Fabio Gouveia e Marcio Farney se destacaram nas ondas da quinta-feira no Balneário Rainha em Itapoá, palco da penúltima etapa do Circuito CBSurf Master 2025
A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do esporte no país, trabalhando desde a base até a categoria Master, valorizando a rica história do surfe brasileiro. Na quinta-feira, o CBSurf Itapoá Master abriu a penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Master 2025, com as primeiras fases das categorias para surfistas com 40 anos ou mais, para quem já fez 50 anos e a dos que completaram 60 anos. Os destaques do primeiro dia nas ondas do Balneário Rainha, foram o cearense líder da 40+, Marcio Farney, com nota 7,33 e o paraibano Fábio Gouveia com 12,40 pontos na 50+. As eliminatórias prosseguem nesta sexta-feira e as finais acontecem no sábado, ao vivo no CBSurf.org.brpelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
O cearense Marcio Farney mora em Florianópolis desde 1999 e fez a melhor apresentação na categoria 40+ do CBSurf Itapoá Master no primeiro dia. Ele achou uma onda boa no Balneário Rainha para combinar três manobras fortes de frontside que valeram nota 7,33, para vencer por 11,66 pontos. O único representante de Itapoá no campeonato, Gabriel Castigliola, passou junto com ele para a segunda fase, eliminando o paulista Jayme Pereira e o alagoano Ricardo Amaral.
“Eu dou aula de surfe e quando estou com a criançada, nunca tem mar ruim pra eles e isso tem me motivado muito pra estar sempre surfando em qualquer condição”, contou Marcio Farney. “Eu moro em Floripa e é a primeira vez que venho a Itapoá. Achei muito legal, adorei o lugar, lembra o Ceará e vamo que vamo pra próxima fase. A missão é seguir o caminho, aproveitar o surfe e esse reencontro com os ídolos, os amigos, grandes nomes do esporte, então estou muito feliz”.
LÍDERES DA CATEGORIA 40+ ESTREIAM COM VITÓRIAS EM ITAPOÁ
Marcio Farney lidera o ranking da principal categoria do Campeonato Brasileiro Master da CBSurf, com uma vitória na primeira etapa em Saquarema (RJ) e o vice-campeonato em Estância (SE). O potiguar José Junior, de Baía Formosa, ganhou esta segunda etapa e é o vice-líder no ranking. Ele também estreou com vitória no CBSurf Itapoá Master, assim como o catarinense Diego Rosa, campeão mundial Master da ISA em 2024 e terceiro no ranking. Diego tenta o bicampeonato brasileiro e ganhou a bateria que abriu esta penúltima etapa. A última será o CBSurf Navegantes Festival na próxima semana também no litoral norte de Santa Catarina.
“Estou muito feliz de estar aqui nesse evento, que é superimportante pra nós”, disse Diego Rosa. “O mar deu um declínio de ontem pra hoje, mas está igual pra todo mundo, é competição, a gente já está acostumado com isso e estou feliz por ter avançado essa primeira bateria. Acabei achando ondas com um pouco mais de força e vamos focado pra próxima, porque o caminho é longo e tem que aproveitar esse momento da melhor forma”.
A batalha pelo título brasileiro na categoria 40+, que vale vaga para representar o Brasil no próximo Mundial Master da ISA (International Surfing Association), segue muito acirrada esse ano. Além dos três líderes no ranking da CBSurf, o quarto colocado Claudio Freitas do Rio de Janeiro e o quinto, Junior Rocha, potiguar que já tem três títulos brasileiros no currículo, em 2022, 2023 e 2024, também venceram as suas primeiras baterias no CBSurf Master Itapoá no Balneário Rainha.
FABIO GOUVEIA FAZ O MAIOR PLACAR DA QUINTA-FEIRA EM ITAPOÁ
Após a primeira fase da categoria 40+, rolou a dos surfistas que já completaram 50 anos. Nessa quem brilhou foi um dos maiores ídolos do surfe brasileiro, Fábio Gouveia. O paraibano mora em Floripa há muitos anos e fez o maior placar do CBSurf Itapoá Master no primeiro dia. Com a nota 7,00 na melhor onda que surfou, Fabinho derrotou por 12,40 pontos os cariocas Duda Tedesco, Gutemberg Goularte o alagoano Fred Vilela.
“Eu não tava conseguindo me achar no começo, mas no final queria pegar uma pra mandar um manobrão e foi o que aconteceu”, disse Fabio Gouveia. “Este evento é, com certeza, uma celebração, mas todo mundo vem treinado, no foco de ter o melhor resultado possível. Só não deixa de ser uma celebração, porque você vê amigos do Brasil inteiro que você competia quando era amador, alguns que na época nem eram tão fortes, mas hoje estão surfando muito bem. Os caras tão quebrando e tenho que dar o gás também. Isso é bom porque um puxa o outro e o espetáculo fica bom”.
EX-TOPS MUNDIAIS E CAMPEÕES BRASILEIROS ATRAEM AS ATENÇÕES
Além de Fábio Gouveia, outras duas estrelas que já conquistaram títulos brasileiros e representaram o país por muitos anos na elite dos melhores surfistas do mundo, atraíram as atenções no primeiro dia do CBSurf Itapoá Master. A categoria 50+ começou com o baiano bicampeão brasileiro, Jojó de Olivença, vencendo a primeira bateria que vinha sendo liderada pelo catarinense Roni Ronaldo. E na quinta bateria, o líder desta categoria, Victor Ribas, número 3 do mundo em 1999, melhor posição de um brasileiro até o título mundial do Gabriel Medina 15 anos depois, confirmou o favoritismo.
“Estou muito feliz e quero agradecer a Deus pela saúde, pelo privilégio de estar aqui nesse novo palco do Circuito Brasileiro da CBSurf, Itapoá”, disse Jojó de Olivença. “Estou feliz por começar vencendo a bateria. As condições estão bem difíceis lá dentro, mas tem uma previsão de melhorar e promete show de surf nos próximos dias. As minhas pranchas ficaram um pouco largas pra cá, então consegui essa prancha biquilha emprestada com o Edson Vieira e ela funcionou bem hoje, então estou feliz”.
VICTOR RIBAS COMEÇA A DEFENDER A LIDERANÇA COM VITÓRIA NO FINAL DA BATERIA
Fábio Gouveia só competiu na primeira etapa em Saquarema e ficou em terceiro lugar na final vencida pelo cearense Fabio Silva na Praia de Itaúna. Ele está em 23.o no ranking, enquanto Jojó de Olivença, campeão brasileiro na extinta categoria Legend 55 anos no ano passado, ocupa a quinta posição. Fabio Silvanão está em Itapoá, assim como o terceiro colocado, Guilherme Herdy (RJ). Mas o quarto, Rogerio Dantas(CE), estreou com vitória e ameaça Victor Ribas, que conseguiu a vitória com a nota 6,00 no final da bateria, quase toda liderada pelo potiguar Rodrigo Jorge.
“Tem uma corrente no fundo, aí a onda vem meio mexida, embolada, bem em cima da gente. Ai o que acontece, a gente já tem uma idade né e um instantezinho, você fica pra trás do tempo da onda”, contou Victor Ribas. “No final, consegui pegar uma onda mais limpinha pra encaixar as manobras e estou feliz de ter avançado. Esse é o primeiro ano que estou fazendo o circuito integral e é muito bom estar viajando de novo pra competir, rever a galera, trocar ideias. Além disso tudo, tem o prêmio que é legal, porque se você for bem, consegue pagar os custos da viagem. Todo mundo aqui tem o sangue de competidor na veia e isso é gostoso, dá longevidade de querer estar melhor fisicamente”.
CATEGORIA DOS 60 ANOS JÁ DEFINIU AS SEMIFINAIS DO CBSURF ITAPOÁ MASTER
A categoria das lendas do surfe brasileiro, que já completaram 60 anos de idade, fechou o primeiro dia do CBSurf Itapoá Master. Com 10 inscritos, só rolaram duas baterias para formar as semifinais desta penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Master 2025. O líder do ranking, Claudio Marroquim (PE), assim como o vice-líder, Saulo Lyra (SC), nem precisaram competir. Já o número 3, Chicó Moura(RN), ganhou a primeira bateria e o quarto e quinto colocados, Gama (SC) e Jaime Farinha (PE), passaram juntos no confronto que fechou a quinta-feira.
O pernambucano Claudio Marroquim então vai fazer a sua estreia no Balneário Rainha na primeira semifinal, contra o potiguar Chicó Moura, o carioca Rodolfo Lima campeão da primeira etapa em Saquarema (RJ) e o catarinense Gama. E o catarinense Saulo Lyra vai disputar as duas últimas vagas para a grande final em Itapoá, com o pernambucano Jaime Farinha, o baiano Paulo Falcon e o sergipano Tady, que venceu a segunda etapa em casa na Praia de Abaís, em Estância.
O CBSurf Itapoá Master 2025 é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Associação Itapoaense de Surf (AIS). Esta penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Master 2025, acontecerá com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itapoá através da Secretaria de Turismo e Cultura, da MB Marketing & Eventos, parafina Fu-Wax e Unifique Internet.

