alto desempenho dos cabeças de chave do Banco do Brasil Saquarema Pro, apresentado pela Corona Cero , etapa nº 5 da World Surf League (WSL) Challenger Series 2025, roubou os holofotes entre os destaques do evento. A torcida de Saquarema apoiou em massa seus heróis locais e os do país na Rodada de 64 masculina, baterias 1 a 14, e na conclusão da Rodada de 48 feminina, baterias 7 e 8, em condições pulsantes de 90 cm a 1,5 metro
Ex-vencedor do Banco do Brasil Saquarema Pro e finalista do Vivo Rio Pro CT, Samuel Pupo (BRA) mostrou aos competidores de elite do mundo seu calibre com um total de 14,53 (de 20 possíveis) na bateria. A habilidade de Pupo em encontrar ondas com consequências de pontuação e capitalizar com um forehand elétrico ajudou a garantir a vitória na primeira bateria. Uma batalha acirrada por uma posição de destaque se desenrolou entre o ex-CTer Carlos Munoz (CRC), o destaque da Challenger Series Nolan Rapoza (EUA) e o sul-africano Luke Slijpen (RSA), em boa fase. Rapoza dedicou toda a sua energia à sua onda final e conseguiu a pontuação necessária para avançar.
“Venho para Saquarema desde os meus 8 anos de idade”, disse Pupo. “A cada ano que passa, vou conhecendo a onda um pouco mais, e acho que essa é a vantagem. É uma onda dura, com muita repercussão, diferenças de ondulação e até a temperatura da água muda muito. Estou feliz por fazer minha primeira bateria, é um dos meus eventos favoritos. É como estar em casa, ter todos os meus amigos e familiares aqui, e todos os fãs na praia, isso me anima e eu só quero ir lá e me apresentar para eles.”
Além disso, o herói da cidade natal de Saquarema, João Chianca(BRA), teve um início eletrizante com grande apoio, juntando-se aos compatriotas brasileiros, o ex-CTer Deivid Silva (BRA) e o ex-campeão mundial júnior Lucas Vicente (BRA) nas oitavas de final com vitórias em baterias. A vitória de Silva ajudou a eliminar o atual número 1, Kauli Vaast (FRA), enquanto o australiano Jacob Willcox (AUS), atual número 6, também enfrentou uma grande surpresa.
O talentoso australiano Winter Vincent (AUS) demonstrou sua progressão e potência ao ajudar a eliminar os antigos competidores do CT, os brasileiros Edgard Groggia (BRA) e Peterson Crisanto(BRA). Vincent registrou a melhor marca do evento, com 15,00 pontos, e assumiu o comando da bateria, ao lado de Keoni Lasa (EUK), que teve um desempenho decisivo para avançar.
“É ótimo aqui. É agradável e quente na praia e refrescante na água, então estou muito feliz”, disse Vincent. “Tem chovido muito nos últimos dias, com muita neblina, o que não é normal no Brasil, então é bom ter um belo dia de sol. Adoro as pessoas. Os caras do Challenger Series são uns dos mais legais, como o Mateus, e o Tour, como o Miguel e o Sam Pupo, são muito legais, eu simplesmente adoro vir ao Brasil.”
Juntando-se a Vincent com uma excelente largada, o californiano e atual número 8 Dimitri Poulos(EUA) obteve 8,33 (de um total de 10) em sua vitória na primeira bateria.
O campeão mundial júnior de 2024, Bronson Meydi (IDN), identificou uma excelente direita e lançou-se em uma grande seção para uma rotação completa impressionante, marcando 8,50 e avançando para a próxima fase. O jogo de rail do novato da Challenger Series, Meydi, é tão perigoso quanto sua destreza aérea, e pode ser uma força a ser reconhecida nos picos de Saquarema.
“Tem muitas ondas direitas legais por aí”, disse Meydi. “Eu só tentava melhorar minha pontuação em cada onda. Eu estava remando de volta quando vi aquela onda e rapidamente me virei e me concentrei em uma coisa. A maior parte simplesmente veio até mim e fiquei bastante surpreso por ter conseguido sair dela, mas estou muito feliz que tudo deu certo.”
A Rodada de 48 feminina terminou com fortes atuações de Minami Nonaka (JPN) e da peruana Sol Aguirre (PER), conquistando vitórias em baterias que geraram um bom momento. Um forte ataque de backhand de Aguirre garantiu à multicampeã do Campeonato Mundial Júnior a classificação para a próxima rodada, superando confortavelmente Sarah Leiceaga (FRA).
“Parecia muito bom, mas foi difícil encontrar a esquerda que eu procurava”, disse Aguirre. “É sempre difícil estar entre as primeiras baterias da manhã, mas estou muito feliz por ter pegado aquelas duas ondas e ter conseguido passar.”
Nonaka montou uma bateria inteligente, sendo muito seletiva na escolha de suas ondas e convertendo-as para o melhor total de baterias da manhã, garantindo a vitória à frente de Sarah Baum(RSA), que também avançou. Um infeliz erro de prioridade de Anon Matsuoka(JPN) a fez sair da competição, apesar de ter a melhor onda da bateria.
“Comecei devagar. Não consegui pegar nenhuma onda nos primeiros 15 minutos”, disse Nonaka. “Depois, comecei com uma pontuação pequena e estava bastante nervoso, mas quando consegui aquele 6 no final, me senti melhor. Estou muito feliz por vencer.”
Os organizadores do evento se reunirão novamente às 6h45 GMT -3 para um possível início às 7h05.
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado pelo Corona Cero Feminino Resultados restantes das oitavas de final:
7ª TEMPORADA: Minami Nonaka (JPN) 10.10 DEF. Sarah Baum (RSA) 8.53, Anon Matsuoka (JPN) 6.50, Noah Klapp (DEU) 6.43
CALOR 8: Sol Aguirre (PER) 9,00 DEF. Sarah Leiceaga (FRA) 7,53, Louise Lepront (RSA) 7,14, Jessie Van Niekerk (RSA) 4,23
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado pelo Corona Cero Feminino nos confrontos restantes das oitavas de final:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) x Zoe Benedetto (EUA) x Tya Zebrowski (FRA) x Eden Walla (EUA)
HEAT 2: Sophia Medina (BRA) x India Robinson (AUS) x Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) x Kiara Goold (PYF)
HEAT 3: Francisca Veselko (POR) x Sophie McCulloch (AUS) x Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) x Mirai Ikeda (JPN)
HEAT 4: Nadia Erostarbe (EUK) x Amuro Tsuzuki (JPN) x Anat Lelior (ISR) x Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
HEAT 5: Sally Fitzgibbons (AUS) x Tessa Thyssen (FRA) x Reid Van Wagoner (EUA) x Nanaho Tsuzuki (JPN)
HEAT 6: Kirra Pinkerton (EUA) x Teresa Bonvalot (POR) x Arena Rodriguez (PER) x Taina Hinckel (BRA)
HEAT 7: Alyssa Spencer (EUA) x Laura Raupp (BRA) x Minami Nonaka (JPN) x Sarah Leiceaga (FRA)
HEAT 8: Yolanda Hopkins (POR) x Ellie Harrison (AUS) x Sol Aguirre (PER) x Sarah Baum (RSA)
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado pelo Corona Cero Masculino Rodadas de 64 Resultados:
HEAT 1: Jackson Baker (AUS) 13,33 DEF. Cauã Costa (BRA) 10,93, Matthew McGillivray (RSA) 10,27, Lucas Silveira (BRA) 9,43
TEMPO 2: Finn McGill (HAW) 10,74 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 10,04, Yago Dominguez (EUK) 9,64, Kade Matson (EUA) 5,70
HEAT 3: Dimitri Poulos (EUA) 14,33 DEF. Riaru Ito (JPN) 12,80, Billy Stairmand (NZL) 12,53, Hiroto Ohhara (JPN) 9,50
TEMPO 4: Samuel Pupo (BRA) 14,53 DEF. Nolan Rapoza (EUA) 11,20, Luke Slijpen (RSA) 9,83, Carlos Munoz (CRC) 9,00
5ª TEMPORADA: Bronson Meydi (INA) 14.13 DEF. Jordan Lawler (AUS) 12.93, Jackson Bunch (HAW) 9.47, Wesley Leite (BRA) 9.47
HEAT 6: Charly Quivront (FRA) 14,67 DEF. Callum Robson (AUS) 13,70, Jacob Willcox (AUS) 10,34, Shohei Kato (JPN) 9,07
TEMPO 7: Deivid Silva (BRA) 12h40 DEF. Oliver Zietz (NLD) 12,03, Morgan Cibilic (AUS) 10,47, Kauli Vaast (FRA) 9,86
HEAT 8: João Chianca (BRA) 13,66 DEF. Ian Gentil (HAW) 12,67, Jorgann Couzinet (FRA) 12,10, Joh Azuchi (JPN) 11,10
HEAT 9: Lucca Messinas (PER) 12,27 DEF. George Pittar (AUS) 12h17, Weslley Dantas (BRA) 10h80, Shion Crawford (HAW) 10h40
10ª BATALHA: Winter Vincent (AUS) 15,00 DEF. Keoni Lasa (EUK) 11,94, Edgard Groggia (BRA) 11,77, Peterson Crisanto (BRA) 9,97
HEAT 11: Lucas Vicente (BRA) 14h00 DEF. Mikey McDonagh (AUS) 12,07, Ian Gouveia (BRA) 9,70, Rafael Teixeira (BRA) 9,57
HEAT 12: Oscar Berry (AUS) 12,60 DEF. Franco Radziunas (ARG) 11,20, Lucas Tema (HAW) 9,73, Michael Rodrigues (BRA) 8,76
HEAT 13: Taro Watanabe (EUA) 13,17 DEF. Mateus Herdy (BRA) 12.06, Maxime Huscenot (FRA) 10.16, Adur Amatriain (EUK) 9.83
HEAT 14: Eli Hanneman (HAW) 12,50 DEF. Kyuss King (AUS) 12,43, Ryan Callinan (AUS) 11,00, Kaue Germano (BRA) 10,76
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado pelo Corona Cero Masculino Rodadas de 64 (baterias 15 a 16) Partidas:
HEAT 15: Levi Slawson (EUA) x Luke Thompson (RSA) x Adin Masencamp (RSA) x Luke Swanson (HAW)
HEAT 16: Liam O’Brien (AUS) x Keijiro Nishi (JPN) x Xavier Huxtable (AUS) x Thomas Lindhorst (RSA)

