Candidatos à Challenger Series chegam ao Ballito Pro apresentado por O’Neill na África do Sul 

Um enorme grupo de homens e mulheres internacionais chegou à África do Sul para a Etapa nº 2 do Challenger Series da World Surf League (WSL), o Ballito Pro, apresentado por O’Neill . A janela de competição abre na segunda-feira, 30 de junho, e se estende até domingo, 6 de julho de 2025.

O ex-competidor do Championship Tour (CT), Jacob Willcox (AUS), retorna a Ballito como número 1 no ranking da Challenger Series de 2025, após conquistar a vitória na primeira etapa, o Newcastle SURFEST. Willcox buscará capitalizar esse momento em sua campanha de requalificação. Foi a chegada do goofy-footer às quartas de final em Ballito, em 2023, que o ajudou a se classificar para o CT do ano seguinte.

“O Surfest foi um ótimo aquecimento para este evento”, disse Willcox. “Foi um ótimo começo de ano, mas agora preciso me concentrar no que está acontecendo aqui. Há muitos surfistas excelentes e competidores famintos neste evento que querem chegar ao topo, então vou continuar me esforçando e espero estar lá no final do ano.”

A ex-campeã mundial júnior de Portugal, Francisca Veselko,conquistou seu primeiro título da Challenger Series no Newcastle SURFEST e está de olho em chegar ao Championship Tour em 2026. O melhor resultado de Veselko em Ballito foi um nono lugar no ano passado, perdendo para a eventual vencedora Bella Kenworthy (EUA).

“Há muita coisa em jogo, e ainda há muito pela frente”, disse Veselko. “Com certeza, vencer em Newcastle foi um grande impulso de confiança para este evento, mas isso é só o começo. Meu objetivo é manter o ritmo e a boa sensação que tenho desde aquela vitória. Quero mais, com certeza, estou feliz por estar de volta a Ballito e pronto para o evento.”

Sky Brown recebe wildcard para sua primeira estreia na Challenger Series

A duas vezes medalhista olímpica e campeã mundial de skate Sky Brown (GBR) recebeu o wild card para competir em sua primeira Challenger Series no Ballito Pro Presented by O’Neill.

A jovem de 16 anos teve algum sucesso no circuito QS da Ásia, mas depois de sofrer uma lesão grave no joelho em 2024, ela reservou um tempo para se recuperar e se reabilitar antes de retornar às competições profissionais.

“É a minha primeira vez na África, e é um lugar lindo”, disse Brown. “Tenho assistido meus amigos competindo no Challenger Series e sempre digo que amo surfar tanto quanto amo skate. Vamos ver o que acontece. Estou animado e muito honrado por receber o wildcard para este evento.”

Matthew McGillivray recebe o wildcard do Corona Cero Open J-Bay

Em sua luta para retornar ao Championship Tour através da Challenger Series, o sul-africano Matthew McGillivray, de Jeffreys Bay, recebeu o wildcard para a 10ª etapa do CT, o Corona Cero Open J-Bay . Crescendo em Jeffreys Bay e aprimorando suas habilidades na famosa direita dos Supertubos, McGillivray tem praticado bastante durante a recente ondulação em seu país.

“Significa muito, fiquei muito feliz quando descobri que vou surfar em casa”, disse McGillivray. “Crescendo em Jeffreys Bay, assisto a esse evento desde criança. Sempre foi um sonho meu surfar na competição e ter essa chance novamente, é incrível.”

McGillivray está de olho em retornar ao topo da competição após não ter passado no corte de meio de temporada. McGillivray iniciou sua campanha na Challenger Series em Newcastle com um impressionante terceiro lugar e buscará um bom resultado em Ballito.

“Surfar é incrível, porque você é constantemente desafiado. Nos altos e baixos, ele te ensina muito. Estou abraçando tudo e estou animado por estar em Ballito.”

A primeira chamada para o Ballito Pro apresentado por O’Neill será na segunda-feira, 30 de junho, às 7h05 (GMT+1), com possível início às 7h30.