A Prefeitura de Maricá realiza neste sábado (01/11) a Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul 2025, uma grande mobilização pela prevenção e promoção da saúde de mulheres e homens. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, terá concentração a partir das 7h na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com entrega de camisas aos inscritos até 8h40, e seguirá em direção à Praça Tiradentes, em Araçatiba.
Durante a atividade, a população poderá participar de uma série de ações gratuitas de cuidado e orientação em saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar coletivo. No ponto final da caminhada, em Araçatiba, equipes da Secretaria de Saúde estarão aplicando vacinas do calendário nacional — incluindo Hepatite B, dTpa, Tríplice Viral, Influenza, dT, HPV e ACWY — além de oferecer atendimentos e informações sobre prevenção de doenças.
A programação também contará com práticas de atividades físicas, relaxamento e distribuição de mudas de ipê rosa pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres participará com uma tenda informativa e acolhimento ao público, enquanto o projeto Empoderadas oferecerá serviços de beleza e autocuidado, como maquiagem, trancista, corte de cabelo, design de sobrancelhas e apoio psicológico.
Para animar o público, a Secretaria de Esportes vai promover uma aula de zumba, incentivando hábitos saudáveis e o combate ao sedentarismo.
Mesmo com as inscrições encerradas, o evento permanece aberto à participação popular. A orientação é que os participantes usem roupas nas cores rosa ou azul, representando apoio às campanhas de conscientização. O percurso simboliza a união em torno da valorização da vida e do cuidado com o corpo e a mente.
O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, destacou a importância da iniciativa:
“Mais do que um ato simbólico, este é um momento de mobilização em prol da vida e da saúde, integrando campanhas pelo bem-estar das mulheres e dos homens. Estamos investindo em ações que aproximam os serviços da população e incentivam o autocuidado. Prevenir é o melhor caminho para viver com mais qualidade e bem-estar”, afirmou.