A etapa nº 9 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), com a ação retornando com ondulação limpa de 1,2 a 1,5 metro. Todos os quartas de final masculinos, juntamente com três semifinalistas femininos, foram definidos após a conclusão das rodadas eliminatórias masculinas e das oitavas de final, bem como três das quatro quartas de final femininas. O evento foi cancelado para amanhã, sexta-feira, 27 de junho, com a convocação para sábado e domingo atualizada amanhã.
À medida que a disputa pelo Final 5 continua e o Tour se aproxima das Finais da WSL, a vitória de Molly Picklum (AUS) sobre Wildcard Arena Rodriguez (PER) na última bateria do dia a confirmou como número 1 do mundo pela primeira vez nesta temporada. A australiana vestirá a camisa amarela de líder no próximo evento, o Corona Cero Open J-Bay, onde ficou em segundo lugar em sua única participação anterior.
“Essa é a melhor notícia de todas”, disse Picklum. “Sinto que, para mim, ganhei a Camisa Amarela logo no começo do ano nos últimos anos. Obviamente, ouvi todos os boatos de que todas as garotas que estão no topo podem ser eliminadas, e é obviamente uma grande oportunidade para mim. Senti tudo isso com certeza, mas, no fim das contas, eu estava apenas usando isso para o bem e para me animar. Estou tão feliz, isso é incrível, especialmente perto do final do ano. Quero continuar me esforçando, com certeza.”
O vencedor do VIVO Rio Pro de 2024, Italo Ferreira (BRA), garantiu sua primeira participação nas quartas de final desde a Etapa nº 4 em El Salvador, após derrotar Crosby Colapinto (EUA) nas oitavas de final. Uma mudança no vento permitiu aéreos pela direita, com Colapinto registrando 7,83 para uma dramática reversão aérea de frontside. Para não ficar atrás, Ferreira respondeu com uma rotação completa de backside imponente, conquistando 9,33, a maior pontuação em uma única onda do evento. O medalhista de ouro olímpico e campeão mundial de 2019 aproveitou a energia da torcida local, comemorando o término de sua onda na praia com um high-five nos fãs antes de retornar ao lineup.
“Estou vivendo meu melhor momento”, disse Ferreira. “Foi superdivertido contra o Crosby [Colapinto]. Vi ele dando um belo aéreo e depois tive a chance de fazer algo grandioso também. Estou muito feliz por viver este momento e tentar ultrapassar os limites, surfar e dar um show para todo mundo na praia.”
Yago Dora (BRA), também finalista de Ferreira no VIVO Rio Pro 2024 e vencedor do evento de 2023, avançou para sua sexta quartas de final em sete participações no evento. O atual número 2 do mundo abriu o dia registrando o maior total de baterias do evento até o momento, derrotando o Wildcard Peterson Crisanto (BRA) na Rodada Eliminatória. O total de 15,50 de Dora em duas ondas incluiu um excelente 8,67, para um tubo rápido no qual ele navegou habilmente pela porta do cachorro.
Uma segunda excelente pontuação, 8,50 para uma combinação crucial de duas voltas, também deu o tom para a vitória do surfista de 28 anos sobre Alan Cleland Jr. (MEX) nas oitavas de final. “A onda aqui em Itaúna é muito difícil, mesmo as ondas boas e de qualidade”, disse Dora. “Ela tem um balanço, meio que te derruba o tempo todo, então você tem que estar muito focado, muito conectado.
Sinto que estou conseguindo fazer isso e completar as manobras nas partes mais críticas das ondas. Esta bateria começou e o Alan [Cleland] pegou uma onda que parecia muito boa, mas eu tinha a sensação de que havia outra onda melhor vindo atrás, como se fosse uma parede. Eu meio que o fiz me comprometer com aquela primeira onda, então eu estava em uma boa posição para a próxima, e a próxima veio e foi muito boa, me deu uma cara muito boa para duas grandes curvas e foi bom conseguir uma ótima largada.”
