Finalistas femininas decididas no Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA

Foi mais um dia de muita ação no Lexus Tahiti Pro, apresentado pela I-SEA , etapa nº 11 de 12 do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), com as finalistas femininas sendo definidas. 

Com a conclusão de 14 baterias, Molly Picklum (AUS) e Caity Simmers (EUA) garantiram vagas na final feminina, que ocorrerá quando a competição for retomada. Pelo segundo dia consecutivo, Teahupo’o apresentou condições incríveis, com as melhores mulheres do mundo desafiando os limites do surfe em tubos impecáveis de quase dois metros.

Com a previsão de que a ondulação diminua nos próximos dias, a competição será cancelada amanhã, sábado, 9 de agosto, e domingo, 10 de agosto, e a próxima chamada para o reinício da competição será na segunda-feira, 11 de agosto, às 7h00 TAHT.

Final feminina definida antes do dia das finais no Taiti

A competição de hoje garantiu as 5 finalistas da WSL 2025 para as finais da Lexus WSL, que acontecerão em Fiji no final deste mês. Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (HAW), Caity Simmers(EUA) e Bettylou Sakura Johnson (HAW) mantiveram suas vagas, enquanto a semifinal de Caroline Marks (EUA) foi suficiente para que ela subisse duas posições no ranking e entrasse na disputa pelo seu segundo título mundial.

A atual campeã mundial Caity Simmers (EUA) acumulou um bom desempenho durante todo o dia em Teahupo’o para garantir uma vaga na final após três vitórias sólidas em baterias. Simmers se mostrou confortável no tubo durante todo o dia, registrando alguns dos maiores totais de baterias em cada rodada para finalmente superar a número 2 do mundo, Gabriela Bryan (HAW), em uma emocionante disputa na semifinal. A vitória de Simmers na semifinal foi suficiente para garantir a terceira colocação na Final 5 da WSL, à frente de Fiji.

“Faço isso para me divertir, e hoje foi muito divertido”, disse Simmers. “Obviamente, foco em vencer enquanto estou nas minhas baterias, mas de vez em quando eu simplesmente sento e admiro este lugar. É tão lindo e especial, e me sinto sortuda por estar vivenciando isso. Fiquei procurando por aquelas redondinhas e consegui encontrar algumas.”

A semifinal de Bryan foi a sua melhor até então, tendo sido incapaz de passar da fase eliminatória em anos anteriores neste evento. Pontuada por um 8.87 que a jovem de 23 anos considerou a melhor onda de sua vida, Bryan derrotou Erin Brooks (CAN) em uma disputa de quartas de final com pontuação alta, que também incluiu um excelente 8.33 da canadense.

Às vésperas do evento, Caroline Marks (EUA) estava bem próxima da Final 5, sabendo que precisava de um ótimo resultado para dar o salto e garantir uma vaga nas Finais da Lexus WSL. Hoje, a campeã mundial de 2023 ampliou seu impressionante histórico no Taiti após passar por pouco da Rodada Eliminatória, onde Isabella Nichols (AUS), então número 4 do ranking, foi derrotada, garantindo a Marks uma passagem para Fiji. Tendo conquistado anteriormente o Tahiti Pro 2023 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 em Teahupo’o, Marks, de 23 anos, continuou a mostrar sua impressionante leitura do tubo enquanto a formação mudava com a direção e o tamanho do swell. Na batalha para decidir quem teria a melhor classificação nas Finais, Marks derrotou Bettylou Sakura Johnson (HAW) nas quartas de final, garantindo a ela a quarta posição no ranking.

“Sinto que naquela bateria eu estava tipo: ‘Ah, sem pressão, só se divirta'”, disse Marks. “Mas eu e Bettylou [Sakura Johnson] estávamos rindo antes. Estamos tipo, estamos surfando por prioridade em Fiji agora, tipo, quem vencer esta bateria tem prioridade lá. Eu me senti bem, pegar tubo é a coisa mais legal do mundo. Fiji é um lugar incrível, e Cloudbreak tem uma das melhores ondas do mundo. Isso me motiva muito quando a final é com uma onda tão boa, então estamos animados, com certeza.”

