A próxima chamada será na segunda-feira, 1º de setembro
A janela para o Lexus WSL Finals Fiji 2025, apresentado pela Corona Cero , a última parada do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), está oficialmente aberta hoje até 4 de setembro de 2025. Os organizadores do evento selecionarão o melhor dia para dar início às finais de um dia. Devido às más condições, a empolgação continuará crescendo, com competidores e fãs aguardando a previsão de ondas para o início da próxima semana.
A sessão oficial de treinos com todos os 10 competidores será transmitida AO VIVO no WorldSurfLeague.com na sexta-feira, 29 de agosto, a partir das 8h GMT+12.
A próxima atualização da chamada para a competição será na segunda-feira, 1º de setembro, às 7h30 GMT+12. A chamada determinará se um Alerta Amarelo será acionado com 24 horas de antecedência até o possível início do evento.
“Vamos suspender a competição até segunda-feira, 1º de setembro”, disse Renato Hickel, vice-presidente de Circuitos e Competições da WSL. “O principal motivo é que o mar está plano, com ventos terrais muito fortes e chuva em Cloudbreak. A previsão para 29 de agosto indica a possibilidade de uma pequena ondulação chegando a Cloudbreak. Os próximos dias, 30 e 31 de agosto, também estão com ondas muito fracas, inclusive próximas a inundações, então não deve haver ação nesses dias.”
O primeiro dia possível de Alerta Amarelo na janela do evento será 1º de setembro, quando a nova ondulação começar a chegar a Fiji na faixa de 1,2 a 1,8 metros, talvez 1,5 a 2,1 metros, o que nos permitirá disparar o Alerta Amarelo às 7h30, horário local. Esta também poderá ser uma segunda sessão de treinamento para os surfistas, tanto em Cloudbreak quanto em Restaurants.
Restaurants também é uma opção para este evento. A previsão de ondulação para 2 de setembro está atualmente na faixa de 3 a 4,5 metros, com um período curto e ângulo oeste. Está se mostrando uma boa ondulação para o recife de Restaurants. A previsão ainda é inicial. Sabemos que as previsões podem mudar e continuaremos com a próxima atualização na segunda-feira.
Nos próximos dias, a previsão é de que uma onda forte traga excelentes condições para Fiji. À medida que a onda começa a aumentar, os 5 finalistas terão bastante tempo para se preparar para o Alerta Amarelo, com sessões de treinos dedicadas nos próximos dias.
Embora a natureza única da ondulação ofereça oportunidades para os dois locais disponíveis para a realização do evento, Cloudbreak e Restaurants, seu provável foco principal será Restaurants, com potencial para proporcionar condições excepcionais. Situado em frente à área de restaurantes do Tavarua Island Resort, Restaurants é um tubo esquerdo de classe mundial que quebra sobre um recife de coral extremamente raso.
As ondas longas e ocas que envolvem Tavarua proporcionaram muitos destaques ao evento CT nos últimos anos e são a onda favorita de muitos surfistas no mundo. Às vezes, beirando a perfeição total, Restaurants é considerada uma das ondas naturais mais próximas de espelhar uma piscina de ondas artificial.
A última aparição de Restaurants no CT foi no evento feminino de 2014, com quatro mulheres registrando excelentes resultados em baterias (16,00 de um total de 20 pontos possíveis, ou mais) em seis baterias surfadas, incluindo duas de Bianca Buitendag (RSA). Já o último evento masculino a apresentar Restaurants em 2013 viu incríveis 11 excelentes resultados em baterias em um dia, superados por um total quase perfeito de 19,80 em duas ondas para o tricampeão mundial John John Florence (HAW), que incluiu uma onda de 10 pontos.
O único surfista da Final 5 a participar do evento de 2013, Jordy Smith(RSA), também conquistou um total de 18,30 naquele dia. Os restaurantes decidiram os vencedores de dois eventos masculinos, em 2002 e 2005, com Michael Lowe (AUS) e o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater (EUA) também obtendo totais de calor quase perfeitos na final e garantindo suas vitórias.
A expectativa para o Lexus WSL Finals Fiji continua a crescer com confrontos imperdíveis sendo definidos. No lado feminino, a Partida 1 contará com uma batalha entre a Campeã Mundial de 2023 e a Nº 2 do Mundo do ano passado, Caroline Marks (EUA) contra a Nº 5 Bettylou Sakura Johnson(HAW). 2025 viu Johnson em uma temporada de destaque, conquistando sua primeira vitória no evento CT em Gold Coast, seguida por sua segunda vitória em Trestles, e agora se prepara para sua primeira aparição nas Finais. A única vitória de Marks em 2025 foi a Parada Nº 3 em Portugal, e ela conquistou consistentemente terceiros lugares nos últimos três eventos no Rio, Jeffrey’s Bay e Taiti para garantir sua Nº 4.
As duas competiram mais recentemente nas Quartas de Final do Lexus Tahiti Pro, onde Marks avançou sobre Johnson em uma batalha para determinar quem conquistaria a maior posição no WSL Finals e abriria sua Partida com prioridade. A vencedora da partida 1 enfrentará a cabeça de chave número 3 e campeã mundial de 2024, Caity Simmers (EUA), na partida 2. Em seguida, a vencedora da partida 2 enfrentará a cabeça de chave número 2, Gabriela Bryan (HAW), antes da luta pelo título contra a cabeça de chave número 1, Molly Picklum (AUS).
O atual cabeça de chave nº 5, Italo Ferreira (BRA), e o cabeça de chave nº 4, Jack Robinson (AUS), se preparam para se encontrar na primeira partida do torneio masculino. O campeão mundial de 2019, Ferreira, está de olho em seu segundo título mundial, enquanto Robinson busca seu primeiro título mundial após quatro finais consecutivas. Para Robinson, os resultados mistos da temporada o deixaram à beira de perder outra chance pelo título mundial, mas sua vitória no Lexus Tahiti Pro o catapultou para cima no ranking. A temporada de Ferreira teve um início emocionante com uma vitória no evento nº 2 em Abu Dhabi e um segundo lugar em Portugal, mas no meio da temporada ele foi eliminado nas oitavas de final.
Com Robinson desempatando o confronto direto nas quartas de final do último evento da temporada regular no Taiti, deixando o recorde de 4-3 para Robinson, Ferreira estará mais determinado do que nunca a repetir a derrota para o australiano nas finais da Lexus WSL de 2024 e empatar o placar. O vencedor da 1ª partida enfrentará Griffin Colapinto (EUA) para decidir quem avança para a 3ª partida contra o cabeça de chave número 2, Jordy Smith (RSA). O vencedor da 3ª partida avançará para a disputa pelo título contra Yago Dora (BRA).