Dora enfrentará Miguel Pupo (BRA) nas quartas de final, após o veterano do CT vencer em uma partida totalmente brasileira das oitavas de final, que contou com o bicampeão mundial Filipe Toledo(BRA). A bateria foi até o fim antes de um buzzer beater de Pupo garantir uma vitória emocionante para o surfista de 33 anos, que está surfando em um evento do CT em seu país natal pela primeira vez desde 2022. Com 45 segundos restantes no relógio e Toledo mantendo uma pequena vantagem e prioridade, Pupo foi forçado a ir para a direita em uma bateria dominada por esquerdas.
A face da onda se abriu, permitindo que Pupo usasse seu backhand e vencesse Toledo, o tetracampeão do Rio Pro, por uma margem de 0,16.
“[Tenho] muitas emoções, com certeza, sabe, o Filipe [Toledo] é o cara a ser batido”, disse Pupo. “Tenho muito respeito por ele e sabia que seria uma bateria difícil. Peguei a primeira onda boa, provavelmente cometi um erro quando peguei uma onda que não estava boa. Achei que já tinha acabado e peguei uma onda ruim, surfei mal e, na volta, sabia que tinha mais uma chance. Queria ir para a esquerda, mas a onda fechou, então virei à direita no canal e a onda simplesmente apareceu para mim.”
A temporada de sucesso de Luana Silva (BRA) continuou hoje, com a jovem de 20 anos chegando às semifinais pela segunda vez na carreira. A atual campeã mundial júnior, Silva, derrotou o bicampeão mundial Tyler Wright (AUS) com seu poderoso forehand brilhando na direita, conquistando um total de 12,80, o maior do dia para a categoria feminina.
“Não comecei da melhor maneira”, disse Silva. “Eu queria, mas continuei caindo. Me movi para a esquerda para encontrar uma esquerda, mas não havia esquerdas. E então voltei para a direita e encontrei aquela primeira direita boa, e acho que comecei a pegar o ritmo. Como não amar esse apoio na praia? É incrível para nós. Estou me sentindo supergrata.”
Griffin Colapinto (EUA) abriu sua bateria das oitavas de final contra Leonardo Fioravanti (ITA) com uma rotação completa de backhand, obtendo uma pontuação de 7,17, antes de uma segunda versão da mesma manobra garantir a vitória. Foi quase um déjà vu para o italiano, com Colapinto aplicando uma rotação completa de frontside impressionante para ganhar um 10 Perfeito e garantir a vitória em seu último confronto direto na Parada nº 7 em Margaret River. Com os dois surfistas posicionados lado a lado no ranking, Colapinto conseguiu manter a vantagem na 9ª posição, mantendo-se a uma curta distância do Top 5.
“Fiquei superfeliz com [a 7.17]”, disse Colapinto. “Na verdade, no calor mais cedo, eu meio que tentei fazer um aéreo, e não consegui conectar muito bem, mas consegui sentir a onda. Eu disse [ao Gian Bernini], o gerente da equipe Lost aqui: ‘Acho que esta prancha tem um aéreo muito bom, vai grudar nos meus pés’. E aí, na primeira onda, tive a oportunidade e ela grudou. É muito divertido. Faz muito tempo que não faço aéreos de backside, então foi muito bom conseguir fazer isso de novo.”
Colapinto enfrentará agora o atual número 1 do mundo , Jordy Smith(RSA), nas quartas de final para uma revanche da Margaret River Pro Final. O californiano terá a companhia de dois vizinhos próximos, Cole Houshmand (EUA) e Jake Marshall (EUA), que se enfrentarão na segunda bateria.
Ethan Ewing (AUS) derrotou o compatriota australiano Joel Vaughan(AUS) na última bateria das oitavas de final, avançando para as quartas de final do Rio Pro pelo terceiro ano consecutivo. Ewing retorna à quinta posição no ranking, após a eliminação de Barron Mamiya (HAW) na fase eliminatória. O australiano enfrentará em seguida o quarto colocado, Italo Ferreira (BRA), na disputa por espaço na disputa pelo Final Five.
