A World Surf League (WSL) Challenger Series (CS) retorna à ação no Lexus Pipe Challenger Presented by Billabong , a 6ª etapa da Challenger Series 2025/2026. De quinta-feira, 29 de janeiro, a segunda-feira, 9 de fevereiro, um dos maiores desafios do surfe aguarda os surfistas no infame recife de Banzai Pipeline, onde os aspirantes à classificação para o Championship Tour (CT) testarão seus limites em busca de pontos cruciais. Este evento marca o retorno da Challenger Series a Pipeline, a costa norte de Oʻahu, após um hiato desde 2022. Especialistas renomados em Pipeline, convidados, pesos-pesados do CT e os melhores desafiantes do mundo estarão presentes para gravar seus nomes na história do surfe.
A corrida pela qualificação para o CT chega à famosa costa norte de Oʻahu.
Após o Banco do Brasil Saquarema Pro Presented by Corona Cero, os primeiros classificados para o CT de 2026 foram definidos: Tya Zebrowski (FRA) e Yolanda Hopkins (POR) garantiram seus lugares entre as melhores do mundo. Restam cinco vagas para a classificação feminina, enquanto a disputa masculina permanece em aberto para Pipeline, sem nenhum classificado garantido para a 6ª etapa. O ex-participante do CT, Eli Hanneman (HAW), lidera o ranking em ótima forma após o segundo lugar no Saquarema e retorna a Pipeline depois de sair vitorioso no Florence Pipe Pro Presented by HTA QS 2000, encerrando 2025 com chave de ouro.
Cada bateria pode ser a diferença entre o prêmio máximo da classificação para o CT e a decepção de ficar de fora. Com a força notoriamente alta do North Shore, os competidores terão que mostrar coragem em ondas desafiadoras se quiserem alcançar um bom resultado.
A mundialmente famosa linha de ondas de Pipeline definiu a carreira de surfistas ao longo dos anos, desde as imagens icônicas de Gerry Lopez (HAW) e Derek Ho (HAW) até a coroação de campeões mundiais na era moderna. Ela provou ser o teste definitivo do surfe e continua sendo a onda mais famosa da North Shore, ao lado de nomes como Waimea Bay, Sunset Beach e Haleʻiwa. Agora, a elite do Challenger Series buscará corresponder ao seu chamado, em meio a uma chave repleta de convidados de elite e pesos-pesados do CT.
Se o desafio de superar uma das ondas mais pesadas do mundo já não fosse grande o suficiente, os aspirantes ao Challenger Series terão que enfrentar nomes consagrados do CT no sorteio, além dos havaianos, que já provaram seu valor no famoso recife. O bicampeão do CT Lexus Pipe Pro, Barron Mamiya (HAV), o vice-campeão do CT de 2025 , Leonardo Fioravanti (ITA), e o recente candidato ao título mundial, Griffin Colapinto (EUA), estão confirmados no masculino. Além disso, a atual campeã mundial, Molly Picklum (AUS), a candidata ao título mundial de 2025, Gabriela Bryan (HAV), a estreante do ano de 2025, Erin Brooks (CAN), a campeã mundial júnior da WSL de 2024, Luana Silva(BRA), e a veterana do CT, Isabella Nichols (AUS), estão todas prontas para desafiar a elite feminina.

