Foto: Bruno Maia/Maricá FC
Para o técnico do Maricá Futebol Clube, Reinaldo o principal objetivo do Tsunami, foi conquistado, estar na primeira divisão do Campeonato Carioca. Agora o time se prepara para Série D e Copa Rio. Não foi uma final de campeonato dos sonhos para toda torcida Maricaense, mas para o técnico Reinaldo, a estreia do Maricá FC, na primeira divisão do Cariocão Superbet 2025.
Foi “completamente positiva”. O Tsunami terminou a competição na 10ª colocação, apenas uma posição abaixo do Botafogo, o atual campeão brasileiro e da Libertadores. Além disso, chegou a liderar o campeonato por cinco rodadas, uma façanha e tanto para um estreante na elite da competição. Só deixou a ponta da tabela na sexta rodada, com a derrota para o Vasco por 1 a 0, em São Januário, quando também perdeu sua invencibilidade.
Para o comandante maricaense, a principal meta na competição foi alcançada sem sustos e com duas rodadas de antecedência.
“O Campeonato Carioca é muito difícil. O Botafogo é o atual campeão brasileiro e da Libertadores e ficou sem vaga até para a Taça Rio. Foi a nossa estreia na primeira divisão e, mesmo no primeiro ano, não corremos nenhum risco de rebaixamento. Conquistamos a permanência na elite com três rodadas de antecedência. Nossa participação foi completamente positiva”, avaliou Reinaldo.
Para o técnico, seria possível até ir mais longe na competição. O time esteve próximo de uma vaga na Taça Rio, mas perdeu um pouco da confiança após a derrota para o Madureira, na sétima rodada.
“É uma coisa que acontece. Tivemos oportunidade de brigar lá em cima, mas que essa queda sirva de experiência para as próximas competições, para não errarmos mais. Agora é melhorar, especialmente a parte mental, e corrigir os erros, pois a temporada é longa e ainda temos muita coisa para disputar este ano”, completou.
A equipe do Tsunami entrou de folga após a derrota para o Flamengo, no sábado passado, no Maracanã. A reapresentação está marcada para o próximo dia 6 de março, quando começará a preparação para as duas competições que o time disputará nesta temporada: a Série D e a Copa Rio. Pela primeira vez em sua história, o Tsunami participará de uma competição nacional de longa duração.
“A Série D é um importante projeto do clube este ano. Será mais um campeonato desafiador, mas o Maricá sempre entra para competir e brigar”, afirmou Reinaldo.
Com 64 clubes, a Série D é o campeonato com o maior número de participantes entre as quatro divisões nacionais. A primeira fase é regionalizada, com os times locais enfrentando rivais do próprio estado e de regiões vizinhas.
A CBF ainda não informou a data do sorteio dos grupos, mas a primeira rodada está prevista para13 de abril. Além do Maricá F.C., os outros clubes do Rio de Janeiro classificados para a Série D são o Boavista e o Nova Iguaçu.
