Mateus Sena bate todos os recordes do CBSurf Dream Tour Ubatuba

O potiguar ganhou os dois prêmios da Mormaii derrotando o campeão mundial Adriano de Souza e Juliana dos Santos foi o destaque do feminino na quarta-feira

As ondas melhoraram bastante na Praia de Itamambuca e o potiguar Mateus Sena bateu todos os recordes do CBSurf Dream Tour Ubatuba. Na quarta-feira foi iniciada a categoria feminina e a campeã brasileira, Juliana dos Santos, levou o óculos da Mormaii pelo maior somatório – 13,57 pontos – entre as meninas. Já Mateus Sena ganhou um relógio Mormaii pela maior nota do dia – 9,00 – e um óculos pelo maior somatório masculino – 16,56 pontos.

Os recordes do ubatubense Weslley Dantas na terça-feira – nota 7,33 e 13,50 pontos – foram batidos na abertura da repescagem, logo após a primeira apresentação das meninas no CBSurf Dream Tour Ubatuba na Praia de Itamambuca. Mateus Senamassacrou uma esquerda com batidas e rasgadas de frontside e finalizou com um aéreo full rotation. Os juízes deram nota 9,00 e o potiguar surfou muito bem outra onda, somando 7,67 para atingir 16,67 pontos, contra um convidado ilustre do evento, o campeão mundial Adriano de Souza.

“Eu tava ansioso para essa bateria com o Mineirinho (Adriano de Souza), um cara que eu cresci assistindo ele surfar e é ídolo dessa geração inteira que tá competindo aqui. Então, é sempre uma honra fazer uma bateria com ele”, disse Mateus Sena“Estou mais feliz ainda de vencer essa bateria soltando meu surfe, pois fazia tempo que não conseguia isso. Assim a gente vê que todo trabalho duro, é recompensado. Eu usei minha prancha do dia a dia, da Index Krown, confio muito no meu equipamento, as pranchas estão voando e vamos nessa”.

Antes do Mateus Sena fazer o segundo maior placar do ano no Dream Tour 2025, abaixo só dos 17,50 pontos do cearense Rafael Venuto na primeira etapa em Porto de Galinhas (PE), a melhor apresentação do dia era do paulista Marcos Correa. Também contra Adriano de Souza na bateria que fechou a primeira fase, ele mandou o campeão mundial pra repescagem, acertando um aéreo numa onda que valeu 7,17, nota que valia um relógio Mormaii.

“Estou muito feliz por ter começado bem o campeonato e disputado uma bateria com o Adriano de Souza. Acho que é a primeira vez que eu ganho dele”, contou Marcos Correa“É o nosso campeão mundial, o capitão, tinha também o Pedro Dib, um moleque que surfa muito e a bateria foi muito acirrada. Mas, graças a Deus, eu tirei um 7,17 num aéreo bom ali, um 5,90 também e consegui escapar da repescagem. O 7,17 é a maior nota do dia por enquanto e vamos ver se ninguém me tira esse prêmio da Mormaii”.

CAMPEÃO MUNDIAL – Só que Mateus Sena tirou o relógio dele pela maior nota e também levou o óculos pelo maior somatório masculino do segundo dia do CBSurf Dream Tour Ubatuba. Na quarta-feira, tiveram mais quatro duelos da repescagem e os paulistas Renan Pulga e Giovani Pontes, o catarinense Wallace Vasco e o pernambucano Alan Donato, se recuperaram das derrotas nas suas estreias em Itamambuca e avançaram para a terceira fase. Apesar da eliminação, o capitão Adriano de Souza estava feliz por voltar a Ubatuba.

“É muito legal ver um evento de grande porte em São Paulo novamente. Faz muitos anos que eu não vejo, então tive a oportunidade de vir participar e fico muito feliz, porque foi aqui o estado onde me criei. Eu fiz grandes eventos aqui em Ubatuba, já fui campeão nessa praia, então é um prazer enorme poder voltar e a gente é sempre muito bem recebido aqui. Parabéns a CBSurf por trazer um campeonato de grande porte pra São Paulo novamente. E Deus nos abençoou com altas ondas hoje, então estou feliz em estar aqui”, disse Adriano de Souza.

CAMPEÃ BRASILEIRA – Na primeira fase feminina, a atual campeã brasileira Juliana dos Santos se destacou no cenário mágico da quarta-feira na “Reserva Nacional de Surf”, com Sol e boas ondas na Praia de Itamambuca. A cearense chegou a bater as marcas do Weslley Dantas, com os 13,57 pontos das notas 7,57 e 6,00 do seu ataque vertical de backside nas direitas de Itamambuca. Juliana derrotou Luara Mandelli (PR) e Maya Carpinelli (SC) e foi uma das oito surfistas que passaram direto para as oitavas de final do CBSurf Dream Tour Ubatuba.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus e estou muito feliz de estar aqui em Itamambuca, por ter passado essa bateria fazendo boas performances”, disse Juliana dos Santos“Estou feliz de ter conseguido extrair o melhor de mim e tenho muito mais pra mostrar ainda. Antes do evento, eu tava treinando junto com o Binho (Nunes), que é um mestre. A gente vem trabalhando pra consertar os erros e fiquei feliz de ter feito uma boa bateria. Fiz duas notas já no começo e estou realmente feliz pela performance que consegui nessa bateria”.

Na bateria seguinte, Laura Raupp começou a defender a liderança no ranking do Dream Tour 2025com uma vitória no último minuto. A catarinense foi vice-campeã brasileira no ano passado e ganhou a primeira etapa deste ano em Porto de Galinhas (PE), carimbando a faixa da campeã Juliana dos Santos na final. Laura fez a segunda melhor apresentação feminina da quarta-feira, derrotando por 12,63 pontos outra cearense campeã brasileira, Yanca Costa, e a mais jovem participante em etapas do Dream Tour, a paulista da Praia Grande, Carol Bastides, bicampeã brasileira Sub-16 da CBSurf com apenas 14 anos de idade.

“Eu só queria me divertir ali dentro d´água e tentar achar ondas boas para surfar”, disse Laura Raupp“Estou feliz de ter conseguido colocar em prática o que eu venho treinando, principalmente as manobras progressivas, chutando, que eu gosto bastante de fazer. Como ninguém perde nessa fase, eu arrisquei mais, voltei num layback que meu deu chance de ganhar e peguei essa última pra virar. Fui pro tudo ou nada e, graças a Deus, eu venci. Eu amo muito Ubatuba e Itamambuca, já vim muitas vezes pra cá e é um lugar especial pra mim”.

SURFISTAS OLÍMPICAS – Outro destaque da primeira fase feminina, foi a jovem baiana Potira Castaman, que mora em Florianópolis. Ela ganhou a última vaga direta para as oitavas de final do CBSurf Dream Tour Ubatuba, superando duas campeãs brasileiras que já defenderam o país nas Olimpíadas. Potira foi a grande surpresa do dia, pois as favoritas eram a campeã do primeiro circuito Dream Tour em 2023, Tainá Hinckel, e a hexacampeã brasileira Silvana Lima.

 “Nossa, as duas são minhas ídolas, já chegaram em lugares que eu quero chegar um dia e essa vitória me mostra que posso conseguir”, disse Potira Castaman“Estou muito feliz porque as duas surfam muito, mas eu entrei sem pressão nenhuma, porque contra duas atletas olímpicas, não é pouca coisa. Eu tentei me manter concentrada lá dentro, dizendo pra mim mesmo que estava ali com elas porque eu merecia e podia passar a bateria. Eu consegui surfar bem e foi muito importante para mim, ter vencido essa bateria”.

REPESCAGEM – As duas surfistas olímpicas terão outra chance de passar para as oitavas de final nos duelos eliminatórios da repescagem. A catarinense Tainá Hinckel está na primeira bateria com outra campeã brasileira, a paraibana Diana Cristina. A Silvana Lima, que derrotou Tainá na decisão do título do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro no domingo, está na quarta bateria com a catarinense Maya Carpinelli. A segunda fase feminina vai rolar após os 11 confrontos da repescagem masculina, que ficaram para abrir a quinta-feira em Itamambuca.

Neles, os líderes do Dream Tour 2025 vão tentar aproveitar a segunda chance de classificação para a terceira fase do CBSurf Dream Tour Ubatuba. O vice-campeão da primeira etapa em Porto de Galinhas (PE), Yage Araujo, competirá no terceiro duelo do dia com o paulista Tales Araujo. E o atual campeão brasileiro, Douglas Silva, que começou a defender o título com vitória em casa, entra no confronto seguinte com o ex-top da elite mundial convidado desta etapa, Caio Ibelli. E três baterias depois, tem mais uma estrela internacional, Jadson André.

 “De surfista para surfista” é o lema da Confederação Brasileira de Surf, que realiza o Dream Tourcom promoção da Dream Factory e patrocínio master da Corona Cero, contando também com patrocínio da Gerdau e apoio da Mormaii, Ocean Pact e parafinas FuWax. Esta segunda etapa recebe o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Turismo Ubatuba-SP, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e suporte da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Federação de Surf do Estado de São Paulo.

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NA PRAIA DE ITAMAMBUCA:

PRIMEIRA FASE – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:

12: 1-Alan Jhones (RN)=12.80, 2-Glauciano Rodrigues (CE)=10.57, 3-Leo Andrade (ES)=9.23

13: 1-Gabriel Klaussner (SP)=13.50, 2-Messias Felix (CE)=9.54, 3-João Artur (SP)=6.03

14: 1-Luan Carvalho (SP)=10.57, 2-Rafael Venuto (CE)=10.33, 3-Lucas Silveira (RJ)=9.50

15: 1-Krystian Kymerson (ES)=11.93, 2-Alex Ribeiro (SP)=11.77, 3-Matheus Gomes (SP)=10.60

16: 1-Marcos Correa (SP)=13.07, 2-Pedro Dib (SP)=11.37, 3-Adriano de Souza (SP)=10.23

PRIMEIRA FASE – 1.a=Oitavas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:

1.a: 1-Kiany Hyakutake (SC)=11.80, 2-Alexia Monteiro (RS)=10.03, 3-Sophia Gonçalves (SP)=7.23

2.a: 1-Larissa dos Santos (CE)=9.53, 2-Isabelle Nalu (SC)=7.43, 3-Taís Almeida (RJ)=6.26

3.a: 1-Analu Silva (PB)=8.30, 2-Mariana Areno (RJ)=8.13, 3-Diana Cristina (PB)=6.57

4.a: 1-Juliana dos Santos (CE)=13.57, 2-Luara Mandelli (PR)=8.20, 3-Maya Carpinelli (SC)=6.23

5.a: 1-Laura Raupp (SC)=12.63, 2-Yanca Costa (CE)=11.60, 3-Carol Bastides (SP)=6.73

6.a: 1-Julia Nicanor (SP)=11.33, 2-Kemily Sampaio (SP)=7.44, 3-Nathalie Martins (PR)=5.03

7.a: 1-Monik Santos (PE)=9.23, 2-Julia Duarte (RJ)=8.10, 3-Mayara Zampieri (SP)=6.70

8.a: 1-Potira Castaman (BA)=8.57, 2-Silvana Lima (CE)=7.80, 3-Tainá Hinckel (SC)=6.80

REPESCAGEM – derrota=33.o lugar com R$ 3.000 e 1.000 pontos:

1.a: Mateus Sena (RN) 16,67 x 9,50 Adriano de Souza (SP)

2.a: Renan Pulga (SP) 8,10 x 7,90 Pedro Dib (SP)

3.a: Wallace Vasco (SC) 10,50 x 5,60 Michel Roque (CE)

4.a: Giovani Pontes (SP) 10,83 x 5,53 Deyvson Santos (RN)

5.a: Alan Donato (PE) 9,80 x 8,40 Matheus Gomes (SP)

PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF DREAM TOUR UBATUBA:

REPESCAGEM – derrota=33.o lugar com R$ 3.000 e 1.000 pontos:

6.a: Adauto Sena (RN) x Leo Andrade (ES)

7.a: Israel Junior (RN) x Cauã Costa (CE)

8.a: Yage Araujo (BA) x Tales Araujo (SP)

9.a: Douglas Silva (PE) x Caio Ibelli (SP)

10: Glauciano Rodrigues (CE) x Murillo Coura (SP)

11: Alex Ribeiro (SP) x Daniel Templar (RJ)

12: Jadson André (RN) x João Artur (SP)

13: Luan Ferreyra (PE) x Gabriel André (SP)

14: Vitor Ferreira (RJ) x Hizunome Bettero (SP)

15: Messias Felix (CE) x Luel Felipe (PE)

16: Rafael Venuto (CE) x Lucas Silveira (RJ)

Assessoria de Imprensa da CBSurf: João