Santa Catarina vai sediar a decisão de 33 títulos nacionais da Confederação Brasileira de Surf

A cidade de Itapoá estreia na CBSurf com a penúltima etapa do Circuito Master e Navegantes será palco das decisões do Master, Longboard, SUP Surf e SUP Race

Um total de 33 títulos da Confederação Brasileira de Surf serão decididos em dois eventos seguidos no norte de Santa Catarina. A cidade de Itapoá, na divisa com o Paraná, estreia no calendário da CBSurf com a penúltima etapa da categoria Master, nos dias 27 a 30 de agosto nas ondas do Balneário Rainha. E na semana seguinte, de 1 a 7 de setembro, a Praia Central de Navegantes será palco de 33 decisões de títulos brasileiros, 3 do Master, 6 do Longboard e 24 do Stand Up Padlle, sendo 4 da modalidade SUP Surf e 20 da SUP Race masculina e feminina. Os dois campeonatos serão transmitidos ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

O CBSurf Itapoá Master 2025 é a grande novidade para os surfistas que fizeram a história do surfe brasileiro. Eles já se enfrentaram na Praia de Itaúna em Saquarema (RJ) e nas ondas da Praia de Abaís em Estância (SE). A categoria para competidores com 40 anos ou mais de idade, é liderada pelo cearense Marcio Farney. Em segundo lugar está o potiguar José Juniore em terceiro o catarinense Diego Rosa, atual campeão mundial Master da ISA (International of Surfing Association).

Na categoria para quem tem 50 anos ou mais, o ranking é encabeçado por três ídolos que já representaram o país na elite dos melhores surfistas do mundo. O líder é o cabo-friense Victor Ribas, campeão brasileiro profissional em 1997 e número 3 do CT em 1999, melhor posição de um brasileiro antes do título mundial do Gabriel Medina 15 anos depois. Em segundo lugar está o cearense Fabio Silva e em terceiro o niteroiense Guilherme Herdy.

E na categoria para quem já completou 60 anos, o pernambucano Claudio Marroquim está na frente, com apenas 20 pontos de vantagem sobre o catarinense Saulo Lyra e o potiguar Francisco Moura. Estas estrelas que já escreveram seus nomes na história do surfe nacional, vão se apresentar pela primeira vez nas ondas do Balneário Rainha, na divisa do estado de Santa Catarina com o Paraná. O CBSurf Itapoá Master 2025 é uma das novidades no calendário da CBSurfeste ano.

“Realizar este evento com a CBSurf em Itapoá, no extremo norte de Santa Catarina, nos deixa muito satisfeitos”, enaltece Renato Melo, presidente da Federação Catarinense de Surf, que promove o evento em parceria com a CBSurf e a Associação Itapoense de Surf (AIS). “Será incrível assistir os principais nomes que construíram a história do surfe brasileiro nas ondas de Itapoá. Ídolos de gerações estarão nessa penúltima parada da categoria Master. E a última já acontece na sequência, em Navegantes, onde serão coroados os campeões brasileiros da temporada 2025 do Master e do Longboard e SUP também. Certamente, esses dois eventos fortalecem a posição de destaque do nosso estado no surfe nacional”.

A cidade de Navegantes já sediou a abertura do Circuito Master da CBSurf no ano passado. Foi a última temporada com cinco divisões por idades. Neste ano, a Confederação Brasileira de Surf implantou as mesmas categorias do Mundial da ISA, 40 anos ou mais, 50 ou mais e 60 ou mais. Em 2024, os surfistas que festejaram títulos brasileiros, foram o catarinense campeão mundial Diego Rosana categoria de 35 anos ou mais, o baiano Wallace Sampaio na Grand Master 40+, o potiguar Junior Rocha na Kahuna 45+, o cearense Rogerio Dantas na Grand Kahuna 50+ e o baiano Jojó de Olivençana Legend, dos surfistas que completaram 55 anos.

CBSURF NAVEGANTES FESTIVAL DECIDE 33 TÍTULOS BRASILEIROS

Neste ano, o CBSurf Navegantes Festival cresceu e vai decidir na Praia Central, um total de 33 títulos nacionais da Confederação Brasileira de Surf. Além dos três do Master, também definirá os campeões e campeãs de seis categorias do Longboard, quatro do Stand Up Paddle na modalidade Surf e 20 do SUP Race masculino e feminino. Nos pranchões, destaque para a carioca Chloe Calmon, o pernambucano Daniel Batistado Sub-18 e o paulista Daniks Fischer da categoria dos 50 anos, que venceram as duas primeiras etapas do Longboard no Rio de Janeiro e em Sergipe.

Daniks também lidera o ranking dos competidores de 40 anos ou mais, com a vitória em Estância (SE) depois do segundo lugar na final da primeira etapa em Saquarema (RJ), vencida pelo vice-líder, Robson Fraga. Na categoria principal do Longboard, o saquaremense Rodrigo Sphaier está na frente, com apenas 55 pontos de vantagem sobre o capixaba Alexandre Escobar. No Pro feminino, Chloe Calmon lidera com 100% de aproveitamento, assim como o pernambucano Daniel Batista na Sub-18. E na Sub-18 feminina, a potiguar Angelina Robles soma uma vitória e um segundo lugar.

24 TÍTULOS SERÃO DECIDIDOS NO STAND UP PADDLE SURF E RACE
No Stand Up Paddle, a CBSurf promove duas modalidades. No SUP Surf, os praticantes surfam ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. No SUP Race, são utilizadas pranchas projetadas para competições de velocidade na remada em pé na prancha também. Elas são realizadas em águas agitadas ou calmas, no mar ou em lagoas, respectivamente. A modalidade SUP Surf teve duas etapas esse ano, no Rio de Janeiro e em Sergipe, mas a SUP Race só aconteceu na primeira em Saquarema.

O CBSurf Navegantes Festival 2025 vai decidir quatro títulos do SUP Surf. A categoria PRO é liderada por competidores de São Paulo, Leonardo Gimenes e Gabi Sztamfater com os mesmos 1.730 pontos da Kate Brandi. Na Sub-18, o baiano Pedro Veiga já será consagrado campeão por vencer as duas primeiras etapas. E na dos atletas com 40 anos ou mais, tem dois desafiantes com uma vitória e um segundo lugar nas duas etapas, o paulista Michel Jonas e o catarinense Adriano Trinca Ferro.

No SUP Race a disputa é bem mais aberta, pois só está computado o resultado do CBSurf Aloha Spirit Saquarema 2025 na Capital Nacional do Surf. No SUP Race serão definidos 20 títulos brasileiros em 10 modalidades disputadas nas categorias masculina e feminina: Pro Overall, Longa Distância, Técnica, Sub-18, Amador Overall 5 Km, Amador Master 40 anos ou mais, Amador Master 50 anos ou mais, Prone Overall, Prone Longa e Prone Técnica.

Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho