Os melhores do mundo chegam a Jeffreys Bay para a penúltima parada no CT

Corona Cero Open J-Bay , abre amanhã, sexta-feira, 11 de julho, e vai até domingo, 20 de julho de 2025. Os melhores surfistas do mundo chegaram a Jeffreys Bay, lar de um dos melhores point breaks de direita do mundo, e a previsão parece promissora para um possível início amanhã e nos próximos dias.

Esta semana, os 22 melhores homens e as 10 melhores mulheres se aqueceram em Supertubos e aproveitaram a onda que antecedeu o início da Etapa nº 10 no CT. A número 1 do mundo, Molly Picklum(AUS), vestirá a Camisa Amarela de Líder pela primeira vez este ano quando remar na Rodada de Abertura feminina contra Erin Brooks(CAN) e a wildcard do evento, Sarah Baum (RSA).

“A Camisa Amarela me dá a convicção de que consigo e de que consigo seguir em frente”, disse Picklum. “No fim das contas, não queremos apenas a Camisa Amarela, queremos o grande troféu no final do ano. Cada lugar traz novos desafios, e estou pronto para isso. Estou apenas tentando me estabelecer aqui em J-Bay e dar continuidade a esta campanha.”

Bicampeão de J-Bay e atual número 1 do mundo, Jordy Smith (RSA) será um dos favoritos para vencer este evento diante de amigos e familiares. Smith conquistou títulos consecutivos de J-Bay em 2010 e 2011 e foi o primeiro surfista no CT de J-Bay a obter uma pontuação perfeita de 20 pontos (de um total de 20) em uma bateria em 2017. O surfista de 37 anos vestirá a camisa amarela de líder em J-Bay graças às suas duas vitórias no CT e aos resultados consistentes ao longo da temporada.

“Esta é a melhor parte do meu ano”, disse Smith. “É como uma sensação profunda quando você chega a esta cidade. A onda é uma maravilha do mundo, a comunidade, a energia, não há lugar como J-Bay, e nenhum lugar que eu prefira chamar de lar. Vestir a camisa do Yellow Leader é uma coisa, mas vestir a camisa do Yellow Leader em casa é algo muito maior. Faz muito tempo que não estou nessa posição em casa, então espero poder ir lá e me apresentar.”

Sarah Baum, Luke Thompson e Matt McGillivray são a tripla ameaça de wildcard da África do Sul

Haverá mais sul-africanos na escalação deste ano, com wildcards de eventos locais concedidos a Sarah Baum (RSA) e Luke Thompson(RSA) como os africanos mais bem colocados no ranking da Challenger Series.

Baum conhece bem J-Bay e pode ser um obstáculo na corrida para o WSL Final 5. Em 2023, ela alcançou o quinto lugar como wildcard e em 2024 venceu o J-Bay Classic Specialty, exibindo suas habilidades nas paredes do Supertubes.

Thompson vem de sua primeira vitória na Challenger Series no Ballito Pro apresentado por O’Neill. O jovem de 21 anos é o primeiro sul-africano a vencer o Ballito Pro desde Jordy Smith em 2017 e está ansioso pelo confronto com Smith e Crosby Colapinto (EUA) na Rodada de Abertura.

O ex-surfista do Championship Tour da África do Sul e morador de Jeffreys Bay, Matthew McGillivray, também estará de volta ao evento como curinga local e trará seu vasto conhecimento local e experiência em CT à tona.

Confrontos da rodada de abertura feminina do Corona Cero Open J-Bay:

HEAT 1: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS) x Luana Silva (BRA)

2ª LUTA: Molly Picklum (AUS) x Erin Brooks (CAN) x Sarah Baum (RSA)

3ª LUTA: Gabriela Bryan (HAW) x Tyler Wright (AUS) x Francisca Veselko (POR)

HEAT 4: Caitlin Simmers (EUA) vs. Caroline Marks (EUA) vs. Lakey Peterson (EUA)

Confrontos da rodada de abertura masculina do Corona Cero Open J-Bay:

HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) vs. Jake Marshall (EUA) vs. Seth Moniz (HAW)

HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA)

3ª LUTA: Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (JPN) x Matthew McGillivray (RSA)

HEAT 4: Jordy Smith (RSA) x Crosby Colapinto (EUA) x Luke Thompson (RSA)

5ª LUTA: Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Marco Mignot (FRA)

HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (INA)

HEAT 7: Jack Robinson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x João Chianca (BRA)

HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) x Filipe Toledo (BRA) x Alan Cleland (MEX)