este ano marca 100 anos da conexão de Corona com a praia, e não há lugar melhor para celebrar esse legado do que Jeffreys Bay”, afirma Melanie Nicholson, Diretora de Marca da Corona África do Sul. “À medida que evoluímos para uma nova era de celebração consciente, temos orgulho de trazer o Corona Cero para uma das paradas mais icônicas do circuito. Esta ocasião, o Corona Cero Open J-Bay, reflete nosso apoio de longa data à comunidade do surfe e à adorada cultura praiana da África do Sul.”
Confrontos da rodada de abertura feminina do Corona Cero Open J-Bay:
HEAT 1: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS) x Luana Silva (BRA)
2ª LUTA: Molly Picklum (AUS) x Erin Brooks (CAN) x Sarah Baum (RSA)
3ª LUTA: Gabriela Bryan (HAW) x Tyler Wright (AUS) x Francisca Veselko (POR)
HEAT 4: Caitlin Simmers (EUA) vs. Caroline Marks (EUA) vs. Lakey Peterson (EUA)
Confrontos da rodada de abertura masculina do Corona Cero Open J-Bay:
HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) vs. Jake Marshall (EUA) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
3ª LUTA: Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (JPN) x Matthew McGillivray (RSA)
HEAT 4: Jordy Smith (RSA) x Crosby Colapinto (EUA) x Luke Thompson (RSA)
5ª LUTA: Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Marco Mignot (FRA)
HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (INA)
HEAT 7: Jack Robinson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x João Chianca (BRA)
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) x Filipe Toledo (BRA) x Alan Cleland (MEX)
