Os melhores longboarders estão de olho no Surf Abu Dhabi Longboard Classic , a terceira etapa do Circuito de Longboard da World Surf League (WSL) de 2025.
Esta será a segunda competição de longboard realizada nas instalações de última geração e, mais uma vez, determinará os 16 melhores surfistas, oito homens e oito mulheres, que competirão pelos títulos mundiais no Campeonato de Longboard Surf City El Salvador.
O Surf Abu Dhabi conta com a tecnologia de ondas líder mundial da Kelly Slater Wave Company (KSWC) e oferece aos competidores um desafio sem igual: a garantia de esquerdas e direitas perfeitas de 500 metros de comprimento, com trechos para nose-riding, curvas poderosas, longboard tradicional e tubing. Essas ondas, somadas ao formato único da tabela de classificação, fazem deste evento uma das competições mais desafiadoras.
Como a competição por uma vaga no Surf City El Salvador Longboard Championships de 2025 será acirrada, a disputa será ainda maior em relação à posição de cada surfista após o Surf Abu Dhabi Longboard Classic. O formato atualizado para o Longboard Championships de 2025 prevê que o surfista mais bem classificado em todas as partidas comece com prioridade. Na disputa pelo título, se o primeiro colocado vencer a primeira bateria da melhor de três, ele conquistará o título mundial sem precisar surfar uma segunda ou terceira bateria.
“Estamos muito felizes em retornar ao Surf Abu Dhabi Longboard Classic”, disse Will Hayden-Smith, Diretor de Longboard e Circuitos Regionais da WSL. “É um local incrível para nossos surfistas mostrarem seu repertório completo, e estamos animados para ver um novo cenário de ondas para esta competição. Estamos ansiosos para ver como este evento se desenrola e garantir nossos 8 surfistas finalistas para o Campeonato de Longboard no próximo mês, com as mudanças no formato. Após as mudanças no CT para as Finais, tomamos a decisão com os surfistas de atualizar também o Campeonato de Longboard de 2025.”
Nova Ordem Mundial lidera turnê masculina rumo aos Emirados Árabes Unidos
O Longboard Tour masculino de 2025 teve dois eventos vencidos pelos estreantes Kai Ellice-Flint(AUS) e Max Weston (AUS), que venceram em Huntington Beach e Bells Beach, respectivamente. A dupla australiana agora ocupa a primeira e a segunda posições no ranking rumo a Abu Dhabi, com o atual tetracampeão mundial de longboard da WSL, Taylor Jensen (EUA), em terceiro, buscando um grande resultado para ganhar impulso. Com o californiano Kevin Skvarna (EUA) logo atrás dele em quarto e a sensação filipina Rogelio Jr Esquievel (PHL) e Declan Wyton (AUS) empatados em pontos, o Top 5 parece bem diferente do ano anterior, sinalizando uma mudança de guarda antes da terceira etapa da temporada.
Com nomes como Cole Robbins (EUA), Kai Sallas (HAW) e Kaniela Stewart (HAW) logo abaixo deles, e o atual vencedor do evento e campeão mundial de longboard de 2018, Steven Sawyer (RSA), retornando à competição em Abu Dhabi, ainda há muito o que acontecer antes do evento decisivo do título em El Salvador no mês que vem.
Mudança no ranking com a omissão do número 1 do mundo
Com a número 1 do mundo e tricampeã mundial de longboard, Soleil Errico (EUA), optando por ficar de fora de Abu Dhabi e se concentrar em se recuperar antes de El Salvador e sua tentativa de conquistar o quarto título da WSL, há uma chance de outra pessoa conquistar o primeiro lugar antes do evento final. Atualmente em segundo lugar no ranking, Avalon Gall (EUA) é a única mulher que pode tirar a liderança de Errico, mas para isso, ela precisa vencer ou terminar em segundo lugar. Fora isso, a disputa pelo Top 8 está bem aberta, com apenas um quinto lugar ou melhor separando o terceiro do décimo lugar no ranking.
Em 2024, a competidora francesa Alice Lemoigne (FRA) arrasou para conquistar sua segunda vitória no WSL Longboard Tour nas ondas perfeitas do Surf Abu Dhabi. Nesta temporada, a super estilosa atleta de pés naturais tem lutado para encontrar um resultado sólido e precisará recorrer a toda a sua experiência nos Emirados Árabes Unidos se quiser subir no ranking e disputar uma chance pelo título mundial em El Salvador.
WSL anuncia atualizações de formato para o Campeonato Surf City El Salvador Longboard de 2025
O Campeonato de Longboard Surf City El Salvador de 2025 terá novas mudanças no formato das Finais durante o evento de um dia. Se o cabeça de chave número 1 vencer a primeira bateria da disputa do título mundial de longboard melhor de três, ele conquistará o título mundial sem precisar surfar uma segunda ou terceira bateria. Além disso, os surfistas mais bem classificados em todas as partidas começarão a bateria com prioridade.
Essas atualizações acrescentam novo peso à classificação máxima no final da temporada regular, oferecendo ao cabeça de chave número 1 uma maior vantagem competitiva rumo às finais do Longboard.
O Campeonato de Longboard Surf City El Salvador será realizado no melhor dia de condições, de 5 a 9 de novembro de 2025.
Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi se junta como parceiro do evento
O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi se uniu como parceiro do evento Surf Abu Dhabi Longboard Classic.
Como parte dessa parceria, as duas organizações colaborarão na criação de conteúdo personalizado, destacando o evento e as experiências culturais únicas de Abu Dhabi. Isso incluirá uma matéria especial com a bicampeã de longboard da WSL, Rachael Tilly (EUA).
O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi terá uma forte presença tanto presencial quanto online. Por exemplo, a marca será exibida no local e nos uniformes de competição, além de tags sociais e colaboração com os principais canais da WSL e os canais dos melhores longboarders do mundo.

