Foto: Elson Campos
O clima de Carnaval já tomou conta de Maricá e com muita animação entre o público da melhor idade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta quarta-feira (11/02) o tradicional Baile de Carnaval da Terceira Idade 2026, na Casa do Idoso, no Centro, reunindo cerca de 400 participantes em uma tarde marcada por música, cores e confraternização.
Ao som de marchinhas consagradas e sambas-enredo que marcaram época, foliões das seis Casas da Terceira Idade e do Núcleo de Guaratiba deram um verdadeiro show de alegria. Fantasias criativas, máscaras e adereços tomaram conta do salão, decorado especialmente para a ocasião com serpentinas e elementos típicos da folia. A pista de dança permaneceu cheia durante todo o evento.
Um dos momentos mais aguardados da programação foi a eleição do Rei e da Rainha do Carnaval da Terceira Idade, coroando participantes que se destacaram pelo carisma, simpatia e espírito carnavalesco.
Segundo o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, o baile já faz parte do calendário afetivo dos frequentadores.
“É um evento muito esperado por eles. Promover esse encontro todos os anos é levar alegria, fortalecer vínculos e valorizar a convivência. Ver cada sorriso é a nossa maior recompensa”, destacou.
Frequentadora assídua, Maria Helena, moradora de Santa Paula, reforçou a importância do espaço em sua rotina.
“Essa festa é maravilhosa. Participo todos os anos. A Casa da Terceira Idade é como se fosse minha segunda casa, onde me sinto acolhida e feliz ao lado dos meus amigos”, contou emocionada.
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade mantém seis polos Santa Paula, Itaipuaçu, Bambuí, Inoã, Centro e Ponta Negra além do Núcleo de Guaratiba. Nos espaços, são oferecidas diversas atividades gratuitas, como pilates, hidroginástica, dança, alongamento, artesanato e reiki, além de acompanhamento com profissionais de saúde, incluindo psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e massagistas.
Idosos a partir de 60 anos que desejam participar devem procurar a unidade mais próxima com RG, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência, receituário e atestado médico assinado por clínico geral, cardiologista ou geriatra.
O baile reforça que, em Maricá, a folia é inclusiva e a alegria não tem idade.




