Palmeiras vence Botafogo por 1 a 0 e assume a vice-liderança do Brasileirão

Em duelo válido pela 20ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras foi cirúrgico e venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Felipe Anderson nos minutos finais do primeiro tempo    . Apesar de jogar fora de casa, o Verdão foi eficiente, a única chance clara resultou em gol, no contra-ataque puxado por Vitor Roque.

Já o Botafogo dominou a posse de bola, chegou a 60%, e teve oportunidades claras de marcar, com Joaquín Correa em chute defendido pelo goleiro Weverton e finalização de Mateo Ponte passando perto do gol. Contudo, viu o rival ser letal em sua única chance.

Aos 45 minutos do primeiro tempo, Felipe Anderson aproveitou falha da defesa e finalizou com precisão, superando o goleiro John para abrir o placar. Após o intervalo, o Botafogo continuou pressionando. Flaco López cabeceou por cima; Savarino tentou e foi parado por Weverton; e houve ainda um lance controverso em que o Botafogo pediu pênalti por possível toque de bola de Gustavo Gómez, mas a arbitragem considerou que o desvio foi no abdômen do zagueiro.

Nos acréscimos, uma última tentativa de perigo por Savarino foi defendida por Weverton, e o Palmeiras ainda quase ampliou em contra-ataque. O Palmeiras chega à vice-liderança do Brasileirão com 39 pontos, ficando a apenas quatro pontos do líder Flamengo. O Botafogo, por sua vez, permanece em quinto lugar com 29 pontos resultado que frustra seu objetivo de encostar no pelotão de frente.

A mídia internacional, como o jornal As, da Espanha, classificou o resultado como um “golpe de realidade” para o técnico Davide Ancelotti, ao evidenciar que, mesmo dominando, a equipe não conseguiu traduzir isso em gols e ainda se distancia na luta pelo título.

Nas próximas semanas, o foco dos clubes se volta para a Copa Libertadores, o Botafogo visita a LDU em Quito nesta quinta-feira, enquanto o Palmeiras joga em casa contra o Universitário. A sequência da temporada exigirá equilíbrio entre o Brasileirão e a competição continental.