Será a terceira participação de Marks nas Finais da WSL, que venceu em 2023 e ficou em segundo lugar em 2024, mas será a primeira de Johnson na luta pelo título mundial. A jovem de 20 anos melhorou sua classificação de final de ano a cada temporada desde que ingressou no Tour em 2022, sendo o maior salto deste ano graças às suas duas primeiras vitórias em eventos do CT, na Gold Coast e em Lower Trestles.

“Tem sido um objetivo meu o ano todo, então conseguir conquistá-lo aqui no último evento é bem surreal”, disse Johnson. “Espero que haja alguma ondulação mais cedo e possamos ir lá treinar, passar mais tempo lá. Mas sim, estou superfeliz com meu desempenho o ano todo para chegar a esta posição. Vamos para Fiji!”

Molly Picklum (AUS) teve uma performance incrível em Teahupo’o hoje, garantindo uma vaga na final após conquistar vitórias dominantes na rodada de abertura, quartas de final e semifinais. A técnica de Picklum em seu backside a fez surfar em alguns dos tubos mais profundos do dia, conquistando um excelente total de 16,90 (de um total de 20 possíveis) em sua bateria da rodada de abertura, a mais alta do evento até então. Ela então registrou um quase perfeito 9,77 (de um total de 10 possíveis) em sua bateria das quartas de final com uma surfada super tardia e profunda em tubo. Isso foi o suficiente para vir de trás e derrotar a favorita local e atual vencedora do evento, Vahine Fierro (FRA). Picklum finalmente superou Caroline Marks (EUA) com outra excelente surfada na semifinal, para garantir uma vaga na final pela primeira vez no Taiti.

“Caity [Simmers] e eu sempre incentivamos uma à outra, e sempre que nos enfrentamos, é uma verdadeira disputa”, disse Picklum. “Nós sempre nos esforçamos ao máximo, o que é divertido para nós e para os fãs, e também me enche o coração. É sempre uma honra enfrentar a Caity, e espero conseguir superá-la. Acho que, antes deste evento, a potencial conquista do título mundial começou a cair na minha cabeça. É engraçado porque quando você chega muito perto de realizar seu sonho, tudo fica realmente assustador. Mas estou feliz por sonhar tão alto, e isso me assusta, me faz focar, me desafia e todas essas coisas lindas. Acho que ainda não caiu a ficha de que está tão perto, e provavelmente só vai cair depois. Há quatro surfistas incríveis que podem me superar, então ainda há muito trabalho a ser feito. Estou muito grata por estar aqui no Taiti, as ondas e o clima estão lindos, e eu adoraria vencer aqui, então esse é o meu foco por enquanto.”

Com novas regras em vigor para as Finais da WSL, Picklum chegará a Fiji no final deste mês precisando vencer uma única bateria para conquistar seu primeiro título mundial.

Mais cedo, Kelia Gallina (PYF), vencedora do Tahiti Trials, de 12 anos, fez história ao se tornar a competidora mais jovem de todos os tempos em um evento do WSL CT. Gallina não conseguiu passar da fase eliminatória, perdendo para a número 2 do mundo, Gabriella Bryan(HAW), mas sua postura e técnica no tubo foram impressionantes e certamente lhe renderão mais participações neste evento no futuro.

“Eu estava muito animada para surfar nesta competição”, disse Gallina. “Eu esperava que fosse um pouco menor, mas mesmo assim foi muito divertido. Foi incrível ouvir todo o apoio do canal e a torcida de todos. Espero muito vencer as seletivas novamente e ter outra oportunidade, e até mesmo um dia me classificar para o Championship Tour.”

A também taitiana Wildcard do evento, Vahine Fierro (FRA), teve o azar de encontrar o ritmo da bateria um segundo após o apito final da Rodada de Abertura. A atual campeã do evento, Fierro, derrotou Isabella Nichols (AUS) na Rodada Eliminatória com um excelente total de 16,67, mas não conseguiu reproduzir a magia em sua partida das quartas de final contra Picklum e agora será reiniciada para a temporada de 2026 do CT, quando retornará como membro em tempo integral.

