Na noite desta quinta-feira(9), em duelo adiado da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Mirassolderrotou o Fluminense por 2 a 1, no Estádio José Maria de Campos Maia (o Maião), e reafirmou seu ótimo momento no certame.
O confronto começou com intensidade e chances para ambos os lados, mas com polêmica já nos primeiros minutos. O Fluminense teve um gol de Lucho Acosta anulado após revisão do VAR por uma suposta falta de Canobbio no início da jogada — lance que gerou protestos dos cariocas.
Pouco depois, aproveitando vacilo defensivo de Samuel Xavier, Alesson lançou pela esquerda, cruzou e Guilherme Marques acertou um voleio certeiro: 1 a 0 para o Mirassol ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, o Flu veio com mais garra e conseguiu igualar aos 10 minutos: em jogada de escanteio ensaiado, Acosta cruzou, Freytes escorou e Martinelli finalizou na pequena área para deixar tudo igual.
Quando o empate parecia encaminhado, o Mirassol conseguiu o gol da vitória aos 40 minutos da segunda etapa. Após nova falha da defesa tricolor, Carlos Eduardo cruzou rasteiro e Neguebaescorou para o fundo da rede.
Essa foi a primeira derrota do Fluminense sob o comando de Luis Zubeldía. O Mirassol segue invicto em casa no Brasileirão: agora já são 8 vitórias e 5 empates como mandante. Com os três pontos, o Leão do Interior chegou a 46 pontos e garantiu retorno ao G4, superando o Botafogo e outras concorrentes. O Flu estacionou em 38 pontos e ocupa agora a 7ª colocação, ficando fora até mesmo do G6.
A derrota foi um choque para as pretensões tricolores, já que vinha de uma sequência invicta de três jogos. Alguns pontos ficaram em evidência. O gol anulado no primeiro tempo parece ter abalado o emocional da equipe e a dinâmica ofensiva. As substituições de Zubeldía no segundo tempo, que visavam dar fôlego ao time, acabaram desorganizando o sistema defensivo e o entrosamento da equipe.
Os erros individuais, especialmente de Freytes, no fim da partida foram fatais para o desfecho do confronto. Apesar do revés, há um ponto positivo: Acosta seguiu produzindo e se mostrando como peça de destaque no setor ofensivo. O Mirassol agora volta a atuar em casa na próxima quarta-feira (15), recebendo o Internacional. Já o Fluminense enfrenta o Juventude no dia seguinte (quinta-feira), no Maracanã.

