Dia cheio de ação com as primeiras eliminações no Corona Cero Open J-Bay


Corona Cero Open J-Bay continuou com um dia emocionante de ação com condições clássicas de 1,2 a 1,8 metros nos mundialmente renomados Supertubes. 

O segundo dia da competição viu as primeiras eliminatórias do evento, com a disputa das Rodadas de Abertura e Eliminatória masculinas e da Rodada Eliminatória feminina.

Penúltima parada da temporada regular do CT, o Corona Cero Open J-Bay é uma grande oportunidade para os surfistas se classificarem para o WSL Final 5 e disputarem os títulos mundiais em Cloudbreak, Fiji. As próximas etapas do evento vão esquentar a disputa, com surfistas atualmente no Top 5 e surfistas logo abaixo avançando para a próxima fase. Haverá grandes mudanças quando as oitavas de final masculinas e as quartas de final femininas começarem. A próxima chamada será amanhã, domingo, 13 de julho, às 7h15 GMT+1, com possível início às 7h33.

A multidão se aglomerou na praia enquanto o número 1 do mundo, Jordy Smith (RSA), e o wildcard local, Luke Thompson (RSA), remavam para a disputa da Rodada Eliminatória masculina. Foi um espetáculo desde o início, com Thompson levando a melhor sobre Smith na primeira troca de golpes. Smith aceitou o desafio e acelerou a todo vapor em um longo percurso de Supertubos para marcar um excelente tempo de 9,43 (de 10 possíveis) com algumas curvas impressionantes. Thompson encontrou outra marcha para se destacar, mas o “Big Bru” fez o suficiente para garantir a vitória com um total de 16,43 (de 20 possíveis).

“Nós dois começamos muito bem”, disse Smith. “Eu só queria encontrar uma bomba e acabar com o calor. De fato, peguei aquela onda e quase a levei até a minha sala! É incrível o apoio aqui. É disso que se trata: inspirar a África do Sul e a próxima geração que está por vir. Eu disse ao Luke que o verei aqui em 12 meses e realmente espero que o sonho dele se realize.”

A atual campeã mundial Caity Simmers (EUA) sobreviveu à temida Rodada Eliminatória, enfrentando a wildcard local Sarah Baum (RSA). Vindo de uma eliminação precoce no VIVO Rio Pro, Simmers tem contado com o apoio da família, que está viajando com ela para a África do Sul.

“Eu tenho uma relação meio estranha com essa onda”, disse Simmers. “Eu simplesmente tentei deixar isso para trás e me divertir surfando. Minha família inteira está aqui, então definitivamente ajuda a desligar. Eu vi meu irmão vencer o Campeonato Americano de Surfe em casa, e agora ele está aqui comigo. Ele tem surfado melhor do que eu aqui, e ele definitivamente me incentiva a ser melhor.”

A campeã mundial de 2023 , Caroline Marks (EUA), continua sua sequência de bons resultados em J-Bay com outra aparição nas quartas de final após eliminar a campeã mundial júnior de 2024 , Luana Silva (BRA), na bateria 2.

Com uma performance decisiva, a bicampeã mundial Tyler Wright(AUS) superou a estreante Erin Brooks (CAN) e fechou as quartas de final. Wright estava atrás de Brooks quando encontrou uma onda média e surfou nela até o pico, conseguindo um 7.07 e superando Brooks.

O número 2 do mundo , Yago Dora (BRA), deu um show nos Supertubos em sua bateria de abertura, exibindo sua boa leitura das ondas para conectar curvas grandes e fluidas e encontrar uma seção sólida para chutar uma rotação frontal impressionante, conquistando um excelente 9,33. Dora está na cola de Jordy Smith (RSA) pela primeira posição e será uma força a ser reconhecida em J-Bay.

“Eu estava com um pouco de medo de pegar a rampa, porque a onda estava firme e eu tinha muita velocidade”, disse Dora. “A sensação que tive foi a melhor do surfe, flutuando no ar e caindo nas flats. Você pode ser muito criativo nessa onda, é a onda perfeita, mas as linhas estão sempre mudando um pouquinho, então ainda é imprevisível e você tem que se adaptar rápido.”

Juntando-se a Dora nas oitavas de final estão os brasileiros Filipe Toledo , Italo Ferreira e João Chianca . Toledo venceu sua bateria da rodada de abertura e avançou direto para as oitavas de final, enquanto Ferreira e Chianca tiveram que enfrentar a rodada eliminatória, superando Matthew McGillivray (RSA) e Joel Vaughan (AUS), respectivamente.

O atual número 6 do mundo, Griffin Colapinto (EUA), o número 7 Jack Robinson (AUS) e o número 8 Barron Mamiya (HAW) também estão classificados para a próxima fase e serão nomes a serem observados na batalha dos 5 Finalistas após suas respectivas vitórias nas baterias de hoje. Colapinto e Mamiya lutaram na Rodada Eliminatória para despachar Alejo Muniz (BRA) e Seth Moniz (HAW), respectivamente, enquanto Robinson garantiu a vitória logo no início da Rodada de Abertura com um total sólido de 14,83 em duas ondas (de um total de 20 possíveis).

O curinga local Matthew McGillivray salta de paraquedas em J-Bay para a primeira bateria

O louco sul-africano Matthew McGillivray (RSA) chegou à Baía de Jeffreys em grande estilo, saltando de paraquedas de 2.280 metros de altura com sua roupa de mergulho e rash guard, pronto para remar para a bateria da Rodada de Abertura. McGillivray, ex-CTer, é conhecido por seus hobbies de esportes radicais fora do surfe, como paraquedismo e base jumping.

Infelizmente, Italo Ferreira (BRA) eliminou McGillivray da competição na Eliminatória 3.

Resultados da rodada de abertura masculina do Corona Cero Open J-Bay:

1ª LUTA: Jake Marshall (EUA) 9,23 DEF. Italo Ferreira (BRA) 6,10, Seth Moniz (HAW) 3,94

HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) 13,83 DEF. Alejo Muniz (BRA) 8,83, Joel Vaughan (AUS) 8,00

3ª TEMPORADA: Yago Dora (BRA) 15,83 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 8,70, Connor O’Leary (JPN) 7,64

HEAT 4: Crosby Colapinto (EUA) 13,36 DEF. Jordy Smith (RSA) 12h00, Luke Thompson (RSA) 8h74

5ª TEMPORADA: Ethan Ewing (AUS) 11,53 DEF. Marco Mignot (FRA) 11,43, Cole Houshmand (EUA) 8,00

HEAT 6: Leonardo Fioravanti (ITA) 16.13 DEF. Griffin Colapinto (EUA) 15,67, Rio Waida (INA) 12,50

HEAT 7: Jack Robinson (AUS) 14,83 DEF. João Chianca (BRA) 12h90, Miguel Pupo (BRA) 12h06

TEMPO 8: Filipe Toledo (BRA) 13,50 DEF. Barron Mamiya (HAW) 11,26, Alan Cleland (MEX) 10,46

Resultados da Rodada Eliminatória Feminina do Corona Cero Open J-Bay:

1ª TEMPORADA: Caitlin Simmers (EUA) 13,00 DEF. Sarah Baum (RSA) 7,83

HEAT 2: Caroline Marks (EUA) 11,16 DEF. Luana Silva (BRA) 10/10

HEAT 3: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 10,50 DEF. Francisca Veselko (POR) 9h30

4ª Eliminatória: Tyler Wright (AUS) 12,57 DEF. Erin Brooks (CAN) 12,44

Resultados da rodada eliminatória masculina do Corona Cero Open J-Bay:

1ª TEMPORADA: Jordy Smith (RSA) 16,43 DEF. Luke Thompson (RSA) 15,96

TEMPO 2: Marco Mignot (FRA) 12,23 DEF. Miguel Pupo (BRA) 8,80

3ª TEMPORADA: Italo Ferreira (BRA) 13,53 DEF. Matthew McGillivray (RSA) 9,20

HEAT 4: Cole Houshmand (EUA) 12,86 DEF. Rio Waida (INA) 12.57

HEAT 5: Griffin Colapinto (EUA) 11,83 DEF. Alejo Muniz (BRA) 9h20

HEAT 6: João Chianca (BRA) 11h00 DEF. Joel Vaughan (EUA) 10,77

TEMPO 7: Barron Mamiya (HAW) 12h30 DEF. Seth Moniz (HAW) 7,76

8ª TEMPORADA: Connor O’Leary (JPN) 13,50 DEF. Alan Cleland (MEX) 8,66

Confrontos das quartas de final do Corona Cero Open J-Bay Feminino:

HEAT 1: Gabriela Bryan (HAW) x Tyler Wright (AUS)

HEAT 2: Caitlin Simmers (EUA) x Caroline Marks (EUA)

3ª LUTA: Molly Picklum (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

4ª Eliminatória: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS)

Confrontos das oitavas de final do Corona Cero Open J-Bay Masculino:

HEAT 1: Yago Dora (BRA) x João Chianca (BRA)

HEAT 2: Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA)

HEAT 3: Kanoa Igarashi (JPN) x Crosby Colapinto (EUA)

4ª Eliminatória: Griffin Colapinto (EUA) x Cole Houshmand (EUA)

5ª LUTA: Jordy Smith (RSA) x Marco Mignot (FRA)

HEAT 6: Barron Mamiya (HAW) x Filipe Toledo (BRA)

HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) x Connor O’Leary (JPN)

Eliminatória 8: Ethan Ewing (AUS) x Jake Marshall (EUA)