A rodada de abertura feminina foi concluída hoje e começou em condições mais limpas, mas depois viu uma programação mais desafiadora com fortes ventos de oeste e uma ondulação atrasada, levando a um encerramento antecipado da competição de hoje. Com a previsão de que a ondulação aumente durante a noite, a próxima chamada será amanhã às 7h15 GMT+1, com possível início às 7h33.
A número 1 do mundo , Molly Picklum (AUS), garantiu oficialmente uma vaga no WSL Final 5, garantindo sua vaga no Lexus WSL Finals para competir pelo título mundial em Cloudbreak, Fiji, em setembro.
“Consegui um bom resultado no Brasil antes disso”, disse Picklum. “Estou muito feliz por ter sido confirmado. As meninas são muito boas e vão continuar se esforçando. Eu adoraria aumentar minhas chances indo para Fiji na primeira posição.”
Picklum começou muito bem em Jeffreys Bay, encontrando o fluxo nos Supertubos para tecer uma combinação criativa de curvas poderosas e transições suaves. Picklum, encontrando motivação extra na Camisa de Líder Amarela, conseguiu um excelente 9,33 (de 10 possíveis), igualando a potência e o ritmo da onda com três curvas sólidas e garantindo a vitória com um total de 16,83 (de 20 possíveis).
“Eu tinha prioridade quando aquela onda veio, então estou muito feliz”, disse Picklum. “É tão bom quando o oceano faz isso por você. É um daqueles elementos legais do nosso esporte: você não sabe se terá prioridade quando a melhor onda vier.”
Após sofrer uma eliminação precoce no VIVO Rio Pro, Isabella Nichols(AUS) foi direto para J-Bay para fazer o máximo de repetições possível. A atual número 5 do mundo conseguiu uma bateria vencedora com um total combinado de 14,00, levando Bettylou Sakura Johnson (HAW) e Luana Silva (BRA) para a fase eliminatória.
“Tenho passado muito tempo aqui depois que fui eliminado no Brasil”, disse Nichols. “Acho que está valendo a pena. Me sinto muito confortável aqui, me sinto em casa. Tenho o Dylan Lightfoot ao meu lado, e ele entende todas as complexidades desta onda, e isso me ajuda muito.”
Em uma troca de última hora, a número 2 do mundo, Gabriela Bryan(HAW), mostrou excelência em sua Rodada de Abertura (Eliminatória 3) e conquistou a vitória, à frente de Tyler Wright (AUS) e da wild card do evento, Francisca Veselko (POR). Bryan marcou 8,00 com seus snaps poderosos e característicos, forçando bastante nas viradas, garantindo a pontuação necessária para saltar para o primeiro lugar e pular a Rodada Eliminatória.
O oceano desacelerou para a última bateria do dia, que viu a vencedora do Open J-Bay de 2023, Lakey Peterson (EUA), vencer uma partida com baixa pontuação, à frente das campeãs mundiais Caroline Marks(EUA) e Caitlin Simmers (EUA).
A próxima chamada será no sábado, 12 de julho, às 7h15 GMT+1, com possível início às 7h33.
Resultados da rodada de abertura feminina do Corona Cero Open J-Bay:
TEMPO 1: Isabella Nichols (AUS) 14h00 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 12,83, Luana Silva (BRA) 9,43
2ª TEMPORADA: Molly Picklum (AUS) 16,83 DEF. Erin Brooks (CAN) 9,27, Sarah Baum (RSA) 3,07
HEAT 3: Gabriela Bryan (HAW) 12,33 DEF. Tyler Wright (AUS) 7,50, Francisca Veselko (POR) 5,70
HEAT 4: Lakey Peterson (EUA) 9,43 DEF. Caroline Marks (EUA) 6,50, Caitlin Simmers (EUA) 4,77
Confrontos da Rodada Eliminatória Feminina do Corona Cero Open J-Bay:
HEAT 1: Caitlin Simmers (EUA) x Sarah Baum (RSA)
HEAT 2: Caroline Marks (EUA) x Luana Silva (BRA)
HEAT 3: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Francisca Veselko (POR)
4ª Eliminatória: Tyler Wright (AUS) x Erin Brooks (CAN)
Confrontos da rodada de abertura masculina do Corona Cero Open J-Bay:
HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) vs. Jake Marshall (EUA) vs. Seth Moniz (HAW)
HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
3ª LUTA: Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (JPN) x Matthew McGillivray (RSA)
HEAT 4: Jordy Smith (RSA) x Crosby Colapinto (EUA) x Luke Thompson (RSA)
5ª LUTA: Ethan Ewing (AUS) x Cole Houshmand (EUA) x Marco Mignot (FRA)
HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (INA)
HEAT 7: Jack Robinson (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x João Chianca (BRA)
HEAT 8: Barron Mamiya (HAW) x Filipe Toledo (BRA) x Alan Cleland (MEX)