EsporteTotal
Seu Site de Esporte

EDP Ericeira Pro Brings Challenger Series Pressure To Portugal

A Europa acena para os melhores surfistas do mundo, com as atenções voltadas para a Etapa nº 4 do Challenger Series da World Surf League (WSL) de 2025, o EDP Ericeira Pro . A janela de competição abre em 29 de setembro e vai até 5 de outubro de 2025 na Praia Ribeira D’Ilhas. A pitoresca baía de areia ladeada por falésias oferece paredes de direita rápidas e sinuosas e é uma das ondas mais consistentes da costa.

De volta à Ericeira, no topo do ranking, está Tya Zebrowski (FRA), vice-campeã do Ericeira Pro de 2024. Como wildcard de 13 anos, Zebrowski arrasou de forma louvável, consolidando-se como uma forte concorrente no cenário mundial. Agora com 14 anos, a consistência de Zebrowski lhe rendeu o primeiro lugar no ranking da Challenger Series. Até agora, o jovem fenômeno taitiano chegou às finais de todos os eventos em que participou no nível Challenger Series, incluindo um segundo lugar no US Open of Surfing.

Poucas coisas inspiram uma performance tanto quanto o orgulho nacional, e Yolanda Hopkins (POR) estará transbordando confiança ao remar em casa, classificada em segundo lugar na Challenger Series. Hopkins se classificou em três das três finais em 2025, mas foi sua batalha na final do Ballito Pro com Nadia Erostarbe (EUK) que lembrou a todos por que ela merece estar no Championship Tour (CT). Hopkins é seguida pela também bicampeã olímpica Teresa Bonvalot (POR) e pela campeã mundial júnior de 2022, Francisca Veselko (POR), que estão na briga pela classificação para o CT e estão acima da linha de corte, nas posições 5 e 6, respectivamente.

A ex-veterana do CT, Sally Fitzgibbons (AUS), traz sua energia sem limites para a Ericeira como atual campeã do evento. Atualmente na terceira posição do ranking, Fitzgibbons continua a viver seu amor pelo esporte, enquanto derrota algumas das jovens estrelas em ascensão. A atleta de 34 anos guarda boas lembranças da Ericeira, o local onde se reclassificou para o CT no ano passado, quando superou Zebrowski em uma final emocionante.

Liderando o ranking masculino rumo à Ericeira está Jacob Willcox(AUS), da Austrália Ocidental, que busca a requalificação no CT. Após ser eliminado do Tour no ano passado no Mid-season Cut e não conseguir se requalificar, Willcox voltou em 2025 para vencer seu primeiro evento da Challenger Series, a Etapa nº 1 da temporada, o Newcastle SURFEST. Apesar de uma grave lesão no tornozelo que lhe rendeu um resultado difícil em Huntington Beach, Willcox conseguiu manter sua posição de número 1 no ranking e se reabilitar o suficiente para retornar às competições em Portugal.

O brasileiro Mateus Herdy (BRA) subiu para a segunda posição no ranking com seu segundo lugar no US Open of Surfing e está a uma curta distância de Willcox. Herdy já teve grande sucesso na Ericeira, com uma semifinal e quartas de final. A velocidade, a potência e as táticas aéreas do campeão mundial júnior de 2018 combinam bem com a onda, mas ele ainda não chegou à final.

O californiano Levi Slawson (EUA) subiu no ranking para a quarta posição após sua vitória decisiva diante de familiares e amigos no US Open of Surfing no mês passado. O jovem de 22 anos tem sido uma ameaça de longa data no cenário das Qualifying Series em casa, mas seu desempenho em Huntington Beach foi de outro nível, comprovando sua determinação em se classificar para o CT. Slawson tem contas a acertar com a Ericeira, após duas eliminações precoces em suas participações anteriores em 2022 e 2024, e buscará reverter a situação nesta temporada para se manter na briga pelo topo.

O EDP Ericeira Pro decorrerá de segunda-feira, 29 de setembro, a 5 de outubro de 2025, na Praia de Ribeira d’Ilhas, Ericeira.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário