Foto: Thamyris Mello
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica até o dia 31 de outubro a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes, voltada ao público com menos de 18 anos. A mobilização, que integra a estratégia nacional de imunização, ocorre em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município e tem como foco atualizar as cadernetas de vacinação, garantir a proteção contra doenças imunopreveníveis e reforçar a conscientização sobre a importância das vacinas.
A iniciativa contempla a prevenção de enfermidades como sarampo, caxumba, rubéola, dengue e hepatite B, além de incluir ações educativas nas escolas e nas USF, com foco no fortalecimento da cultura de imunização entre as famílias.
Neste sábado (25/10), as USF do distrito de Inoã estarão abertas das 8h às 14h, dentro da estratégia de funcionamento distrital escalonado, ampliando o acesso à vacinação. As unidades participantes são: Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV de Inoã), Inoã 1, Inoã 2, Santa Paula, São José 1 e São José 2.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou o empenho da gestão municipal em garantir que todas as crianças e adolescentes tenham sua vacinação em dia.
“Manter as vacinas em dia é uma das formas mais eficazes de proteger nossas crianças e adolescentes. Essa campanha reforça a importância da prevenção e do cuidado coletivo com a saúde da população”, afirmou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou o papel essencial das famílias na adesão à campanha.
“A vacinação é um ato de responsabilidade e de amor ao próximo. Com o engajamento das famílias e o trabalho das equipes nas unidades, conseguimos ampliar a proteção e garantir um futuro mais saudável para nossas crianças e adolescentes”, disse.
A Campanha de Multivacinação segue em todas as USF de Maricá, de segunda a sexta-feira, com horários que variam entre 8h e 19h, conforme a unidade.