Corona Cero Open J-Bay aguarda o dia das finais com campo reduzido após eliminações nas oitavas de final masculinas

Corona Cero Open J-Bay , etapa nº 10 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) de 2025, continuou hoje para completar as oitavas de final masculinas com ondas de três a cinco pés passando pelos Supertubos. 

Com a ondulação se dissipando, as condições pioraram ao longo da manhã, e os organizadores decidiram não realizar as quartas de final femininas hoje. A competição foi cancelada para amanhã, segunda-feira, 14 de julho, e terça-feira, 15 de julho, e a próxima chamada será feita na quarta-feira, 16 de julho, às 7h45 GMT+1, com possível início às 8h03.

O novato Marco Mignot (FRA) desferiu um golpe devastador, eliminando Jordy Smith (RSA) diante de sua torcida e lhe retirando a camisa amarela de líder. Mignot se manteve ocupado para construir uma pontuação sólida, enquanto Smith optou por esperar por uma onda maior de sets, que nunca chegou. Smith deixou para muito tarde, precisando de uma pontuação quase excelente nos minutos finais, e Mignot avançou para sua segunda aparição nas quartas de final no CT.

“Se você enfrenta o número 1 e o vence, a recompensa é maior”, disse Mignot. “Eu sempre quero surfar contra os melhores e me superar. Esses momentos são especiais, para compartilhar com o Jordy, o rei de J-Bay, mas estou superfeliz por vencer. Antes de vir para cá, eu assistia a clipes do Jordy, porque acho que ele é o melhor aqui.”

Empatando novamente, mas em um continente diferente, Griffin Colapinto (EUA) e Cole Houshmand(EUA) se reencontraram em Supertubos após se enfrentarem na final do VIVO Rio Pro há pouco mais de uma semana. Colapinto trabalhou rápido para construir uma pontuação e fechou a disputa com um 7,50 (de 10 possíveis) por suas curvas potentes e curvas longas em uma grande parede de J-Bay. Colapinto está perto da fase de corte da Final 5 da WSL e pode entrar na disputa pelo título mundial com um resultado sólido na África do Sul.

“É uma sensação boa”, disse Colapinto. “Esta é importante para mim porque quero chegar à Final 5. Acho que ele está feliz por mim depois de vencer o Brasil e é como um irmão mais velho para mim, mas estou naquela posição agora em que cada bateria é importante.”

Pressionado por João Chianca (BRA) na primeira bateria das oitavas de final, o número 2 do mundo, Yago Dora (BRA), começou na defensiva. Uma rápida troca de equipamento mudou o ritmo, pois Dora sabia que precisava de uma pontuação alta. Confiando em sua destreza aérea, Dora correu pela linha de chegada, lançando-se na luz dourada da manhã e aterrissando para um excelente 9,00.

“Quebrei a ponta da minha quilha, e aquela era a minha prancha mágica”, disse Dora. “Eu não queria trocar de prancha, então peguei uma onda para trocar a quilha. Houve uma longa calmaria, então tentei manter a paciência e esperar por uma oportunidade. Era uma onda estranha, então eu sabia que teria que ir longe de novo. A segunda melhor sensação no surfe é voar pelo ar e cair nas flats, é tão assustador, então quando você consegue, a sensação é tão boa.”

Com Smith eliminado do evento, Dora assumiu a posição número 1, mas Kanoa Igarashi (JPN) ainda pode desafiá-lo pela camisa amarela de líder em J-Bay, já que ambos avançaram para as quartas de final.

Resultados das oitavas de final masculinas do Corona Cero Open J-Bay:

TEMPO 1: Yago Dora (BRA) 14,57 DEF. João Chianca (BRA) 13.67

HEAT 2: Leonardo Fioravanti (ITA) 13,34 DEF. Jack Robinson (EUA) 9,76

HEAT 3: Kanoa Igarashi (JPN) 13,50 DEF. Crosby Colapinto (EUA) 9,33

4ª TEMPORADA: Griffin Colapinto (EUA) 14,37 DEF. Cole Houshmand (EUA) 12,57

5ª TEMPORADA: Marco Mignot (FRA) 14,57 DEF. Jordy Smith (RSA) 11,17

TEMPO 6: Filipe Toledo (BRA) 14,97 DEF. Barron Mamiya (HAW) 10,60

7ª TEMPORADA: Connor O’Leary (JPN) 12,83 DEF. Italo Ferreira (BRA) 12,33

8ª Eliminatória: Ethan Ewing (AUS) 12.00 DEF. Jake Marshall (EUA) 10.00

Corona Cero Open J-Bay Masculino nas quartas de final:

HEAT 1: Yago Dora (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Griffin Colapinto (EUA)

HEAT 3: Marco Mignot (FRA) x Filipe Toledo (BRA)

4ª Eliminatória: Connor O’Leary (JPN) x Ethan Ewing (AUS)

Confrontos das quartas de final do Corona Cero Open J-Bay Feminino:

HEAT 1: Gabriela Bryan (HAW) x Tyler Wright (AUS)

HEAT 2: Caitlin Simmers (EUA) x Caroline Marks (EUA)

3ª LUTA: Molly Picklum (AUS) x Lakey Peterson (EUA)

4ª Eliminatória: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS)