Na manhã de quinta-feira 13, de junho a estátua do eterno mestre Carlson Gracie, após ter sofrido atos de vandalismos, ela foi retirada e agora está novamente em seu lugar. Teve o furto da placa onde estaria seu nome escrito, danos na estrutura, mas com o legado do mestre de Jiu-jitsu, nada foi capaz de derrubar sua presença naquele solo sagrado do Jiu-jitsu.
A cerimônia contou com a viúva do mestre, a Sr, Marly Gracie do filho Carlson Gracie Jr. e de muitos praticantes da arte, amigos e ex-alunos, que se emocionaram ao ver a estátua do mestre no lugar de honra. O seu filho Carlson Gracie Jr, “falou desta vez não vai ser fácil danificar a obra”. Disse ele que desta vez a estátua recebeu reforço interno de concreto e proteção contra a corrosão.
O mestre Carlson Gracie ensinou o Jiu-jitsu por mais de quatro décadas, bem ali perto de onde está sua estátua, e se tornou ponto de encontro, reverência e respeito, na quinta-feira a praça ficou lotada, e muitos falaram por lá que não cabia nem uma formiga. A estátua agora voltou e o legado continua.