Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a gripe para grupos prioritários

Segunda-feira, 07 de abril imunizante passa a ser oferecido às pessoas imunocomprometidas. 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, passa a vacinar a partir da segunda-feira (07/04) novos públicos contra a Influenza (gripe), que incluem puérperas (no período pós-parto), imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, deficiências e os povos indígenas.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF), e segue abrangendo as crianças de seis meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos a partir de 60 anos e gestantes.  A ampliação dos grupos que podem receber a vacina faz parte da estratégia de imunização, que busca fortalecer a proteção dos mais vulneráveis à doença, conforme a disponibilidade de doses, entregues ao município pela Secretaria de Estado de Saúde. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

É importante lembrar que a imunização das crianças de seis meses a 5 anos, idosos e gestantes passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, fazendo parte da rotina de proteção desse público. Essa medida, definida pelo Ministério da Saúde, busca reduzir complicações, internações e a mortalidade decorrente de infecções pelo vírus Influenza nos públicos-alvo.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância da vacina contra a gripe estar disponível a grupos mais vulneráveis. “Estamos empenhados em proteger a população da gripe, por isso ampliamos o público que pode receber a vacina, chegando a puérperas, pessoas imunocomprometidas, com comorbidades e com deficiências. Com isso, levamos prevenção aos públicos mais vulneráveis à doença, evitando hospitalizações e agravos”, afirmou.