Atleta de Boxe do Projeto Esporte Presente da Arena de Inoã conquista vitória em campeonato 

O atleta de boxe, João Carlos Mendes Maciel, de 20 anos, participou da 5° etapa do circuito estadual de boxe amador do Brasil , FPERJ, no dia 17, de agosto no local Grajaú country club. João Carlos começou a treinar Boxe há um pouco mais de 1 ano, na Arena de Lutas de Inoã. No início, era para ser apenas um hobby, porém, quanto mais ele se dedicava aos treinos, mais despertava nele a vontade de competir. 

Finalmente ele teve essa chance e, a partir daí, passou a se dedicar cada vez mais, treinando de forma intensa. Com os treinos do Albert e do Rafael Scortelaro, foi se aperfeiçoando a cada dia. Quando se sobe no ringue, é preciso ter uma estratégia bem definida, identificar os pontos fortes e fracos do adversário. 

Pode não parecer, mas o boxe é como um jogo de xadrez, cada movimento precisa ser pensado com antecedência, prevendo a reação do oponente. O seu adversário cometeu o erro de menospreza-lo Achou que, por ele não ter uma grande massa muscular, venceria facilmente.

”Todo o meu esforço nos treinos, tanto de força quanto de corrida, fez a diferença. Minha resistência, força e mentalidade eram superiores às dele. Eu sabia que ele não conseguiria me acompanhar nem me nocautear”.

“Na noite anterior, corri com um amigo para bater o peso da luta e aproveitamos para pensar em estratégias, identificando as fraquezas do adversário. Foi aí que eu disse, “Vou cansá-lo no 1º round e, no 2º round, vou nocautear”. Palavras do Atleta. 

Dito e feito. Assim que ele subiu no ringue, iniciou a estratégia, atacando e fazendo-o revidar ao máximo, para desgastá-lo. O primeiro round foi equilibrado, com seu adversário levando vantagem por apenas 1 ponto. Quando começou o 2º round, Joao Carlos foi para cima com uma sequência de jabs e cruzados. Na metade do round, ele já não conseguia mas acompanhar. Então começou a encaixar várias combinações de cruzados e ganchos na cabeça e no corpo. Seu adversário não resistiu, o juiz abriu a contagem e, logo em seguida, decretou sua vitória por nocaute.

João ainda falou um pouco de como estava se sentindo, “A felicidade que senti foi enorme. A melhor parte foi perceber que todo o esforço e sacrifício valeram a pena e me levaram a essa conquista. Agora é continuar treinando cada vez mais, competindo e vencendo as próximas lutas que vierem pela frente”.

Quero agradecer ao Albert, do projeto Esporte Presente de Maricá, ao Rafael Scortelaro, ao Santana, da equipe Santana Team Maricá, e ao meus familiares e amigos por acreditarem em mim e me ajudarem a realizar essa conquista.