Foto: Christian Petersen
O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, deixou a pista do Estádio Nacional de Tóquio radiante após conquistar a medalha de prata nos 400 m com barreiras do Mundial de Atletismo. Duas vezes medalhista olímpico (bronze em Tóquio-2020 e Paris-2024) e campeão mundial em 2022, o paulista de 24 anos provou mais uma vez por que é um dos grandes nomes da prova no cenário internacional.
Alison fechou a final em 46s84, superando uma semifinal tensa em que chegou a tocar uma das barreiras e avançou com o oitavo melhor tempo. O ouro ficou com o norte-americano Rai Benjamin(46s52), enquanto o catariano Abderrahman Samba completou o pódio com 47s06.
“Foi uma corrida muito difícil, principalmente depois da semifinal. Tive que me concentrar, confiar no meu trabalho e na equipe. Saio daqui feliz, porque é uma medalha que mostra minha evolução e a força do Brasil no atletismo”, declarou Alison logo após a prova, em entrevista à transmissão oficial.
O brasileiro também ressaltou o apoio da torcida japonesa, que o acompanhou desde os Jogos de 2020: “Tóquio é especial para mim. Foi aqui que conquistei minha primeira medalha olímpica e hoje volto para o pódio. Sinto como se estivesse em casa.”
A conquista reforça a volta por cima de Alison, que em 2023 enfrentou uma cirurgia no joelho e não conseguiu medalha no Mundial de Budapeste. Agora, ele já projeta o próximo ciclo olímpico: “O foco é seguir trabalhando para chegar ainda mais forte a Los Angeles-2028. Quero buscar o ouro novamente.”
Com o resultado, o Brasil soma mais uma medalha em Tóquio e mantém presença de destaque no quadro geral. Alison, por sua vez, confirma que segue no topo de uma das provas mais técnicas e disputadas do atletismo mundial.