Diz estudo: Dois anos de Exercícios pode reverter 20 anos de envelhecimento cardíaco 

Um estudo publicado na revista Circulation revelou que dois anos de exercícios físicos regulares e intensos podem reverter até 20 anos de envelhecimento do coração em adultos. A pesquisa acompanhou participantes entre 45 e 64 anos divididos em resistência e aeróbicos.

E outro focado apenas em alongamento e equilíbrio. Apenas o grupo com exercício intenso apresentou melhorias significativas na elasticidade do ventrículo esquerdo do coração e na capacidade cardiorrespiratória, medida pelo VO2º Max. 

Outro levantamento de grande relevância científica confirmou que o protocolo de exercícios, com frequência de quatro a cinco vezes por semana, foi capaz de restaurar a função cardíaca de pessoas de 50 anos, a níveis comparáveis ao indivíduo de 30 anos.
A combinação de treinos intervalados, exercícios de força e sessões aeróbicas moderadas mostrou-se fundamental para esses resultados.

Os pesquisadores alertam, no entanto, que a intervenção é mais eficaz se iniciada antes dos 65 anos, quando o coração ainda possui boa capacidade de adaptação. Segundo o cardiologista Benjamin Levine, líder do estudo, os benéficos só aparecem com consistência e dedicação, e como se adotar uma nova rotina de cuidados diários, semelhante à higiene pessoal. Mesmo para quem nunca se exercitou, começar de forma gradual já pode gerar melhorias importantes na saúde cardiovascular, mostrando que nunca é tarde para cuidar do coração.