Os líderes dos rankings, Yuri Gabryel e Juliana dos Santos, são eliminados na sexta-feira e podem perder o título brasileiro da Taça Brasil 2025 em Palhoça
O Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo de Palhoça já definiu as quartas de final femininas e as oitavas de final masculinas no melhor dia de ondas na Reserva Mundial de Surf de Santa Catarina. Os líderes nos rankings da Taça Brasil 2025, o catarinense Yuri Gabryel e a cearense Juliana dos Santos, caíram na sexta-feira e podem perder os títulos brasileiros, que serão decididos neste fim de semana em Palhoça. Os paulistas Alex Ribeiro, Weslley Dantas, Mayara Zampieri e a cearense Silvana Lima estão na briga, mas precisam chegar na grande final da etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf no santuário ecológico da Guarda do Embaú.
As oitavas de final masculinas começam as 8h00 neste sábado, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube. O primeiro duelo será entre o cearense Cauã Costa e o catarinense Esdras Morais. Weslley Dantas entra no segundo com o paraibano José Francisco e Alex Ribeiro no terceiro com o paulista Gabriel André. Depois, tem Kaua Hanson(PB) contra Amando Tenorio na quarta bateria, Mathias Ramos (CE) e Lucas Silveira (RJ) na quinta, o catarinense Lucas Haag e Deyvson Santos (RN) na sexta, Michael Rodrigues (CE) e Anuar Chiah (PR) na sétima e Peterson Crisanto (PR) fecha as oitavas de final com o catarinense Gabriel Ogasahara.
As quartas de final femininas acontecem na sequência, com a carioca Julia Duarte e a paulista Sophia Gonçalves na primeira bateria. Na segunda, estão a catarinense Isabelle Nalu e a baiana Potira Castaman, que mora em Florianópolis. Na terceira, a local da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, enfrenta a paulista Luiza Savoi. E as duas concorrentes ao título brasileiro da Taça Brasil, Mayara Zampieri e Silvana Lima, decidem a última vaga para as semifinais e quem seguirá tentando tirar o troféu de campeã da Juliana dos Santos.
DUAS SURFISTAS PRECISAM CHEGAR NA FINAL PARA SER CAMPEÃ DA TAÇA BRASIL
A cearense conquistou o principal título da Confederação Brasileira de Surf no Dream Tour do ano passado e agora pode ganhar o da Taça Brasil. Juliana dos Santos foi eliminada por uma adversária direta, Mayara Zampieri, que contou com a força da amiga desde crianças, Luiza Savoi. As duas vibraram bastante com a dobradinha paulista, mas foi por pouco. A cearense perdeu por 7,63 a 7,60 pontos da Luiza Savoi, com Mayara Zampieri vencendo por 8,63. Para ser campeã brasileira da Taça Brasil com apenas 18 anos de idade, Mayara precisa chegar na final do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo de Palhoça.
“A Luli (Luiza Savoi) é super minha amiga e foi muito legal a gente ter passado juntas”, disse Mayara Zampieri. “Agora estamos nas quartas e seguimos passando uma bateria de cada vez. Foi uma bateria bem disputada, o coração ficou na mão, mas consegui passar e vamos uma fase de cada vez. Sei que tenho chance de título, estou em busca disso, mas vamos primeiro nas quartas, aí a semi e depois tentar passar pra final. É um passo de cada vez”.
O duelo entre Mayara Zampieri e a hexacampeã brasileira, Silvana Lima, vai apontar quem seguirá tentando ser campeã da Taça Brasil 2025, mas não decide o título. Para ultrapassar os 21.200 pontos da Juliana dos Santos, a jovem paulista de 18 anos tem que chegar na final ainda. E para a cearense, que completou 41 anos na quarta-feira, só interessa a vitória no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Se Silvana Lima perder a final, a campeã brasileira da Taça Brasil será Juliana dos Santos.
TAINÁ HINCKEL SEGUE NA BUSCA PELO TROFÉU RICARDO DOS SANTOS
Silvana Lima se classificou em segundo na bateria vencida pela local da Guarda, Tainá Hinckel, que está fora da briga pelo título da Taça Brasil, mas segue na busca pelo troféu Ricardo dos Santos, homenageado pela Federação Catarinense de Surf no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. As duas surfistas olímpicas barraram a jovem catarinense Luiza Teixeira. Tainá desta vez conseguiu achar boas ondas para mostrar o seu surf em casa e fez o segundo maior placar feminino da sexta-feira, 10,33 pontos. A recordista do dia entre as meninas foi Potira Castaman, que ganhou sua bateria por 11,07 pontos, somando uma nota 7,0 na melhor onda.
“Estou superfeliz de ter avançado essa bateria e as condições estão realmente bem melhores do que ontem”, disse Tainá Hinckel, que é patrocinada pela Mini Kalzone. “Quero agradecer a Mini Kalzone por fazer esse evento irado aqui na Guarda, a Prefeitura de Palhoça e a todos os meus patrocinadores que me apoiam muito, acreditam no meu surf. Agradecer também a minha família, porque sem eles nada disso seria possível. Hoje já tá formando um fundinho ali no canto, que é a onda clássica aqui da Guarda, então para nossa felicidade, promete dar boas ondas aí no fim de semana”.
YURI GABRYEL NA EXPECTATIVA DE GANHAR OUTRO TÍTULO BRASILEIRO
Outra atração do surf catarinense vinha sendo o jovem Yuri Gabryel, criado nas ondas da Praia do Campeche em Florianópolis. Ele foi campeão da categoria Sub-16 da Confederação Brasileira de Surfesse ano e pode ainda ser consagrado campeão brasileiro da Taça Brasil 2025. Yuri acabou em último lugar na bateria que classificou o cearense Mathias Ramos e o paulista Derek Souza, mas permanece na frente do ranking. Quatro surfistas ficaram com chances de superar os seus 19.100 pontos, só que o vice-líder Israel Junior (RN) e o número 3, Marcos Correa (SP), caíram na fase seguinte.
Já os paulistas Weslley Dantas e Alex Ribeiropassaram para as oitavas de final do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival com os recordes da sexta-feira na 9.a Reserva Mundial de Surf. Para tirar o título brasileiro do catarinense, Alex Ribeiro tem que chegar na final em Palhoça, enquanto Weslley Dantasjá têm que vencer o campeonato no domingo. Weslleyfoi campeão brasileiro do CBSurf Dream Tour 2023 e completou um aéreo que valeu 7,67. Essa nota foi decisiva para superar o catarinense Esdras Morais por 11,20 a 11,00 pontos e eliminar o cearense Ytalo Oliveira.
“O mar tá bom, tem boas ondas. Só a correnteza tá prejudicando um pouco, fica difícil de se manter no pico, de se posicionar, então isso tá dificultando os atletas de fazerem notas altas”, disse Weslley Dantas. “Estou feliz por achar a direita certa pro aéreo e ter acertado um bom, mais uma manobra boa feita no campeonato. Amanhã vai estar melhor ainda o mar, então é manter o foco e ir pra cima. Como falei, estou comendo pelas beiradas, só fazendo minhas baterias, to chegando perto, mas quero seguir quietinho que as coisas acontecem”.
CONCORRENTES AO TÍTULO BRASILEIRO FAZEM OS RECORDES DA SEXTA-FEIRA
Enquanto Weslley Dantas ganhou o prêmio Mormaii pela maior nota do dia, Alex Ribeiro levou o do maior somatório no confronto seguinte. Ele achou boas ondas para mostrar o potencial do seu surf e somar notas 7,50 e 7,27. Os 14,77 pontos que atingiu, é um novo recorde do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, ultrapassando os 14,57 do Israel Junior na terça-feira, quando o potiguar completou um aéreo incrível que recebeu 9,5 dos juízes, a maior nota do campeonato. Na sexta-feira, Alex Ribeiro derrotou o paraibano Kaua Hanson e o cearense Glauciano Rdorigues.
“Eu estou ali menos destacado né, em sexto no ranking, mas é isso, enquanto eu tiver chance, vou lutar”, respondeu Alex Ribeiro, sobre estar disputando o título brasileiro da Taça Brasil. “Eu gosto muito de treinar aqui. To morando na Praia do Rosa, então venho bastante treinar aqui, é uma onda que eu gosto muito e a energia desse lugar é surreal. Adoro surfar aqui, ainda mais só com 2, 3 caras na água. Estou me sentindo em casa, gosto muito dessa onda e vai dar tudo certo, se Deus quiser”.
CINCO CATARINENSES SEGUEM NA BUSCA DA VITÓRIA NA GUARDA DO EMBAÚ
Além de Yuri Gabryel, que segue liderando o ranking e pode se sagrar campeão brasileiro da Taça Brasil 2025, cinco surfistas que moram em Santa Catarina, estão na busca pelo prêmio máximo de 25.000 Reais do título no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Tem o Esdras Morais na primeira oitava de final, o paraibano bicampeão estadual José Franciscona segunda, Lucas Haag na sexta, o cearense Michael Rodrigues na sétima e Gabriel Ogasahara na última bateria. Lucas Haag é o atual campeão catarinense e vem fazendo boas apresentações nas ondas da Guarda do Embaú.
“Estou muito feliz de avançar essa bateria, com o Lucas Silveira e o Derek Souza. O mar tem altas ondas e eu entrei muito instigado”, disse Lucas Haag, “A bateria era com o Lucas Silveira, que eu sou muito fã, vejo ele competir há muitos anos, então to amarradão. O equipamento tá muito bom, achei aquela direita do aéreo, que era o que tinha planejado e é isso. To amarradão de avançar para a fase do homem a homem, que é muito irado e só tive uma oportunidade de competir”.
