EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Os melhores competidores estão prontos para o dia de abertura do Lexus Pipe Challenger apresentado por Billabong

Um dia de abertura muito aguardado está marcado para o Lexus Pipe Challenger apresentado pela Billabong , a 6ª etapa da Challenger Series (CS) 2025/2026 da World Surf League (WSL), que começa amanhã, quinta-feira, 29 de janeiro, e vai até segunda-feira, 9 de fevereiro. A primeira chamada será amanhã, às 7h30 (horário do Havaí), para uma possível largada às 8h.

A costa norte de Oʻahu está prestes a ganhar vida com ondas perfeitas no horizonte e a presença de surfistas de nível mundial disputando pontos cruciais para a qualificação ao Championship Tour (CT). Além disso, a inclusão de cinco baterias da rodada local masculina definirá quem avança para a rodada dos 80, enquanto as convidadas do torneio feminino garantiram suas vagas na elite do Challenger Series.

Eli Hanneman, de Maui, lidera a qualificação rumo ao Pipeline.

Após uma vitória no Florence Pipe Pro QS 2000, o atual número 1 do Challenger Series , Eli Hanneman(HAW), busca consolidar sua posição entre os melhores do mundo em Pipeline. A habilidade de Hanneman em navegar pelos tubos de Pipeline e Backdoor, bem como superar condições adversas, o torna uma ameaça no evento, dada sua experiência. Como um dos classificados mais recentes de Maui para o CT, Hanneman se junta a nomes como Ian Gentil (HAW), Imaikalani deVault (HAW) e Jackson Bunch (HAW), buscando representar sua ilha no CT mais uma vez.

“Estou empolgado para competir em Pipeline. É uma oportunidade tão rara surfar lá com apenas alguns caras na água, então sempre que a oportunidade surge, é super especial”, disse Hanneman. “Sinto que esta é uma chance de continuar em 2026 depois de ter tido um ano tão bom em 2025. Quero muito garantir que vou manter o ritmo e me divertir. E garantir minha vaga de volta no CT este ano.”

Os havaianos Shion Crawford (HAW), Finn McGill (HAW), Luke Tema(HAW), Luke Swanson (HAW) e Oliver Zietz (NDL), todos da região de North Shore, estão em busca de pontos importantes para a classificação para o CT. Além disso, Eweleiula Wong (HAW), destaque recente do Florence Pipe Pro, e Vaihitimahana Inso (HAW), terceiro colocado no Campeonato Mundial Júnior, também se juntam à luta para representar Oahu na busca por pontos cruciais

Duas havaianas que recentemente disputaram o título mundial, Gabriela Bryan (HAW) e Bettylou Sakura Johnson (HAW), testarão as candidatas à qualificação para o Challenger Series. Bryan, que recentemente terminou em segundo lugar no Florence Pipe Pro QS 2000, retorna a Pipeline para ganhar mais experiência em um torneio de nível mundial e para testar seus limites. Após alcançar o 3º lugar no ranking mundial em 2025, sua melhor posição na carreira, a havaiana está pronta para se colocar na melhor posição possível para a temporada de 2026 do CT.

“É muito emocionante ter a chance de surfar em um evento da Challenger Series em Pipeline. Sempre que tenho a oportunidade de surfar em Pipeline sem ninguém por perto, é uma ótima experiência de aprendizado. Principalmente porque será o evento final do Championship Tour no ano que vem”, disse Bryan. “É incrível como as mulheres estão tendo mais chances de vestir a camisa do campeonato em Pipeline e em ondas importantes. Acho que isso elevou o nível tremendamente e, sinceramente, estamos nos incentivando muito. Há muito talento tanto no masculino quanto no feminino. Acho que alguns destaques no feminino este ano são Tya Zebrowski, que é uma surfista muito madura para a idade dela e tem um estilo incrível. Eden Walla está arrasando, e o estilo dela é muito legal de assistir.”

Outras atletas da CT, as campeãs mundiais Molly Picklum (AUS) e Caity Simmers (EUA), a estreante do ano de 2025, Erin Brooks (CAN), a sempre destacada Isabella Nichols (AUS) e a veterana da CT, campeã mundial júnior de 2024, Luana Silva (BRA), também estão presentes na competição feminina.

Os melhores do mundo e a elite da Challenger Series não só terão que superar o desafio de Pipeline, como também os competidores convidados que construíram suas carreiras em suas famosas ondas quebrando. Serão cinco baterias classificatórias com quatro competidores em cada uma, e os dois melhores de cada bateria avançarão para o Lexus Pipe Challenger e se juntarão à Rodada dos 80. A lista inclui nomes de destaque como o ex-Mestre do Pipeline Jamie O’Brien (HAW), o ex-vencedor do Pipe Pro QS Joshua Moniz (HAW), o ex-membro da CT Ezekiel Lau (HAW), os renomados surfistas Benji Brand (HAW), Sheldon Paishon (HAW), Mason Ho (HAW), Shayden Pacarro (HAW) e muitos outros. A brilhante campanha de Moniz na etapa regional do QS North Shore lhe rendeu duas das três finais disputadas, terminando o ano em 5º lugar no ranking.

“Foi bem inesperado. Sei que alguns de nós esperávamos apenas um convite, mas conseguir uma vaga para a fase seguinte é muito legal”, disse Moniz. “Acho que esta fase será mais difícil do que a primeira do evento em si. Tem alguns dos melhores surfistas de Pipeline por aqui, e vai ser muito difícil. É muito especial competir em Pipeline. Nessa época do ano, a gente só quer participar de qualquer evento. Ganhar experiência. Vai ser incrível competir contra alguns dos melhores surfistas do mundo. Muitos deles não têm muita experiência por aqui, mas o nível é tão alto que, se dermos a eles uma chance, eles aprendem rapidinho a se concentrar e dar o seu melhor. Estou muito animado com a oportunidade.”

Também entrando na lista de convidados, a Rainha de Pipeline, Moana Jones Wong (HAW), retorna ao seu recife favorito na esperança de estragar os planos de todos mais uma vez, após sua vitória no CT Pipe Pro de 2022. Jones Wong se junta a outras estrelas regionais como Zoe McDougall (HAW), Skai Suitt (HAW), Zoie Zietz (NDL), Malia Lima (HAW) e Chesney Guinette (HAW).

“Participar deste evento da Challenger Series em Pipeline é épico, porque é o primeiro de sempre. E os primeiros eventos são sempre históricos”, disse Jones Wong. “Para mim, acho que este é o maior campeonato de sempre em Pipeline. É ótimo ver uma onda como esta na Challenger Series. Mal posso esperar para ver todas as performances.”

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário