A Confederação Brasileira de Surf fortaleceu uma parceria com a Prefeitura de Linhares, no Espírito Santo, para a realização de campeonatos na Praia de Regência.
É mais uma “Reserva Nacional de Surf” a sediar uma etapa da Taça Brasil esse ano, nos dias 18 a 21 de setembro, na semana seguinte a de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Nesse fim de semana, está comemorando a terceira da Taça Brasil 2025 na outra “Reserva Nacional de Surf”, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.
O Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Surf, Geraldo Cavalcanti, esteve nessa semana no Espírito Santo, se reunindo com o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, o secretário de esportes, Vandir Nunes Machado, os presidentes da Federação de Surf do Espírito Santo (FESURF), Alberto Muniz, da Associação de Surf de Linhares (ASL), Fábio Fiorot, da Associação de Surf de Regência (ASR), Fabricio Viaggi, além do vice-presidente da FESURF, Eduardo de Souza Gomes, para alinhar a estreia de Regência e de Linhares no calendário da CBSurf. Geraldinho ficou bem liberado com tudo que mudou e viu em um dos paraísos ecológicos do litoral brasileiro.
“Fiquei muito feliz com o encontro com o prefeito de Linhares, Lucas (Scaramussa), um prefeito novo, surfista, com visão bem futurista do que a gente está realmente precisando. É o primeiro ano de mandato dele e é comprometido com o esporte, além de ser surfista e ainda estar competindo”, ressalta Geraldo Cavalcanti. “Isso é o que a gente sempre desejou, ter uma linguagem fácil com governantes, políticos, para saberem o que temos em mãos, o que estamos apresentando. Foi fantástico, com os secretários também, presidentes da Federação Estadual e das Associações de Linhares e Regência, enfim, foi alucinante tudo”.
Geraldo Cavalcanti também falou sobre a visita técnica na Praia de Regência: “Foi fantástico e vamos, sim, trazer a CBSurf para uma das melhores ondas do país, sonho de consumo de todos os surfistas. Vamos fazer o campeonato no melhor período e se der mesmo as ondas de Regência, vai ser um dos melhores eventos ao nível de qualidade, de retorno, de visibilidade, com certeza. E a tendência é, no próximo ano, a gente trazer uma etapa do Dream Tour para cá, essa é a nossa meta. Estivemos lá no local, com o ICMBio nos apoiando também, então acho que vai ser um evento fantástico em mais uma Reserva Nacional de Surf”.
No ano passado, regência foi uma das quatro praias selecionadas para receber o título de “Reserva Nacional de Surf” e formar a “Rede Brasileira de Reservas de Surf”. O processo de escolha foi feito em parceria pelas organizações civis ambientais, “Instituto Aprender Ecologia” e “Conservação Internacional (CI-Brasil)”. Os critérios para a eleição abordam quatro questões: qualidade das ondas; características socioecológicas do ecossistema do surfe; cultura, história e desenvolvimento do esporte no local; e engajamento da comunidade na preservação ambiental.
REGÊNCIA – A Praia de Regência fica na Vila de Regência, ou Regência Augusta, um pequeno distrito distante 51 km do centro da cidade de Linhares, no litoral norte do Espírito Santo. É, certamente, uma das melhores ondas do Brasil, formando tubo adrenalizantes e longas paredes para manobras de borda. A praia está localizada na foz do Rio Doce, numa Área de Proteção Permanente (APP), a Reserva Biológica de Comboios, onde existe uma Base de Proteção de Tartarugas Marinhas.
Foi em Regência onde os cineastas Augusto Muleta e Raphael Gasparini gravaram o filme “A Onda da Vida”, com moradores da vila atuando como figurantes e alguns coadjuvantes, como a atriz local Thalena Pereira. No revelador da história, você pode conhecer vários detalhes da cultura capixaba, como o Congo, a “Festa do Caboclo Bernardo”, uma famosa moqueca capixaba, as gírias, além de muito surfe na Praia de Regência. Agora, já fica a expectativa para o primeiro grande campeonato a ser realizado nessa onda icônica, a sexta etapa da Taça Brasil.
TAÇA BRASIL 2025 – A Taça Brasil é o circuito de acesso para a elite da CBSurf que disputa os títulos brasileiros no Dream Tour . O ranking classifica 16 homens e 8 mulheres para completar o grupo dos 44 surfistas da categoria masculina e as 22 da feminina, que formam a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf. São oito etapas programadas para este ano. As duas primeiras aconteceram no Nordeste, em São Gonçalo do Amarante no Ceará e em Itacaré na Bahia. E neste fim de semana, está sendo encerrada a terceira na Praia de Itamambuca, a “Reserva Nacional de Surf” de Ubatuba, em São Paulo.
A quarta etapa será nos dias 14 a 17 de agosto na terra do campeonato olímpico, Ítalo Ferreira, na Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. A sequência vem a de Búzios de 11 a 14 de setembro e a de Regência, de 18 a 21 de setembro em Linhares, Espírito Santo. Depois, tem a reta-final da Taça Brasilcom a sétima etapa em Torres, de 23 a 26 de outubro no Rio Grande do Sul e a última de 27 de outubro a 2 de novembro na “Reserva Mundial de Surf” da Guarda do Embaú, que fica na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.
Assessoria de Imprensa da CBSurf: João Carvalho