Utilizando tanto o forehand quanto o backhand para garantir suas corridas de pontuação, Caroline Marks (EUA) conquistou uma vitória expressiva sobre Tatiana Weston-Webb (BRA). Medalhistas de ouro e prata, respectivamente, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, Marks e Weston-Webb já travaram diversas batalhas acirradas, incluindo a mais recente nas Finais da Lexus WSL 2024. No entanto, apesar do enorme apoio do público a Weston-Webb, o confronto de hoje foi todo sobre Marks, a campeã mundial de 2023, que avançou para apenas sua segunda semifinal da temporada.
“Eu sabia que [Tatiana Weston-Webb] era uma competidora muito forte e pensei: ‘Não vou deixar ninguém torcendo por mim'”, disse Marks. “Tem sido bem engraçado, então eu estava tentando me concentrar em mim mesma e bloquear o barulho. Todos os fãs brasileiros são incríveis, você realmente sente a energia. Mas eu estava tentando bloquear o barulho e fazer o meu próprio. Tati e eu tivemos muitas batalhas boas juntas, tem sido muito divertido competir contra ela. Eu sabia que ela seria muito difícil de vencer, especialmente quando a competição é muito difícil. Estou muito feliz por chegar às semifinais. É uma sensação muito boa.”

Resultados da Rodada Eliminatória Masculina do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero:
TEMPO 1: Jordy Smith (RSA) 11,33 DEF. Gabriel Klaussner (BRA) 8,67
TEMPO 2: Ethan Ewing (AUS) 15,27 DEF. Marco Mignot (FRA) 11/10
TEMPO 3: Yago Dora (BRA) 15,50 DEF. Peterson Crisanto (BRA) 8,93
HEAT 4: Jack Robinson (AUS) 13.04 DEF. Rio Waida (INA) 12.57
HEAT 5: Kanoa Igarashi (JPN) 11,73 DEF. Alejo Muniz (BRA) 9,67
HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) 9,20 DEF. João Chianca (BRA) 8,73
HEAT 7: Seth Moniz (HAW) 10,50 DEF. Barron Mamiya (HAW) 6,56
8ª TEMPORADA: Jake Marshall (EUA) 9,94 DEF. Connor O’Leary (JPN) 9,60
Resultados das oitavas de final masculinas do VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero:
1ª TEMPORADA: Yago Dora (BRA) 12,33 DEF. Alan Cleland (MEX) 11,50
TEMPO 2: Miguel Pupo (BRA) 10,83 DEF. Filipe Toledo (BRA) 10,67
3ª TEMPORADA: Cole Houshmand (EUA) 9,84 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 8,50
4ª BATALHA: Jake Marshall (EUA) 13,00 DEF. Jack Robinson (AUS) 10,50
5ª TEMPORADA: Jordy Smith (RSA) 10,83 DEF. Seth Moniz (HAW) 9,83
HEAT 6: Griffin Colapinto (EUA) 13,87 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 12,80
TEMPO 7: Ítalo Ferreira (BRA) 14,33 DEF. Crosby Colapinto (EUA) 13h30
HEAT 8: Ethan Ewing (AUS) 12,63 DEF. Joel Vaughan (EUA) 11.14
Resultados das Quartas de Final Femininas do VIVO Rio Pro Apresentado pela Corona Cero:
1ª CLASSIFICAÇÃO: Caroline Marks (EUA) 12,16 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 4,10
2ª TEMPORADA: Luana Silva (BRA) 12,80 DEF. Tyler Wright (AUS) 8,84
3ª TEMPORADA: Molly Picklum (AUS) 10,50 DEF. Arena Rodriguez (PER) 7,17
4ª Eliminatória: Lakey Peterson (EUA) x Erin Brooks (CAN)
VIVO Rio Pro apresentado pelos confrontos das quartas de final masculino do Corona Cero:
HEAT 1: Yago Dora (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
HEAT 2: Cole Houshmand (EUA) x Jake Marshall (EUA)
3ª LUTA: Jordy Smith (RSA) x Griffin Colapinto (EUA)
HEAT 4: Italo Ferreira (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
VIVO Rio Pro apresentado pelos confrontos da semifinal feminina do Corona Cero:
HEAT 1: Caroline Marks (EUA) x Luana Silva (BRA)
TEMPORADA 2: Molly Picklum (AUS)