A Secretaria de Turismo de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e acontece com patrocínios da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Palhoça, da Mini Kalzone e Águas de Palhoça, contando também com apoio da Prefeitura de Paulo Lopes, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil, Embaú Surf Club, Guarda Gosto Restaurante, Morada Girassol, Zulu Land, MB Marketing e Eventos, Quantum Engenharia e suporte institucional da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e da 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú.
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho
BATERIAS DO MINI KALZONE GUARDA DO EMBAÚ SURF FESTIVAL
BATERIAS QUE VÃO ABRIR O SÁBADO NA GUARDA DO EMBAÚ:
OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com R$ 5.000 e 3.600 pontos:
1.a: Cauã Costa (RJ) x Esdras Morais (SC)
2.a: Weslley Dantas (SP) x José Francisco (SC)
3.a: Alex Ribeiro (SP) x Gabriel André (SP)
4.a: Kaua Hanson (PB) x Amando Tenorio (AL)
5.a: Mathias Ramos (CE) x Lucas Silveira (RJ)
6.a: Lucas Haag (SC) x Deyvson Santos (RN)
7.a: Michael Rodrigues (SC) x Anuar Chiah (PR)
8.a: Peterson Crisanto (PR) x Gabriel Ogasahara (SC)
QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com R$ 6.500 e 5.100 pontos:
1.a: Julia Duarte (RJ) x Sophia Gonçalves (SP)
2.a: Potira Castaman (SC) x Isabelle Nalu (SC)
3.a: Tainá Hinckel (SC) x Luiza Savoi (SP)
4.a: Mayara Zampieri (SP) x Silvana Lima (CE)
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA GUARDA DO EMBAÚ:
TERCEIRA FASE – 3.o=25.o lugar (1.800 pts) e 4.o=37.o lugar (1.400 pts):
——-as 4 primeiras baterias fecharam a quinta-feira
5.a: 1-Gabriel André (SP), 2-Kaua Hanson (PB), 3-Murillo Coura (SP), 4-Adriano de Souza (SC)
6.a: 1-Glauciano Rodrigues (CE), 2-Pedro Ferreira (SP), 3-Daniel Templar (RJ), 4-Diego Aguiar (SP)
7.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Derek Souza (SP), 3-Samuel Igo (PB), 4-Yuri Gabryel (SC)
8.a: 1-Lucas Silveira (RJ), 2-Samuel Joca (RN), 3-Messias Felix (CE), 4-Alexandre Camargo (CE)
9.a: 1-Deyvson Santos (RN), 2-Lucas Haag (SC), 3-Pedro Neves (RJ), 4-Flavio Nakagima (SP)
10: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Anuar Chiah (PR), 3-Kayan Medeiros (RN), 4-Jonatha Santos (RN)
11: 1-Gabriel Ogasahara (SC), 2-Michael Rodrigues (CE), 3-Lucas Cainan (PR), 4-Eduardo Martins (SP)
12: 1-Marcos Correa (SP), 2-Mateus Sena (RN), 3-Nathan Hereda (RJ), 4-João Artur (SP)
TERCEIRA FASE – 1.a e 2.a=Quartas de Final / 3.a=9.o lugar (R$ 5.000 e 3.600 pts):
1.a: 1-Julia Duarte (RJ), 2-Isabelle Nalu (SC), 3-Larissa dos Santos (CE)
2.a: 1-Potira Castaman (SC), 2-Sophia Gonçalves (SP), 3-Alexia Monteiro (RS)
3.a: 1-Tainá Hinckel (SC), 2-Silvana Lima (CE), 3-Luiza Teixeira (SC)
4.a: 1-Mayara Zampieri (SP), 2-Luiza Savoi (SP), 3-Juliana dos Santos (CE)
TERCEIRA FASE – 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar (R$ 3.250 e 2.600 pts):
1.a: 1-Cauã Costa (RJ), 2-José Francisco (SC), 3-Israel Junior (RN)
2.a: 1-Weslley Dantas (SP), 2-Esdras Morais (SC), 3-Ytalo Oliveira (CE)
3.a: 1-Alex Ribeiro (SP), 2-Kaua Hanson (PB), 3-Glauciano Rodrigues (CE)
4.a: 1-Amando Tenorio (AL), 2-Gabriel André (SP), 3-Pedro Ferreira (P)
5.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Deyvson Santos (RN), 3-Samuel Joca (RN)
6.a: 1-Lucas Haag (SC), 2-Lucas Silveira (RJ), 3-Derek Souza (SP)
7.a: 1-Michael Rodrigues (SC), 2-Peterson Crisanto (PR), 3-Marcos Correa (SP)
8.a: 1-Gabriel Ogasahara (SC), 2-Anuar Chiah (PR), 3-Mateus Sena (RN)

