EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Cearenses se destacam em casa na abertura do Surf Brasil Pro 2026

Só foram realizadas 10 baterias no sábado para que o maior encontro do surf brasileiro aconteça em ondas com melhores condições na Praia da Taíba

Os cearenses se destacaram em casa na abertura do Surf Brasil Pro 2026 na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Dos 13 que competiram no sábado, 9 passaram para a segunda fase com 4 vitórias e o jovem Carlos Ralen, 17 anos, fez os recordes das 10 baterias disputadas no primeiro dia. A competição foi interrompida quando a maré estava muito seca, para que o maior encontro do surf brasileiro aconteça em ondas com mais qualidade. A previsão indica que as condições vão estar melhores nos próximos dias e as eliminatórias serão retomadas neste domingo, a partir das 8h00, ao vivo pelo canal Surf Brasil TV no YouTube.

“A gente está estudando a previsão das ondas desde o início da semana e decidimos deixar para continuar o campeonato amanhã (domingo), porque a previsão é bem melhor de ondas”, disse o ex-integrante da elite do surf mundial, Raoni Monteiro, que atua como diretor de prova do Surf Brasiljunto com Karina Abras“Eu e a Karina, em conjunto com toda a comissão técnica, preferimos priorizar a qualidade das ondas. Amanhã o mar já terá mais energia do que hoje e a decisão de adiar é bem positiva, porque estamos abrindo a temporada e o desejo é que o campeonato role em boas ondas, para os surfistas poderem dar show de surf aqui”.

No sábado, os cearenses comandaram o show nas pequenas ondas da Praia da Taíba. O jovem surfista de Fortaleza, Carlos Ralen, 17 anos, competiu pela primeira vez no Circuito Brasileiro Profissional e ninguém conseguiu superar as suas marcas na segunda bateria do dia. Carlos acertou um aéreo que valeu nota 6,20 para vencer por 10,43 pontos, números que ficaram no topo da lista de recordes neste início do Surf Brasil Pro 2026. O paulista Eric Bahia também surfou bem e passou junto com ele, somando 10,37 com uma nota 6,00.

     “Estou muito feliz de estar competindo meu primeiro Brasileiro Profissional aqui na Taíba, um lugar que eu gosto muito”, falou Carlos Ralen“Eu já fui campeão cearense aqui e me sinto em casa nessas ondas. Estou muito feliz com meu surf e a minha prancha tá andando muito nessa ondinha. Agora é manter o foco e vamos com tudo pra segunda fase”.

Nessa bateria, era para ele enfrentar três paulistas, mas o ex-top da elite mundial, Edgard Groggia, não compareceu. Carlos Ralen então derrotou Eric Bahia e eliminou Lucas Di Giorge. O jovem cearense também surpreendeu ao responder sobre quem gostaria de enfrentar nessa sua estreia no Surf Brasil Pro“os meus amigos daqui do Ceará mesmo que eu me inspiro. O Jonathan Santos, o Santiago dos Santos, o Raoni Rocha, Saymon Rocha, a galera que eu treino, um sempre puxando o nível do surf do outro e é isso”.

Na segunda fase do Surf Brasil ProCarlos Ralenvai competir com outro cearense, Ytalo Ferreira, contra mais dois paulistas, Philippe Neves e Pedro Ferreira. A temporada 2026 do circuito nacional mais rico do mundo, com premiação de meio milhão de reais em cada etapa e a vitória valendo 50 mil reais, já tinha começado com vitória do Ceará em casa. Davi Sobrinhoganhou a primeira bateria do sábado, com Philippe Neves passando em segundo lugar.

ÍDOLO CEARENSE DAS ANTIGAS TAMBÉM ESTREIA COM VITÓRIA NO SÁBADO

     Depois, teve uma dobradinha cearense do Raoni Rocha e Rodrigo Monteiro, sobre o paulista Nicolas Oliveira. E um ídolo local das antigas, conquistou a quarta e última vitória do Ceará no primeiro sábado do Surf Brasil Pro 2026, que vai até o próximo domingo, 1.o de março, em São Gonçalo do Amarante. Com seus 45 anos de idade, o carismático tetracampeão cearense e campeão nordestino, Edvan Silva, derrotou três surfistas bem mais jovens do que ele, os conterrâneos Ramonne Matias e Flavio de Souza e o paulista João Vieira.

“Eu estou muito feliz de ter passado essa bateria, porque não é fácil estar aqui competindo num campeonato com os melhores do Brasil”, destacou Edvan Silva“Tem uma quantidade muito grande de inscritos e estou feliz de ter vencido essa geração mais nova, que surfa muito bem. Quero agradecer meus alunos, que fizeram minha filiação, minha inscrição, para eu estar aqui. É por causa deles que estou aqui e esse resultado é para cada um de vocês. É muito difícil patrocínio no Brasil e só quem veste a lycra sabe como é. Mas, estou aqui, então obrigado a todos que estão assistindo o evento e estavam torcendo por mim”.

Dos 153 surfistas que estão participando dessa primeira etapa do Surf Brasil Pro 2026, apenas 30 competiram no sábado, com 20 avançando para enfrentar os 48 pré-classificados que entram na segunda fase. As outras 14 baterias que fecham a rodada inicial, acontecem neste domingo e na sequência começa a categoria feminina. No Surf Brasil, o princípio da igualdade é na premiação e também na competição. Após uma fase masculina ser completada, acontece uma feminina e assim sucessivamente, até as rodadas decisivas do campeonato.

SURF BRASIL PRO REGISTRA RECORDE DE PARTICIPAÇÃO FEMININA

     Em São Gonçalo do Amarante, está sendo estabelecido um recorde de participação feminina, com 50 inscritas na abertura do Surf Brasil Pro 2026. São muitas surfistas da nova geração desde 12 anos de idade, até grandes estrelas como 9 já consagradas campeãs brasileiras. As meninas compareceram na Praia da Taíba no sábado, para participar do primeiro comitê técnico da temporada, realizado antes do início do evento.

Entre elas, a maior de todos os tempos, Silvana Lima, que consagrou o hexacampeonato brasileiro nas mesmas ondas da Praia da Taíba em 2022, vencendo a final cearense com a campeã de 2020, Yanca CostaSilvana já completou 41 anos de idade e ganhou seus primeiros títulos com um bicampeonato consecutivo em 2004 e 2005, depois venceu em 2014, 2016 e repetiu o bi em 2021 e 2022, no ano que Teco Padaratz foi eleito presidente da Confederação Brasileira de Surf e vem promovendo o circuito nacional mais rico do mundo.

“Com certeza, tenho boas lembranças daqui da Taíba. Em 2022 foi incrível, deu altas ondas. A Taíba sempre dá altas ondas e todo mundo se diverte, fica muito feliz de estar nesse lugar”, disse Silvana Lima“Já tive bons resultados aqui e estou feliz de ainda estar 100% preparada pra começar mais um ano. Espero que seja com o pé direito e estou do lado de casa né. Eu moro em Paracuru, 45 minutos só daqui, então me sinto como se estivesse em casa”.

Silvana também comentou sobre a nova geração feminina e o recorde de 50 inscritas no Surf Brasil Pro“Com certeza, é incrível ver essa quantidade de meninas numa etapa do Circuito Brasileiro Profissional. A gente tá vendo que realmente as meninas estão acreditando, porque a parte financeira está bem boa de premiação no feminino e tem uma nova geração aqui do Ceará que está quebrando. É muito bom ver as meninas poderem fazer o que mais gostam, que é surfar, competir, para quem sabe um dia realizar o sonho de entrar no mundial”.

Surf Brasil Pro 2026 é uma realização de Surf Brasil, em conjunto com a Federação de Surf do Estado do Ceará e IBESF nesta primeira etapa na Praia da Taíba, que conta com patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer; do Governo do Estado do Ceará através da SESPORTE e de Monster Energy e Surf Telecom; apoio local da marca Maresia, parceria de Fu-Wax, Suntech, Brazilian Tiger Balm, Giga+, Hotel Vila Marola, Mahalo Poke, Sococo e apoio institucional do COB – Comitê Olímpico do Brasil. O Surf Brasil Pro 2026 é transmitido na íntegra pelo canal Surf Brasil TVno YouTube e o último dia também vai passar ao vivo no canal Time Brasil TV do COB no YouTube.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário