Bettylou Sakura Johnson (HAW) e Yago Dora (BRA) venceram o Lexus Trestles Pro 2025 apresentado pela Outerknown 

Uma ondulação crescente se transformou em ondas de 1,5 a 2,1 metros em Lower Trestles e proporcionou um espetáculo de alta performance para os melhores surfistas do mundo no dia da final, elevando suas performances. O segundo lugar de Kanoa Igarashi (JPN), do sul da Califórnia, juntamente com a candidata ao título mundial de 2023 e 2024, Molly Picklum (AUS), os coloca firmemente na Final 5, deixando o Lexus Trestles Pro em 3º lugar

A principal competidora da Costa Norte de O’ahu, Bettylou Sakura Johnson (HAW), demonstrou sua capacidade de levar a potência e a escala progressiva do início ao fim no Dia das Finais. Esta é a segunda vitória de Johnson no CT em sua carreira, ambas em 2025. Anteriormente, a jovem de 20 anos conquistou sua primeira vitória na Etapa nº 6 da temporada no Bonsoy Gold Coast Pro. Johnson agora sobe para a quarta posição no ranking e entra na disputa pelas Finais 5.

“No geral, estou super feliz por ter conseguido superar cada bateria e simplesmente vencer, e estou muito animado para trazer esta para casa. Honestamente, o segredo é simplesmente se manter feliz e estar cercado por aqueles que você ama”, disse Johnson. “O apoio este ano tem sido incrível, e estou super grato. Foi só encontrar meu ritmo, escolher minhas ondas e me esforçar ao máximo, mas conhecendo as ondas também. Lowers tem sido incrível, e é tão bom ter as memórias de quando eu tinha 12 anos. Continue assim [na segunda marcha], talvez chegue à quarta mais tarde na temporada, mas não há nada a perder aqui. Estamos apenas tentando chegar ao Final 5. Esse é o objetivo, mas estou curtindo o processo e encarando onda por onda. A única coisa que você precisa fazer é manter a simplicidade.”

A final testemunhou condições de bombeamento que aumentaram ao longo do dia e atingiram o pico no final do dia das finais. A candidata ao título mundial de 2023 e 2024, Molly Picklum (AUS), entrou na final contra a também destaque do evento, Bettylou Sakura Johnson(HAW). A performance implacável de Johnson durante o dia das finais culminou em um confronto com Picklum, postando um 8.00 (de um possível 10) para iniciar a bateria após a abertura mínima de Picklum. Johnson ainda não havia terminado e postou um 9.00 para empurrar Picklum para uma situação de combinação, o que significa que ela precisava de duas novas ondas para igualar o total de 17.00 de Johnson (de um possível 20). Picklum conseguiu quebrar a combinação, mas ficou sem tempo para encontrar uma pontuação quase perfeita necessária para ultrapassar a liderança de Johnson.

A corrida impecável de Johnson no topo do pódio incluiu oito pontuações excelentes, ou seja, 8,00 ou mais, incluindo 9,00 na final para conquistar sua segunda vitória em 2025. A crescente candidata ao título mundial de Haleʻiwa, Johnson, começou sua busca pelo Dia das Finais com o maior total de baterias femininas, 17,83, contra a campeã mundial de 2023, Caroline Marks (EUA).

2025 promete ser uma das temporadas dos sonhos de Yago Dora(BRA), com sua segunda vitória do ano em grande estilo. A habilidade do atleta de 29 anos no ar continua a surpreender espectadores ao redor do mundo, com Dora conquistando uma vitória sensacional. Esta marca a terceira vitória de Dora no CT na carreira e o coloca em segundo lugar no ranking. Dora agora viaja para seu país natal, o Brasil, para o VIVO Rio Pro Presented by Corona Cero, onde conquistou sua primeira vitória no CT em 2023.

“É inacreditável, esperei muito tempo para ter a oportunidade de surfar neste evento, e fazer isso pela primeira vez competindo é incrível”, disse Dora. “Quero agradecer a Deus. Principalmente nas quartas de final, ele me mandou aquela última onda e isso foi como um impulso para eu vencer este evento, e eu simplesmente não consigo acreditar. Estou nas nuvens agora depois de vencer este evento. Agora vou para o Brasil, que é o meu melhor evento no Tour, e estou muito feliz. Quero agradecer à minha equipe, ao meu pai ali, a todos, a todos os meus patrocinadores e ao povo de San Clemente também, vocês sempre me recebem de braços abertos e me dão meu pequeno lugar no lineup, então é incrível que tenhamos conseguido vir aqui e pegar essas ondas incríveis, e hoje foi o meu dia.”

Momentos após o sinal da final masculina soar para dar início à batalha contra Kanoa Igarashi (JPN), do sul da Califórnia, Dora se lançou no ar na primeira seção antes de múltiplas curvas explosivas para registrar um quase perfeito 9,53. Igarashi encontrou sua resposta de 7,77, mas a performance implacável de Dora registrou outra excelente pontuação de 8,00. Então, uma troca crucial aos 10 minutos testemunhou Igarashi alçar voo em um impressionante Kerrupt Flip antes de finalizar a onda para registrar um 8,30, abaixo do requisito de 9,51. Enquanto Igarashi pegava a direita, Dora desferiu seu forehand mais uma vez antes de finalizar em um air-reverse para registrar um 8,37 e praticamente selar sua vitória.

O dia das finais de Dora incluiu a superação de três ex-candidatos ao título mundial, incluindo Ethan Ewing (AUS), Griffin Colapinto (EUA) de San Clemente e Igarashi.

Conquistando seu segundo segundo lugar na temporada de 2025 do CT, Molly Picklum (AUS) continuou a mostrar sua força implacável no dia das finais. Picklum, de 22 anos, mantém-se firme na terceira posição do ranking enquanto busca sua terceira participação nas Finais 5 em apenas sua quarta temporada no Tour.

“Estou muito feliz com o segundo lugar”, disse Picklum. “Sinto que este ano, mais do que em qualquer outro ano, fui empurrada para dentro e para fora da água. É engraçado quando essas meninas me enfrentam e eu fico tipo, o que vou ter que fazer? Nunca se sabe, e a Caity [Simmers] obviamente me empurrou, e estou muito feliz por ter conseguido uma vitória sobre ela. Ela me vence todas as vezes, e depois a Bettylou [Sakura Johnson], eu a venci algumas vezes no começo da nossa carreira, e agora ela está começando a me conquistar. Toda vez que você a menciona, é tão emocionante e divertido para mim. Obviamente, você vê o sorriso que isso traz. Ela me inspira na água, e é simplesmente incrível. Todo mundo é capaz de vencer todo mundo, e estou muito feliz por estar aqui.”

Picklum iniciou sua busca pelo Dia das Finais com uma vitória arrebatadora na semifinal sobre a atual campeã mundial e também do sul da Califórnia, Caity Simmers (EUA). Picklum assumiu o controle total da bateria após conquistar a onda com maior pontuação individual do CT feminino de 2025, com 9,60 (de um total de 10).

Criado em Huntington Beach, Califórnia, Kanoa Igarashi (JPN) cresceu competindo neste local desde suas categorias amadoras e no CT quando este esteve aqui pela última vez em 2017, bem como nas finais da WSL em 2023. O jogador de 27 anos agora ostenta duas aparições na final em 2025, ganhando um segundo lugar em Bells Beach e se move para o terceiro lugar no ranking mundial.

“Surfar em Lowers com mais uma pessoa, agora acho que é bem especial por si só. Viemos para a Califórnia e fomos abençoados com ondas incríveis, então, obrigado aos deuses do surfe. E obrigado a todos os fãs. Vocês realmente trouxeram o calor esta semana, e sabem que estou muito animado para continuar o resto do ano. Só quero agradecer a todos. Outro dia, subi ao pódio no Nationals e no USA Championships. O tempo voa, e Lowers continua sendo uma das melhores ondas do mundo, e você sabe que algumas coisas nunca mudam, e sou muito grato pelas ondas que pegamos esta semana e pela equipe que tenho ao meu redor. É preciso muito mais do que ficar em pé em uma prancha de surfe para obter resultados como este, então foi um ano incrível e podemos continuar assim.”

A forma impressionante de Igarashi o levou a um total de 17,10 nas semifinais, superando o candidato ao título mundial de 2023, Jack Robinson (AUS), após derrotar o também representante japonês Connor O’Leary (JPN) nas quartas de final. Agora, Igarashi se prepara para o VIVO Rio Pro, local em que ele igualou a quinta colocação como seu melhor.

As atuações eletrizantes de Griffin Colapinto (EUA) e Sawyer Lindblad (EUA), de San Clemente, impulsionaram sua equipe de apoio local para as semifinais, enquanto Colapinto segue para o Rio em busca de sua terceira participação consecutiva no Final 5, agora na 9ª posição do ranking. Além disso, Jordy Smith (RSA) e Gabriela Bryan (HAW) mantêm as camisas amarelas de líder por uma margem mínima.


Resultados finais do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown Women:

1 – Bettylou Sakura Johnson (HAW) 17,00

2 – Molly Picklum (AUS) 14,23

Resultados finais masculinos do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:

1 – Yago Dora (BRA) 17,90

2 – Kanoa Igarashi (JPN) 16/07

Resultados da semifinal feminina do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:

HEAT 1: HEAT 1: Molly Picklum (AUS) 16,37 DEF. Caitlin Simmers (EUA) 10,84

HEAT 2: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 16,24 DEF. Sawyer Lindblad (EUA) 14h33

Resultados da semifinal masculina do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:

TEMPO 1: Yago Dora (BRA) 17,23 DEF. Griffin Colapinto (EUA) 15h20

HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) 17.10 DEF. Jack Robinson (EUA) 16.10

Resultados das quartas de final do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown:

1ª LUTA: Caitlin Simmers (EUA) 12,10 DEF. Erin Brooks (CAN) 11,66

2ª TEMPORADA: Molly Picklum (AUS) 12,50 DEF. Lakey Peterson (EUA) 11,47

TEMPO 3: Sawyer Lindblad (EUA) 15,50 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 5.17

4ª Eliminatória: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 17,83 DEF. Caroline Marks (EUA) 8,70

Resultados das quartas de final do Lexus Trestles Pro apresentado pela Outerknown Masculino:

TEMPO 1: Griffin Colapinto (EUA) 16,40 DEF. Joel Vaughan (EUA) 12/17

2ª TEMPORADA: Yago Dora (BRA) 15,37 DEF. Ethan Ewing (AUS) 14,63

3ª TEMPORADA: Jack Robinson (AUS) 16,27 DEF. Cole Houshmand (EUA) 15,94

HEAT 4: Kanoa Igarashi (JPN) 15,16 DEF. Connor O’Leary (JPN) 13h37

Próxima parada em 2025 CT: VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero

A próxima parada do Championship Tour de 2025 será o VIVO Rio Pro apresentado pela Corona Cero. O VIVO Rio Pro terá uma janela de competição de sábado, 21 de junho, a segunda-feira, 29 de junho de 2025.