EsporteTotal
Seu Site de Esporte

Talentos de Maricá intensificam preparo para intercâmbio com o Ballet Nacional de Cuba

Foto: Thamyris Mello

Jovens bailarinos vivem rotina de treinos intensos antes de embarcar para Havana em janeiro de 2026; iniciativa é integralmente custeada pela Prefeitura

A cidade de Maricá está em contagem regressiva para um momento histórico na área cultural. Os quatro bailarinos selecionados para o intercâmbio com o prestigiado Ballet Nacional de Cubainiciaram uma preparação intensiva que promete elevar ainda mais o nível técnico e artístico desses jovens talentos. O projeto, inteiramente custeado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, visa proporcionar uma experiência transformadora aos artistas.

Os escolhidos Nathalia RosaBruna Silveira da RochaPamela Philigret e Murilo Bonfattiembarcam para Havana, capital cubana, em janeiro de 2026, para uma temporada de aprendizado na renomada Cátedra de Danza do Ballet Nacional de Cuba. Até lá, o foco é o aperfeiçoamento técnico e artístico, com uma rotina de ensaios cinco vezes por semana, totalizando cerca de seis horas diárias de atividades. As aulas abrangem ballet clássico, progressing ballet, dança contemporânea, expressão corporal e repertório.

“Foi muito gratificante saber que fui aprovada. É uma oportunidade única que vai agregar muito na minha carreira profissional. O Ballet Nacional de Cuba é a representação de um sonho”, contou Bruna Silveira, de 17 anos, que dança desde os oito.

Já Nathalia Rosa, de 18 anos, destaca a importância da preparação: “Os treinos vão ficar mais puxados e intensos. Essa viagem vai ser muito importante profissionalmente e pessoalmente. Acredito que voltaremos melhores como pessoas e como bailarinos com tudo que aprenderemos por lá”.

A seleção, realizada em 24 de setembro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Mumbuca, reuniu 16 participantes entre 17 e 23 anos. A banca avaliadora contou com nomes de peso da dança nacional, como Carlos Cabral (solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Elid Bittencourt (professora do mesmo teatro) e Fran Mello (diretor da Companhia de Ballet de Niterói).

“Assim que acabou a audição, a ansiedade tomou conta de mim. Foram dias acompanhando as redes para saber o resultado até que houve a confirmação de que eu seria um dos selecionados”, comemorou Murilo Bonfatti, de 19 anos.

Para Pamela Philigret, o sentimento é de orgulho e reconhecimento: “É gratificante ver todo o movimento que está sendo feito pelo ballet em Maricá. Aqui é minha cidade e ver que estão investindo na realização de sonhos é grandioso”.

Com este intercâmbio, Maricá reafirma seu compromisso com o incentivo à cultura e à formação artística, abrindo caminhos para que jovens talentos possam alcançar voos ainda mais altos no mundo da dança.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário