EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Seleção Brasileira completa 10 vitórias no Mundial Junior da ISA no Peru

Matheus Neves fechou a participação verde-amarela na segunda-feira com toda a equipe masculina e feminina passando direto para a segunda fase

A Seleção Brasileira Junior da Confederação Brasileira de Surf, completou 10 vitórias no ISA World Junior Surfing Championship 2025 na segunda-feira no Peru. O vice-campeão brasileiro Sub-18, Matheus Neves, foi o último a estrear e venceu a sua primeira bateria em Punta Rocas. Com isso, toda a equipe de 12 surfistas nas categorias Sub-16 e Sub-18 masculina e feminina, avançou direto para a segunda fase sem ter que passar pela repescagem. A principal competição das categorias de base do mundo, prossegue nesta terça-feira, ao vivo pelo ISAsurf.org.

“Eu me sinto muito honrado de estar representando meu país, com esse time todo muito forte me dando suporte aqui”, disse Matheus Neves“Com certeza, essa energia chegou lá em mim e me senti bem nas ondas. No começo, eu fiquei um pouco nervoso, mas depois senti a energia do pessoal e isso fez total diferença. Para mim, é um privilégio estar aqui, não tem nenhuma pressão, então só tenho que agradecer muito a Deus por estar representando meu país, com esse pessoal que está aqui me fortalecendo muito”.

Matheus Neves nasceu na Bahia, mas mora em São Sebastião, cidade do tricampeão mundial Gabriel Medina no litoral norte de São Paulo. Ele competiu na segunda bateria a entrar no mar na segunda-feira no Peru. As ondas baixaram um pouco em relação ao domingo, mas a formação melhorou bastante nas séries que entravam com 1,5 a 2,0 metros de altura. Matheusliderou toda a bateria, mostrando um frontside agressivo nas direitas de Punta Rocas.

Ele só pegou quatro ondas e somou as notas 5,67 e 6,17 da segunda e terceira que surfou, abrindo grandes leques de água nas rasgadas e batidas nos pontos mais críticos. Matheus Neves ganhou fácil por 11,84 pontos, contra apenas 4,43 do segundo colocado, Tristan Jongepier, da Holanda. Os dois adversários que caíram para a repescagem, foram o polonês Antoni Wykrzykowski com 3,80 pontos e o belga Zaho Verhoest com 1,20 apenas.

“Foi muito importante para nós, que o time inteiro avançou direto para a segunda fase, pulando a repescagem”, destacou Paulo Moura, vice-presidente e diretor de esportes da Confederação Brasileira de Surf, que está no Peru como chefe da delegação brasileira. “Agora o campeonato fica ainda mais sério, pois não tem mais repescagem e quem perder está fora da competição. O time todo está muito unido e a vibe aqui é de muita humildade e sabedoria, para construirmos nosso caminho até a disputa das medalhas”.

TIME FEMININO DO BRASIL VENCEU TODAS AS BATERIAS NA SUB-18 E SUB-16

     A Seleção Brasileira agora aguarda o término das repescagens, para conhecer todos os três adversários que vão enfrentar na segunda fase do ISA World Junior Surfing Championship 2025 no Peru. O time feminino está invicto, com Maria Eduarda (BA), Luara Mandeli(PR) e Aysha Ratto (RJ), vencendo suas baterias na categoria Sub-18 nas direitas de Punta Rocas no sábado. E a Carol Bastides (SP), Maeva Guastalla (SP) e Maria Clara (RN), repetiram o feito na Sub-16 disputada no domingo, nas esquerdas de Le Bosque.

O time masculino da Seleção Brasileira também avançou direto para a segunda fase, porém com dois passando em segundo lugar nas suas baterias. Na Sub-18 que rolou no palco principal em Punta Rocas, Kailani Renno (SP) e Matheus Neves (BA) estrearam com vitórias e Pedro Ferreira (SP) se classificou na bateria vencida por Gael Reyes, da República Dominicana. E na Sub-16 realizada no sábado em Le Bosque, Anuar Chiah(PR) e Arthur Vilar (PB) passaram em primeiro e Pablo Gabriel(SP) em segundo na vitória de Amets Garai, da Costa Rica.

SELEÇÃO BRASILEIRA AGUARDA A DEFINIÇÃO DOS PRÓXIMOS ADVERSÁRIOS

     Como os dois competiram em confrontos seguidos, a combinação desses resultados fez com que Arthur Vilar e Pablo Gabriel fossem para a mesma 17.a bateria da segunda fase Sub-16. Eles ainda aguardam os dois adversários que irão enfrentar, enquanto Anuar Chiah já tem dois dos três oponentes definidos, o inglês Reuben Moy e Christian Stoute, de Barbados. No Sub-18 masculino, Kailani Renno está na 16.a bateria só com o canadense Tanner Sandvig no momento, Pedro Ferreirana 19.a com o finlandês Eeli Timperi e Matheus Nevesfoi para a 24.a bateria com outro surfista do Canadá, Shea Bruhwiler.

A Seleção Brasileira feminina também aguarda a repescagem, para conhecer as três que irão enfrentar na segunda fase. Só Luara Mandelli já tem duas adversárias na 14.a bateria da Sub-18, a chilena Rafaella Montesi e a espanhola Kenia Lopez. Aysha Ratto está na 17.a com Lidia Kato e Maria Eduardana 18.a com outra surfista da Indonésia, Hanasuri Jabrik. Na Sub-16, Maria Clara tem a japonesa Arisa Ishii na 14.a bateria e as outras duas estão com surfistas da Costa Rica, Carol Bastides na 17.a com Lucía Cristi e Maeva Guastalla na 18.a com Zoe Ruiz.

ISA WORLD JUNIOR É A PRINCIPAL COMPETIÇÃO DE BASE DO SURF

     A International Surfing Association (ISA) está realizando a 21.a edição da principal competição das categorias de base do mundo. No Peru se apresentam os surfistas que serão o futuro do esporte. Entre os 72 que competiram nos Jogos Olímpicos, nas duas edições que o surf foi um dos esportes, 59 iniciaram suas carreiras no ISA World Junior. A lista tem metade dos surfistas que ganharam medalhas olímpicas até agora, como Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb do Brasil e as campeãs mundiais, Carissa Moore e Caroline Marks dos Estados Unidos.

ISA World Junior Surfing Championship está acontecendo pela segunda vez no Peru. A primeira foi em 2011, quando o hoje bicampeão mundial, Filipe Toledo, conquistou a medalha de ouro na categoria Sub-16 e festejou o primeiro título internacional da sua carreira. Neste ano, está sendo estabelecido um novo recorde de 57 países representados por um incrível número de 470 surfistas. Quatro nações estão participando pela primeira vez do Mundial Junior da ISA, a Índia, Angola, Eslovênia e Santa Lúcia, um pequeno país insular localizado entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico Norte.

BATERIAS DOS BRASILEIROS NO ISA WORLD JUNIOR 2025:

PRÓXIMAS BATERIAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO PERU:

SEGUNDA FASE SUB-18 MASCULINA (falta definir os 4 surfistas das baterias):

16.a- Kailani Renno (BRA), Tanner Sandvig (CAN)

19.a- Eeli Timperi (FIN), Pedro Ferreira (BRA)

24.a- Matheus Neves (BRA), Shea Bruhwiler (CAN)

SEGUNDA FASE SUB-18 FEMININA (falta definir as 4 surfistas das baterias):

14.a- Luara Mandelli (BRA), Rafaella Montesi (CHI), Kenia Lopez (ESP)

17.a- Aysha Ratto (BRA), Lidia Kato (INA)

18.a- Maria Eduarda (BRA), Hanasuri Jabrik (INA)

SEGUNDA FASE SUB-16 MASCULINA (falta definir os 4 surfistas das baterias):

14.a- Anuar Chiah (BRA), Christian Stoute (BAR), Reuben Moy (ENG)

17.a- Arthur Vilar (BRA)Pablo Gabriel (BRA)

SEGUNDA FASE SUB-16 FEMININA (falta definir as 4 surfistas das baterias):

14.a- Maria Clara (BRA), Arisa Ishii (JPN)

17.a- Carol Bastides (BRA), Lucía Cristi (CRC)

18.a- Maeva Guastala (BRA), Zoe Ruiz (CRC)

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário