O World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) retorna ao Brasil para o VIVO Rio Pro Apresentado por Corona Cero 

Fonte: Vivo Rio Pro WSL

Com a disputa pelo título mundial a todo vapor após um show de alto desempenho em Lower Trestles, o Rio de Janeiro promete muita energia de 21 a 29 de junho no lendário beach break da Praia de Itaúna, em Saquarema.

Após vencer seu primeiro evento do CT em casa em 2023, Yago Dora(BRA) retorna ao Rio em uma onda de ímpeto após uma vitória contundente no Lexus Trestles Pro, sua terceira vitória na carreira em um evento do CT. O brilhantismo aéreo e a compostura mental do piloto de 29 anos o levaram ao segundo lugar do mundo, colocando-o diretamente na disputa pelo WSL Final 5.

Com apenas dois eventos restantes antes das Finais da Lexus WSL em Fiji , os surfistas mais bem classificados estão sentindo a pressão. Jordy Smith (RSA) e Gabriela Bryan (HAW) seguram por pouco as camisas amarelas de líder, enquanto seus rivais mais próximos, incluindo Dora, Picklum e Kanoa Igarashi (JPN), se aproximam rapidamente.

Igarashi , agora número 3 do mundo, fez sua segunda final do ano em Trestles, com uma performance espetacular rumo ao segundo lugar. Picklum , também número 3, alcançou a maior pontuação feminina em ondas individuais da temporada até o momento (9,60 de 10 possíveis) em sua semifinal contra Caity Simmers (EUA). De volta a uma onda conhecida, Filipe Toledo (BRA), uma ameaça constante no Brasil, buscará capitalizar o conhecimento local e as vitórias anteriores para voltar à Final 5 após um resultado tranquilo em Trestles.

Os fãs brasileiros terão muito o que comemorar, com Dora, Toledo, João Chianca (BRA) e Ítalo Ferreira (BRA) buscando grandes resultados em casa. A recente ascensão de Dora o torna o favorito local, mas Ferreira, campeão mundial de 2019, historicamente se destacou sob a pressão do Rio.

“No começo, foi bem divertido ter a Camisa Amarela em alguns eventos, mas acho que no final do ano, o último evento é o mais importante para você estar com a Camisa Amarela”, disse Ferreira. “Este é o único objetivo em que estou pensando agora, mas faltam três eventos antes de Fiji, então é uma longa jornada até o fim, e estou apenas tentando ter confiança, me concentrar em mim mesma e ter um bom desempenho na água.”

Com o Championship Tour rumo ao Rio, Luana Silva (BRA) surge como uma das grandes esperanças do Brasil no feminino. A poderosa surfista regular, conhecida por seu estilo suave e tenacidade competitiva, apresentou performances consistentes ao longo da temporada e agora mira uma grande oportunidade em Saquarema. Silva demonstrou que pode se manter firme contra as melhores do mundo e, com fortes laços com o público local e um conjunto de habilidades feito sob medida para as ondas vibrantes do Rio, ela buscará transformar a energia da cidade natal em um resultado que defina sua carreira, enquanto busca uma vaga no WSL Final 5.

“Ainda temos um longo ano pela frente, o ano ainda não acabou. Estou um pouco longe do Top 5, mas o objetivo é sempre chegar lá, e eu só quero me sair muito bem no Brasil e ter um ótimo resultado”, disse Silva. “O objetivo é sempre vencer diante da nossa torcida. Esta é a minha primeira prova competindo no CT no Brasil. As expectativas são altas, a pressão é grande. Mas estou super animado.”

Tatiana Weston-Webb (BRA) e Gabriel Klaussner (BRA) serão os wild cards do VIVO Rio Pro 2025. Weston-Webb, veterana do CT e uma das surfistas mais condecoradas do Brasil, traz vasta experiência e um toque inconfundível às ondas icônicas de Saquarema. Retornando ao lineup após uma temporada de treinamento focado e aprimoramento competitivo, Weston-Webb está pronta para agitar o torneio feminino com seu backhand poderoso e competitividade implacável.

“Voltar a surfar em Saquarema, cercado pela energia da torcida brasileira, é algo que me emociona profundamente”, disse Weston-Webb. “Depois desse tempo focado na minha saúde mental, estou voltando com ainda mais garra, gratidão e amor pelo surfe. Mal posso esperar para sentir essa vibração incrível de perto novamente!”

Junto com ela, está a estrela em ascensão Gabriel Klaussner (BRA), um atleta de destaque nas Eliminatórias regionais que conquistou seu lugar entre os melhores do mundo. Conhecido por seu estilo explosivo e abordagem destemida, Klaussner representa a próxima geração de talentos brasileiros que estão bombando no cenário global. Sua entrada como wild card no evento principal é uma prova de seu desempenho e da crescente riqueza de talentos que emergem da vibrante cena do surfe brasileiro. Ambos os atletas certamente animarão a plateia e adicionarão uma imprevisibilidade emocionante à competição tão aguardada na Praia de Itaúna.

Arena Rodriguez Vargas (PER) e Peterson Crisanto (BRA) também se juntarão como wildcards para o VIVO Rio Pro 2025. Rodriguez, uma das surfistas mais promissoras do Peru, traz determinação e estilo ferozes para o torneio feminino, enquanto Crisanto, uma experiente competidora brasileira com um poderoso ataque de forehand, retorna ao palco do CT com o apoio de um forte apoio local.

Ambos os atletas são os surfistas regionais mais bem classificados no ranking da Challenger Series após o evento de Newcastle e se juntarão aos melhores surfistas do mundo na icônica Praia de Itaúna, em Saquarema, adicionando ainda mais emoção e profundidade ao principal evento de surfe do Brasil.

VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO LUGARES DA RODADA DE ABERTURA MASCULINA:

HEAT 1: Italo Ferreira (BRA) vs. Connor O’Leary (JPN) vs. Seth Moniz (HAW)

HEAT 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA)

HEAT 3: Yago Dora (BRA) x Crosby Colapinto (EUA) x Peterson Crisanto (BRA)

HEAT 4: Jordy Smith (RSA) x Cole Houshmand (EUA) x Gabriel Klaussner (BRA)

HEAT 5: Barron Mamiya (HAW) vs. Jake Marshall (EUA) vs. Alan Cleland (MEX)

HEAT 6: Ethan Ewing (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Marco Mignot (FRA)

7ª LUTA: Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (INA)

HEAT 8: Filipe Toledo (BRA) x Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)

VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO PARTIDAS DA RODADA DE ABERTURA FEMININA:

HEAT 1: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS) x Erin Brooks (CAN)

HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) x Lakey Peterson (EUA) x Arena Rodriguez (PER)

HEAT 3: Caitlin Simmers (EUA) x Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

HEAT 4: Molly Picklum (AUS) vs. Caroline Marks (EUA) vs. Luana Silva (BRA)