Douglas Silva defende a Seleção Brasileira de Surf nas finais do ISA Surfing Games

O campeão brasileiro caiu para a repescagem, mas venceu duas baterias e vai disputar vaga na decisão do título e da medalha de ouro em El Salvador

O pernambucano Douglas Silva vai representar a Seleção Brasileira de Surf nas finais do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games 2025 neste domingo. O campeão brasileiro perdeu a chance de fazer a final do Evento Principal, mas depois ganhou duas baterias na repescagem e vai disputar vaga na decisão do título mundial e da medalha de ouro em El Salvador. Já Sophia Medina e Laura Rauppperderam em suas primeiras participações no sábado e saíram da briga na oitava fase da repescagem. As finais da principal competição da International Surfing Association (ISA), serão transmitidas ao vivo pelo ISAsurf.org.

O marroquino Teva Bouchgua passou junto com o surfista da cidade do Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, para a 12.a e última fase da Repescagem. Eles vão disputar duas vagas para a decisão do título do Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, com os dois surfistas que ficarem na terceira e quarta posição na bateria final do Evento Principal. Nele estão dois franceses, o campeão olímpico Kauli Vaast e Jorgann Couzinet, contra dois australianos, Morgan Cibilic e Dane Henry.

Foram justamente Morgan Cibilic e Kauli Vaast, que mandaram Douglas Silva para a repescagem. O pernambucano mostrou muita força mental para superar essa derrota. Ele estava a um passo de disputar vaga na final do ISA Surfing Games 2025, mas acabou perdendo para os dois. Douglassomou 12,60 pontos com notas 6,83 e 5,77, contra 13,47 do francês e 14,67 do australiano.

RECUPERAÇÃO DA DERROTA COM DUAS VITÓRIAS NA REPESCAGEM

     O campeão brasileiro caiu então para a décima das doze fases da Repescagem e não perdeu mais. Na primeira bateria, Douglas Silva já começou forte com nota 7,17 e liquidou seus adversários com o 6,23 que recebeu em sua segunda onda. As duas notas confirmaram a vitória brasileira por 13,40 pontos e o espanhol Ruben Vitoria avançou em segundo lugar com 10,70. Os dois eliminaram o sueco Kian Martin, que ficou em último com 8,93 pontos nas duas notas computadas.

Depois, Douglas Silva repetiu o feito de garantir a vitória nas duas primeiras ondas que surfou. Novamente, já começou com a maior nota da bateria, 6,67, que somou com 6,20 da segunda onda para atingir imbatíveis 12,87 pontos. A disputa pela segunda vaga na final da Repescagem foi intensa e decidida por pequena diferença. O marroquino Teva Bouchgua se classificou com 11,60 pontos, eliminando o peruano Alonso Correa com 11,17 e o espanhol Ruben Vitoria com 10,80.

TIME FEMININO DA SELEÇÃO BRASILEIRA FICA NA OITAVA FASE DA REPESCAGEM

     Na competição feminina, as duas surfistas da Seleção Brasileira de Surf que ainda estavam na batalha da repescagem, não passaram as primeiras baterias que disputaram no sábado. A paulista Sophia Medina ficou em último no primeiro confronto da oitava fase, sendo eliminada junto com a peruana Daniella Rosas, pela norte-americana Eden Walla e a japonesa Nanaho Tsuzuki.

     Eden Walla conseguiu uma nota 8,00 em sua melhor onda, enquanto a maior da Sophia Medina foi 4,83. Na disputa seguinte, a catarinense Laura Raupp só conseguiu surfar três ondas e somou notas 5,63 e 5,17, totalizando 10,80 pontos. Por pouco, foi superada pela peruana Sol Aguirre, que passou em segundo lugar com 11,36 pontos. A vencedora foi a espanhola Janire Etxabarri com 14,26 pontos.

Assessoria de Imprensa da CBSurf: João Carvalho