Resultados da rodada de abertura feminina do Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA:

1ª LUTA: Erin Brooks (CAN) 13,67 DEF. Isabella Nichols (AUS) 3,77, Bettylou Sakura Johnson (HAW) 3,53

CALOR 2: Molly Picklum (AUS) 16,90 DEF. Kelia Gallina (PYF) 3,43, Lakey Peterson (EUA) 1,97

TEMPO 3: Tyler Wright (AUS) 12,76 DEF. Vahine Fierro (FRA) 11,66, Gabriela Bryan (HAW) 5,23

4ª TEMPORADA: Caitlin Simmers (EUA) 12,84 DEF. Caroline Marks (EUA) 8,70, Luana Silva (BRA) 1,47

Resultados da Rodada Eliminatória Feminina do Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA:

TEMPO 1: Gabriela Bryan (HAW) 8,33 DEF. Kelia Gallina (PYF) 3,90

HEAT 2: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 13,16 DEF. Luana Silva (BRA) 2.00

TEMPO 3: Vahine Fierro (FRA) 16,67 DEF. Isabella Nichols (EUA) 9.17

HEAT 4: Caroline Marks (EUA) 8,67 DEF. Lakey Peterson (EUA) 8,50

Resultados das quartas de final femininas do Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA:

1ª LUTA: Gabriela Bryan (HAW) 16.04 DEF. Erin Brooks (CAN) 15.16

2ª TEMPORADA: Caitlin Simmers (EUA) 15,60 DEF. Tyler Wright (AUS) 9,83

CALOR 3: Molly Picklum (AUS) 13,10 DEF. Vahine Fierro (FRA) 9,67

4ª Eliminatória: Caroline Marks (EUA) 13,00 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9,93

Resultados da semifinal feminina do Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA:

1ª CLASSIFICAÇÃO: Caitlin Simmers (EUA) 14,57 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 11,60

2ª TEMPORADA: Molly Picklum (AUS) 9,73 DEF. Caroline Marks (EUA) 9,33

Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA – Final Feminina:

HEAT 1: Caitlin Simmers (EUA) x Molly Picklum (AUS)

Resultados da Rodada Eliminatória Masculina do Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA:

TEMPO 1: Jordy Smith (RSA) 16h00 DEF. Teiva Tairoa (PYF) 13.43

2ª TEMPORADA: Alan Cleland (MEX) 16,53 DEF. Barron Mamiya (HAW) 15,37

TEMPO 3: Mihimana Braye (PYF) 7,50 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 2,80

HEAT 4: João Chianca (BRA) 15,33 DEF. Connor O’Leary (JPN) 11.67

5ª TEMPORADA: Ethan Ewing (AUS) 15,07 DEF. Seth Moniz (HAW) 13,00

HEAT 6: Marco Mignot (FRA) 9,27 DEF. Miguel Pupo (BRA) 7,83

TEMPO 7: Rio Waida (INA) 12,17 DEF. Filipe Toledo (BRA) 3.17

8ª BATALHA: Jake Marshall (EUA) 13,40 DEF. Joel Vaughan (AUS) 7,17

Lexus Tahiti Pro apresentado pela I-SEA – Confrontos das oitavas de final masculinas:

HEAT 1: Jordy Smith (RSA) x Kauli Vaast (FRA)

HEAT 2: Leonardo Fioravanti (ITA) x Crosby Colapinto (EUA)

HEAT 3: Ítalo Ferreira (BRA) x Rio Waida (INA)

HEAT 4: Jack Robinson (AUS) x Marco Mignot (FRA)

HEAT 5: Yago Dora (BRA) x Mihimana Braye (PYF)

HEAT 6: Cole Houshmand (EUA) x Jake Marshall (EUA)

7ª Eliminatória: Ethan Ewing (AUS) x Alan Cleland (MEX)

HEAT 8: Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)