O Vasco da Gama aplicou uma goleada impressionante, 6 a 0 sobre o Santos, estabelecendo duas marcas inéditas, a maior goleada da história do confronto entre os clubes que já dura 98 anos e a maior derrota da carreira de Neymar, seja pelo Santos ou por sua passagem por outros grandes clubes.
O placar começou a se desnivelar ainda no primeiro tempo, com gol de Lucas Piton aos 17 minutos. Na etapa final, o Vasco desencadeou uma avalanche ofensiva, David ampliou aos 52’, Philippe Coutinho marcou duas vezes, teve gol de Rayan de pênalti e outro de Tchê Tchê todos no intervalo frenético de apenas 16 minutos.
A derrota foi dura para Neymar, que, visivelmente emocionado, deixou o campo em lágrimas. Após o apito final, o craque fez duras críticas à equipe, classificando a atuação como “terrível” e dizendo sentir “vergonha”. A diretoria do Santos reagiu com rapidez, o técnico Cleber Xavier foi demitido poucas horas após o término do confronto. A crise se instala com o time agora em 15º lugar, somente dois pontos acima da zona de rebaixamento.
Com a goleada, o Vasco assume os 19 pontos e deixa a zona de rebaixamento, agora na 15ª posição. O Santos, por sua vez, estaciona nos 21 pontos, mas cai para o 16º lugar ambos os clubes vivem momentos delicados na tabela. Na próxima rodada, o Santos joga fora de casa contra o Bahia (domingo que vem), enquanto o Vasco tem confronto atrasado contra o Juventude, em Caxias do Sul.

